CEU Andebol: Começou a competição no Minho


Está oficialmente iniciado o Campeonato Europeu Universitário (CEU) de Andebol. O evento que conta com a participação de 13 universidades de sete países europeus vai decorrer em Braga até ao próximo domingo, dia 9. Esta é uma organização conjunta da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), da UM e da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), sob a égide da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA).

A Cerimónia de Abertura decorreu ontem, dia 2, em Braga, e juntou organização, participantes e até bracarenses. Nos habituais discursos, o presidente do Comité Organizador, Carlos Videira, o Reitor Antonio Cunha, a presidente da FADU, Filipa Godinho, o representante da EUSA, Haris Pavletic e o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Emídio Guerreiro, expressaram o seu desejo de que este seja um campeonato com muito desportivismo, bem disputado, alegre e onde impere a qualidade desportiva e o fair-play.

A cerimónia abriu com o canto do hino de Portugal, durante o qual foi hasteada a bandeira nacional. Seguiu-se o desfile das equipas participantes, sendo as delegações da Alemanha (HfPV Wiesbaden - feminina e masculina e University of Konstanz - feminina) as primeiras, abrindo caminho à Espanha (University of Cordoba - masculina e University of Malaga – feminina), França (Université de Strasbourg-masculina e University of the South Toulon-Var- feminina), Polónia (University of Vincent Pol – feminina), Roménia (University of Pitesti – masculina e University of Pitesti - feminina), Turquia (Marmara University – feminina) e Portugal, o qual tem como participantes, no masculino, o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) e a UM e no feminino, as Universidades de Aveiro e do Porto.

O presidente do Comité Organizador deu as boas vindas aos participantes, agradecendo a todos os que tornaram possível a vinda deste campeonato para a UM e para a cidade de Braga. Carlos Videira destacou ainda o trabalho dos voluntários, aos quais agradeceu a dedicação. Às equipas participantes dirigiu-se dizendo que têm neste campeonato “uma grande oportunidade para demonstrar o seu valor”, afirmando ter a certeza do sucesso do evento e que todos darão o seu melhor para que isso aconteça. 



A presidente da FADU falou sobre a oportunidade que todos terão de ter “uma grande experiência em Portugal e em Braga”, referenciando a UM como um “exemplo de sucesso nas suas organizações desportivas” e desejando que todos gozem de um grande campeonato.

O representante da EUSA agradeceu à cidade e à organização por receberem o europeu, dizendo ser “uma grande honra e privilégio estar nesta cerimónia de abertura” e afirmou estar convicto de que os participantes, para além da disputa do campeonato, vão ter muitos outros motivos para aproveitar a estada em Braga, na UM e em Portugal, despedindo-se com o desejo de “sorte a todos”.

O Reitor da UM afirmou na sua intervenção que a “UM está muito feliz com a organização deste campeonato”, desejando que aproveitem muito e que este seja “um grande campeonato, com muito fair-play”.

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto abriu oficialmente o evento, dando também as boas vindas a todos os participantes. Emídio Guerreiro congratulou a UM e o Município de Braga por terem “agarrado esta oportunidade”, que traz dinamismo, não só desportivo, mas também económico à cidade e ao país.



No final foi hasteada a bandeira da EUSA, acompanhada do respetivo hino, dando-se como oficialmente iniciado o campeonato que decorre até ao próximo domingo, dia 9 de agosto. Por fim, decorreu o juramento dos atletas e dos árbitros e as atuações da Academia de Patinagem de Braga.

O 8º Campeonato Europeu Universitário de Andebol tem a sua primeira competição hoje, dia 3, às 10 horas, com as meninas a entrarem primeiro em campo. O primeiro jogo da competição masculina será pelas 12 horas. Ambas as estreias terão lugar no Pavilhão Desportivo da UM, em Gualtar. 

Texto e Fotos: Ana Marques (SASUM)
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

                          

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

CISION

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?