Portugal recebe Campeonato Mundial Universitário de Futsal

 

 

O Minho será a ‘capital’ do futsal mundial universitário de 18 a 24 de julho. A organização do Campeonato Mundial Universitário de Futsal foi atribuída pela Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) a Portugal, através da Federação Académica do Desporto Universitário, e anunciada oficialmente esta quarta-feira. Na edição de 2022, o evento será realizado nas cidades de Braga e Guimarães, onde a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) e a Universidade do Minho assumem o papel de anfitriãs.

 

'Portugal diz mais uma vez presente a uma organização internacional. Num momento em que o futsal português continua a somar grandes conquistas a nível internacional, o anúncio da organização do Campeonato Mundial Universitário é a cereja no topo do bolo. As expetativas são altas, quando temos também alguns resultados que sustentam essas expetativas, quer em termos de desportivos, quer em termos de organização. O País e a academia minhota estarão certamente, e uma vez mais, à altura do desafio’, sublinhou o presidente da FADU, André Reis.

 

Esta é a terceira vez que a competição decorre em solo luso. Em 1998 e 2012 a cidade dos arcebispos recebeu também seleções universitárias de futsal vindas das várias partes do globo. De referir que a organização do mundial universitário deste ano estava inicialmente prevista para Xangai (China), estando a alteração da organização relacionada com as restrições impostas pelo país asiático no combate à pandemia.

 

‘O voto de confiança, mas também de grande responsabilidade que a FISU depositou na FADU, na Universidade do Minho, nos seus Serviços de Ação Social e na Associação Académica deve deixar-nos orgulhosos. Esta prestigiada entidade internacional entendeu que, nestas circunstâncias, seria a competência, a experiência e a colaboração deste conjunto de instituições a garantir um evento desportivo com o necessário e elevado grau de qualidade’, frisou o presidente da AAUMinho, Duarte Lopes.

 

Desde a fundação da FADU, em 1990, já foram organizados em Portugal 13 campeonatos mundiais universitários, estando agendado para este ano – além do futsal -, o mundial universitário de corta-mato, que terá lugar em Aveiro no dia 12 março.

As seleções portuguesas de futsal feminino somam, até ao momento, duas medalhas de prata, em 2008 e 2010, e três medalhas de bronze, em 2012, 2016 e 2018. No masculino, Portugal foi campeão mundial universitário em 2008, e quatro anos depois conquistou o terceiro lugar. De salientar ainda que as seleções universitárias têm sido acompanhadas pelas equipas técnicas lideradas pelo selecionador nacional Jorge Braz.

 

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

                          

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

CISION

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?