CNU's 2016: Cerimónia de abertura oficializou início da competição

 

O primeiro dia das Fases Finais ficou marcado pela Cerimónia de Abertura, que decorreu no Teatro Thalia. Antes das habituais intervenções, entidades parceiras, federações, clubes e estudantes-atletas assistiram à assinatura e homologação pública do contrato-programa, pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

 

 

No início oficial daquele que é o maior evento desportivo universitário nacional, o presidente da FADU, Daniel Monteiro, apelou à coordenação de quem governa o desporto no país. “É importante que se perceba, de uma vez por todas, que as mudanças de cadeiras nos governos, as indefinições e instabilidades políticas e as chefias dos institutos públicos, não podem prejudicar a parte operacional da ligação da tutela do desporto, neste caso o Instituto Português do Desporto e Juventude, às Federações Desportivas”.

 

 

Daniel Monteiro indica um exemplo muito concreto, a candidatura feita pela Federação Académica Desporto Universitário ao Programa de Atividades Regulares do Instituto Português do Desporto e Juventude. “Quatro meses depois a resposta foi nula. Até ao momento a FADU não sabe como financiará as participações internacionais universitárias e, quem sai a perder, é o desporto nacional que, pela primeira vez, poderá não ter qualquer representação internacional ao nível universitário. Realmente histórico, mas pela negativa!”.

 

Seguiram-se os discursos do presidente da Comissão Organizadora dos CNU’s 2016, André Pereira, que vê nesta competição um “momento em que há uma verdadeira igualdade entre todos e que os títulos se conquistam através do mérito desportivo. É também o momento onde são promovidos valores como a ética desportiva, o fair-play, porque acreditamos que o desporto forma o estudante não só a nível desportivo, mas também a nível cívico”. O também presidente da Federação Académica de Lisboa terminou a intervenção desejando boa sorte a todos os participantes.

 

Por fim, o vereador para o desporto da Câmara Municipal de Lisboa, Jorge Máximo, enquadrou o desporto universitário como uma das bandeiras da autarquia e reforçou a ideia de Lisboa como uma cidade de estudantes: “Temos cerca de 140 mil estudantes, somos uma verdadeira cidade de estudantes”. A intervenção do vereador foi antecedida pelo Coro Médico de Lisboa e sucedida pela ForTuna, que encerrou a cerimónia.

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

                          

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

CISION

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?