Montemor-o-Velho recebe Mundial Universitário de Canoagem

 

Foi apresentada esta terça-feira, na Universidade de Coimbra, a 7ª edição do Campeonato Mundial Universitário de Canoagem 2016, que se realiza de 7 a 10 de junho em Montemor-o-Velho. A competição, a decorrer no Centro de Alto Rendimento, vai contar com a presença de países dos cinco continentes e cerca de 250 atletas.

 

Na seleção universitária portuguesa, divulgada também nesta ocasião, há 24 atletas estudantes (17 homens e sete mulheres) que pertencem a nove instituições de ensino superior, sendo a Universidade de Coimbra, com oito convocados, a que contribui com maior número de atletas que, na esmagadora maioria, residem em permanência no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho. Francisca Laia é o nome mais conhecido da lista divulgada esta terça-feira, até porque é o único que está já apurado para os Jogos Olímpicos. Existem outros elementos sobre quem recaem muitas expectativas, uma vez que têm bons históricos a nível internacional nas categorias de juniores e sub-23.

 

“É a primeira vez que se organiza em Portugal um Campeonato do Mundo de Canoagem e este evento foi-nos atribuído em condições muito especiais e de urgência. Só a convergência de vários parceiros tornou esta organização possível”, congratulou-se Mário Santos, Presidente do Comité Organizador, aproveitando para saudar a forte união entre Universidade de Coimbra, Federação Académica de Desporto Universitário, Associação Académica de Coimbra, Federação de Canoagem e os Municípios de Montemor-o-Velho e Coimbra que permitiu trazer o evento para Portugal.

 

Os Mundiais Universitários de Canoagem estiveram inicialmente previstos para o mês de setembro, no México, mas acabaram por ser cancelados e Portugal aceitou o desafio para, em tempo recorde, organizar o evento.

 

Na cerimónia o Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Vítor Felix, elogiou a capacidade de organização de todos os parceiros e destacou a presença na Seleção Nacional Universitária de alguns dos atletas que fazem parte dos convocados olímpicos que vão estar presentes no Rio de Janeiro, entre eles a estudante do 4º ano de Medicina, Francisca Laia.

 

No discurso de Daniel Monteiro, Presidente da FADU, foi salientado o Mundial Universitário de Canoagem como um evento estratégico. “Encaramo-lo assim porque representa a nossa estratégia de desenvolvimento da prática desportiva associada à formação superior. Defendemos que Portugal e as suas instituições são capazes de promover estas condições aos atletas para a definição de percursos que conciliem a vida académica com o fomento desportivo. Esta é a nossa aposta, é algo em que acreditamos como projeto de futuro.”

 

 

Em termos desportivos, Daniel Monteiro acredita que este é um evento que coloca definitivamente Coimbra no mapa do Desporto Universitário e nele deposita grandes expectativas em termos de resultados. O Presidente da FADU destacou ainda a forte parceria com a Federação Portuguesa de Canoagem afirmando que é um exemplo de colaboração para outras federações desportivas.

 

Por último, o Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, deu ênfase ao investimento que a instituição está a fazer a vários níveis para a promoção do Desporto Universitário.“Esta prática representa para nós um ativo importante. Estamos a fazer a recuperação de infraestruturas como o Estádio Universitário e uma série de eventos que permitem dar condições e motivar todos para o desporto. O Mundial de Canoagem é mais um passo nesse sentido.

 

Em jeito de alegoria e aludindo às técnicas da modalidade, João Gabriel Silva afirmou que todos têm de estar alinhados e sincronizados, caso contrário é mais difícil obter resultados. ”Em Coimbra e em Portugal, de uma maneira geral, não somos muito conhecidos por conjugar estas vontades como aconteceu no caso da organização do Campeonato Mundial Universitário de Canoagem, por isso expresso a minha palavra de apreço para a conjugação de esforços e de interesses.”

 

A Cerimónia de Abertura do 7º Campeonato Mundial Universitário de Canoagem 2016 vai acontecer na terça-feira, 7 de junho, às 18 horas, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho. As provas realizam-se entre 8 e 10 de junho.

 

A última participação de Portugal no Campeonato Mundial Universitário de Canoagem foi em Kazan, na Rússia, em 2013, onde se destacou Fernando Pimenta em K1 ao vencer as provas de 500 e 1000 metros.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

                          

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

CISION

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?