Portugal recebe Campeonato Mundial Universitário de Futsal

 

 

O Minho será a ‘capital’ do futsal mundial universitário de 18 a 24 de julho. A organização do Campeonato Mundial Universitário de Futsal foi atribuída pela Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) a Portugal, através da Federação Académica do Desporto Universitário, e anunciada oficialmente esta quarta-feira. Na edição de 2022, o evento será realizado nas cidades de Braga e Guimarães, onde a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) e a Universidade do Minho assumem o papel de anfitriãs.

 

'Portugal diz mais uma vez presente a uma organização internacional. Num momento em que o futsal português continua a somar grandes conquistas a nível internacional, o anúncio da organização do Campeonato Mundial Universitário é a cereja no topo do bolo. As expetativas são altas, quando temos também alguns resultados que sustentam essas expetativas, quer em termos de desportivos, quer em termos de organização. O País e a academia minhota estarão certamente, e uma vez mais, à altura do desafio’, sublinhou o presidente da FADU, André Reis.

 

Esta é a terceira vez que a competição decorre em solo luso. Em 1998 e 2012 a cidade dos arcebispos recebeu também seleções universitárias de futsal vindas das várias partes do globo. De referir que a organização do mundial universitário deste ano estava inicialmente prevista para Xangai (China), estando a alteração da organização relacionada com as restrições impostas pelo país asiático no combate à pandemia.

 

‘O voto de confiança, mas também de grande responsabilidade que a FISU depositou na FADU, na Universidade do Minho, nos seus Serviços de Ação Social e na Associação Académica deve deixar-nos orgulhosos. Esta prestigiada entidade internacional entendeu que, nestas circunstâncias, seria a competência, a experiência e a colaboração deste conjunto de instituições a garantir um evento desportivo com o necessário e elevado grau de qualidade’, frisou o presidente da AAUMinho, Duarte Lopes.

 

Desde a fundação da FADU, em 1990, já foram organizados em Portugal 13 campeonatos mundiais universitários, estando agendado para este ano – além do futsal -, o mundial universitário de corta-mato, que terá lugar em Aveiro no dia 12 março.

As seleções portuguesas de futsal feminino somam, até ao momento, duas medalhas de prata, em 2008 e 2010, e três medalhas de bronze, em 2012, 2016 e 2018. No masculino, Portugal foi campeão mundial universitário em 2008, e quatro anos depois conquistou o terceiro lugar. De salientar ainda que as seleções universitárias têm sido acompanhadas pelas equipas técnicas lideradas pelo selecionador nacional Jorge Braz.

 

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?