Nacional

Campeonatos Universitários de Lisboa seguem a todo o gás

 

 

Decorrem por esta altura as fases regulares da 1.ª divisão dos Campeonatos Universitários de Lisboa (CUL), onde serão apuradas as melhores equipas em seis modalidades coletivas. Desde o arranque da competição decorreram já 190 jogos.

 

Andebol, basquetebol, futsal, futebol 11 masculino e voleibol são as modalidades em competição. Os jogos das equipas femininas de andebol e masculinas de rugby 7, arrancam esta quarta-feira.

 

Em março serão conhecidos os campeões dos CUL e os clubes apurados, após as várias fases de apuramento, irão disputar as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários que decorrem este ano na Covilhã e Fundão, de 19 de abril a 1 de maio.

 

Os resultados dos jogos podem ser acompanhados diariamente através do site da Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa, entidade responsável pela organização dos CUL. 

 

Foto: ADESL

 

Universidade do Porto levou todo o ouro

 

Em Aveiro a festa fez-se pelas comitivas do norte. A Universidade do Porto (U. Porto) dominou o pódio em todas as categorias de pares do Campeonato Nacional Universitário de Ténis de Mesa e a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) foi ‘intrusa’ na prova feminina.

 

Na prova masculina a dupla vencedora foi a de Gonçalo Amorim e Jorge Costa (U.Porto), em segundo lugar ficaram André Cunha e Rodolfo Pedra (U.Porto) e em terceiro António Malheiro e João Neves (U.Porto).

 

Também na prova mista o pódio foi exclusivamente composto por estudantes-atletas da U.Porto: Marta Santos e João Neves levaram o ouro, Joana Mota e Jorge Costa levaram a prata e Camilla Silva e António Malheiro ficaram com o bronze.

 

No Campeonato Nacional Universitário de Ténis de Mesa pares saíram ainda vencedoras na prova feminina a dupla Joana Mota e Marta Santos (U. Porto), Camilla Silva e Margarida Matos (U. Porto), em segundo, e a dupla Mariana Ferreira e Sara Rocha, da AAUTAD, foi ‘intrusa’ ao conquistar o terceiro lugar.

 

 

 

AAUAv e U. Porto dominaram os pódios no Squash

 

Catarina Nunes, da Universidade do Porto (U. Porto), sagrou-se campeã nacional universitária de Squash ao conquistar o ouro em Aveiro, superando a pontuação da concorrência. Alexandra Santos, da Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (AEESTeSC), ficou em segundo lugar, e Luiza Silva, da U. Porto, ocupou o terceiro lugar do pódio.

 

Na vertente masculina a classificação cimeira contou com o campeão Jorge Monteiro, com o medalha de prata José Oliveira, e com o terceiro lugar de Hernâni Sousa, um pódio integralmente dominado pela Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv).

 

De referir que o Campeonato Nacional Universitário de Squash decorreu esta segunda-feira no Pavilhão Aristides Hall, em Aveiro, e que a competição teve como apoio à organização a AAUAv.

 

 

 

AAUAv e AAC foram primeiras na fase de apuramento NCS

 

A Associação Académica da Universidade de Aveiro, no feminino, e a Associação Académica de Coimbra, no masculino, foram os primeiros classificados na segunda e última jornada de acesso à fase final dos Campeonatos Nacionais Universitários, que este ano são acolhidos pela cidade de Guimarães.

 

Na caminhada para a conquista do topo nacional na modalidade, a equipa feminina de voleibol da AAUAV somou quatro vitórias em outros tantos jogos e arrecadou 8 pontos e tem agora a oportunidade de melhorar o desempenho na fase final da época 2017/2018, onde alcançaram os quartos-de-final. Associação Académica da Universidade de Évora, com 7 pontos, e Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com 6 pontos, também passaram o apuramento NCS de voleibol feminino.

 

No voleibol masculino, além da Associação Académica de Coimbra, que foi primeiro no apuramento NCS com nove pontos, apuraram-se ainda a Associação Académica da Universidade de Évora, com oito pontos, e a Associação Académica da Universidade do Algarve, com os mesmos oito pontos.

 

A última jornada concentrada de apuramento NCS, onde participaram onze equipas, entre masculinas e femininas, decorreu na cidade de Coimbra e teve o apoio local da AAC.

 

 

 

Mariana Machado e Ricardo Ribas conquistam Nacional Universitário de Corta-Mato

 

Mariana Machado e Ricardo Ribas conquistaram a medalha de ouro no Campeonato Nacional Universitário de Corta-Mato que decorreu no dia 23 de fevereiro, na Marinha Grande, numa organização em parceria com a Federação Portuguesa de Atletismo e o Desporto Escolar.

 

A nova campeã nacional universitária vem da Associação Académica da Universidade do Minho e é uma estreante no meio académico. Mariana Machado completou o percurso em 13.07 minutos, conquistando não só o título nacional universitário como também o Campeonato Nacional de Crosse Curto e o mesmo título em juniores.

 

O 2º lugar foi alcançado por Ana Lopes, da Universidade do Porto e a medalha de bronze por Rute Simões, do Politécnico do Porto.

 

 

Na variante masculina, Ricardo Ribas, atualmente com 41 anos, voltou a vencer a medalha de ouro, em representação do Instituto de Estudos Superiores de Fafe, renovando assim este título. O estudante-atleta completou o percurso em 11.43 minutos.

 

A medalha de prata foi conquistada por João Cruz, da Universidade do Porto e o bronze por Miguel Baltazar, da Associação Académica da Universidade de Évora.

 

O pódio coletivo foi conquistado pela Universidade do Porto, que relegou o IES Fafe para o 2º posto e a Associação Académica da Universidade de Évora para o 3º lugar.

 

 

O Campeonato Nacional Universitário de Corta-Mato decorreu em parceria com a Federação Portuguesa de Atletismo e com o Desporto Escolar, tendo contado com a presença de perto de uma centena de estudantes-atletas.

AAUE termina invicta o apuramento para as Fases Finais no futsal feminino

 

A Associação Académica da Universidade de Évora terminou de forma invicta a Jornada de Apuramento do futsal feminino. Ao fim de duas jornadas a academia eborense garantiu acesso direto às Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários apenas com vitórias.

 

A AAUE empatou apenas com a Associação Académica de Coimbra no último encontro da 2ª Jornada Concentrada, que decorreu entre os dias 18 e 20 de fevereiro, na Covilhã, somando oito vitórias.

 

A Associação Académica da Universidade de Aveiro ficou em 2º lugar com um empate e uma derrota, relegando a Associação Académica de Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro para o 3º posto, com duas derrotas e um empate. Em igualdade pontual com a AAUTAD, ficou a Associação Académica de Coimbra, que ao garantir o 4º posto, encerra o lote de equipas automaticamente apuradas.

 

As quatro primeiras classificadas apuram-se diretamente para as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários que este ano se vão disputar em Guimarães. A estas quatro equipas juntam-se as apuradas através dos Campeonatos Universitários de Lisboa e dos Campeonatos Académicos do Porto, bem como a equipa da casa.

  

Recorde-se que, a 1ª Jornada Concentrada decorreu em duas zonas: Norte e Sul, com a 2ª Jornada a juntar as equipas das duas zonas. A 2ª Jornada Concentrada de Futsal feminino decorreu entre os dias 18 e 20 de fevereiro, na Covilhã e contou com a organização local da Associação Académica da Universidade da Beira Interior.

 

 

NOVA e AEISEG ocuparam os lugares ‘dourados’ nos pódios do CNU Padel

 

Decorreu esta quinta-feira o Campeonato Nacional Universitário de Padel, que apurou os campeões da modalidade na vertente masculina, feminina e mista. A Universidade Nova de Lisboa (NOVA) e o Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (AEISEG) levaram o ouro.

 

Na prova mista o pódio teve como vencedores Joana Brites e João Tomé (NOVA), no segundo posto ficaram Catarina Santos e Tomás Mendes da Universidade do Porto (U.Porto) e em terceiro lugar ficou a dupla Daniela Martins e José Casquilho da Associação de Estudantes da Universidade do Algarve (AAUAlg).

 

Joana Brites e Mariana Oliveira da NOVA arrecadaram o ouro na prova feminina, seguidas pelas duplas nortenhas Catarina Santos e Maria Ramalhão, U.Porto, e Catarina Soares e Marta Gomes, também elas da U.Porto.

 

O último pódio a apurar-se foi o masculino, com Nuno Deus e Rodrigo Nunes, do AEISEG, a sagrarem-se campeões nacionais universitários. Bernardo Moreira e Tomás Mendes, da U.Porto, e José Casquilho e Gonçalo Roque, da AAUAlg, ocuparam os segundo e terceiro postos, respetivamente.

 

 

Associação académica aveirense dominou apuramento NCS de Andebol

 

Estão encontradas as equipas de andebol apuradas na zona NCS para as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, em Guimarães, cuja contagem decrescente já começou. Na prova masculina, a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), com 18 pontos, foi primeira classificada, seguida de perto pela Associação Académica da Universidade de Évora e Instituto Politécnico de Santarém, ambas com 17 pontos. Em quarto lugar, e a fechar a classificação, ficou o Instituto Politécnico de Leiria, com 16 pontos.

 

Estas são quatro das equipas que vão lutar pelo título de campeão nacional da modalidade, título que na época passada foi conquistado pela Associação Académica da Universidade do Minho, em Aveiro.

 

Duas equipas seguiram em frente no apuramento NCS de Andebol feminino. A primeira classificada foi a AAUAv, que saiu do apuramento com um percurso invicto: seis vitórias em seis jogos e 18 pontos somados. A segunda equipa a seguir para Guimarães é a equipa do Instituto Politécnico de Leiria, resultado das cinco vitórias e apenas uma derrota nas duas jornadas concentradas realizadas.

 

A Universidade do Porto detém o título de campeã nacional universitária de Andebol feminino, posto conquistado na época 2017/2018.

Sauro Agostinho levou ouro para a AEUFP

 

A Associação de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa (AEUFP) somou uma medalha de ouro ao seu medalheiro, fruto do primeiro lugar alcançado por Sauro Agostinho no Campeonato Nacional Universitário de BTT Downhill. O atleta terminou o circuito da prova em 3:28.499 m.

 

Em segundo lugar ficou João Pereira, da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), que completou a prova em 3:39.611 m. O aluno da academia minhota foi um dos atletas a quem foi atribuída uma bolsa de educação na última segunda-feira, por ter aliado o bom desempenho académico ao terceiro lugar no Campeonato do Mundo Universitário de Ciclismo, vertente BTT Downhill, em 2018.

 

Francisco Quinaz, da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) levou para casa o bronze, terminando a prova em 3:43:849 m.

 

Recorde-se que a prova decorreu no fim de semana de 16 e 17 de março, na Pista do Figueiredo, em Porto de Mós e teve o apoio local da Federação Portuguesa de Ciclismo.

 

 

 

NOVA e AEIST conquistam ouros no Nacional Universitário de Tiro com Arco

 

 

A Universidade Nova de Lisboa e a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico conquistaram as medalhas de ouro em disputa no Campeonato Nacional Universitário de Tiro com Arco indoor, que se disputou no dia 23 de fevereiro em Miraflores.

 

Na variante de recurvo, em femininos, Lilya Dubey, da Universidade Nova de Lisboa, venceu a medalha de ouro, relegando Inês Cunha, da Associação Académica da Universidade Lusíada de Lisboa, para a medalha de prata. Raquel Domingues, também da NOVA, conquistou a medalha de bronze.

 

Em masculinos, a Universidade Nova conquistou também o ouro, por intermédio de Guilherme Almeida. A medalha de prata foi para o seu colega, Bernardo Rodrigues. Já Luis Caiola, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, conquistou a medalha de bronze.

 

Na variante de compound misto, Henrique Avelar, da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, conquistou o lugar mais alto do pódio. Eduardo Silva, da NOVA, conquistou a medalha de prata e Carlos Delfino, também da NOVA, ficou a medalha de bronze.

 

O Campeonato Nacional Universitário de Tiro com Arco indoor contou com a organização local da Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa – ADESL, em parceria com a Federação Académica de Lisboa e com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Lisboa.

Académica de Coimbra domina apuramento do rugby 7s

 

A Associação Académica de Coimbra dominou a Jornada Concentrada de Rugby 7s que se disputou no dia 20 de fevereiro, em Coimbra. A equipa da casa conquistou o apuramento com oito vitórias em oito encontros disputados.

 

A jogar em casa, a Académica de Coimbra venceu as oito partidas que disputou, cedendo apenas 15 pontos em todos os encontros disputados. O segundo posto foi conquistado pela Associação Académica da Universidade de Évora, que cedeu três derrotas, ficando a seis pontos do topo da tabela.

 

A Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto encerrou o lote de equipas apuradas para as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, em Guimarães. A AEFEUP somou três vitórias, dois empates e três derrotas, conquistando 16 pontos.

 

A par das três equipas apuradas participaram ainda na Jornada Concentrada a Associação Académica da Universidade de Aveiro e a Associação Académica da Universidade da Beira Interior.

 

A estas três equipas apuradas juntam-se as equipas qualificadas através dos Campeonatos Académicos do Porto e dos Campeonatos Universitários de Lisboa, bem como a equipa da casa, a Associação Académica da Universidade do Minho.

 

A Jornada Concentrada de Rugby 7s decorreu no Estádio Universitário de Coimbra e contou com a organização local da Associação Académica de Coimbra.

U.Porto volta a conquistar Nacional Universitário de Polo Aquático

 

A Universidade do Porto voltou a conquistar o Campeonato Nacional Universitário de Polo Aquático que decorreu no sábdo, 16 de fevereiro, em Coimbra. A equipa portuense venceu os quatro encontros e conquistou novamente o troféu.

 

A equipa da Universidade do Porto venceu os quatro encontros disputados, concedendo apenas nove goles face aos 30 marcados e conquistou a medalha de ouro e o troféu de Campeão Nacional Universitário de temporada 2018/2019.

 

A medalha de prata foi para a equipa da Associação Académica de Coimbra, a jogar em casa, que perdeu dois encontros, apenas frente aos vencedores do Nacional Universitário. Por fim, a Associação Académica da Universidade de Évora conquistou a medalha de bronze.

 

O Campeonato Nacional Universitário de Polo Aquático decorreu no sábado, 16 de fevereiro, no Complexo de Piscinas Luís Lopes da Conceição, tendo reunido mais de quatro dezenas de estudantes-atletas.

 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?