CEU Escalada: Estudantes-atletas portugueses longe dos pódios

Os estudantes-atletas da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM)/UM, do Instituto Politécnico do Porto (IPP) e da Universidade do Porto (U.Porto) procuraram alcançar lugares cimeiros no Campeonato Europeu Universitário de Escalada, mas a competição foi renhida e terminou sem medalhas para os portugueses.
Nas provas femininas, a melhor classificada foi Olha Fedyuk. A estudante do IPP, habituada a conquistar os campeonatos nacionais universitários da modalidade, foi, entre as portuguesas, a que ficou sempre em melhor posição.

Em velocidade, ficou em 21º, com 17.87, seguida das atletas da AAUM/UM Ana Faria em 22º (28.07), Joana Pereira em 23º (28.65) e Vânia Sousa, com 42.18, em 25º lugar. Na vertente Boulder, Olha Fedyuk conquistou um lugar mais acima, na 14ª posição. Na mesma ordem que a velocidade, Ana Faria terminou a prova em 24º, seguida de Joana Pereira (25º) e Vânia Sousa (29º).

Em dificuldade, o IPP voltou a liderar a participação portuguesa e Olha Fedyuk chegou à meia-final, onde terminou a sua prova e conquistou o 15º lugar. Também Ana Faria conseguiu chegar à meia-final e com menos pontuação, terminou em 24º lugar. Vânia Sousa ficou-se pelo 27º.

O combinado das três provas foi naturalmente liderada por Fedyuk, mas não a suficiente para se aproximar do pódio (21º lugar). Ana Faria alcançou o 24º lugar, seguida de Joana Pereira (28º) e Vânia Sousa (29º).



No masculino, sete portugueses escalaram as paredes polacas de Katowice. À semelhança de Fedyuk, também João Sabugueiro, da U.Porto, teve tendência em liderar, na maioria das provas.

Este facto comprovou-se nas provas de velocidade (26º lugar com 9.43) e de dificuldade, onde chegou a competir a meia-final, mas terminou por aí e ficou em 20º lugar. O seu colega de equipa Manuel Carvalho também alcançou a meia-final em dificuldade e, ao falhar a passagem à final, terminou em 24º lugar.

Na vertente de Boulder, foi Cédric Figueiredo, da AAUM/UM, quem se destacou. Novamente longe dos lugares cimeiros da tabela, o estudante do Minho ficou em 27º, seguido de Manuel Carvalho em 32º, e de Sabugueiro (34º).

Da U.Porto participou ainda Pedro Melão (38º em velocidade, 27º em boulder e 43º em dificuldade). António Silva (36º velocidade, 48º boulder e 42º dificuldade) e João Gomes (32º velocidade, 43º boulder e 44º dificuldade) representaram, juntamente com Cédric, a AAUM/UM.

Por fim, o IPP fez-se representar por Ricardo Sacramento que teve a sua melhor posição em dificuldade (33º lugar). Terminou em 45º em boulder e em 37º a prova de velocidade.

O combinado das três provas deixou João Sabugueiro em 35º lugar, seguido de Manuel Carvalho (40º) e Cédric Figueiredo (44º). Ricardo Sacramento, António Silva, João Gomes e Pedro Melão terminaram na 45ª posição.



No supercombined, a ordem mantém-se, à exceção de Cédric que troca de posição com Manuel Carvalho, mas as posições encontram-se entre o 39º lugar e o 42º.

No coletivo, o IPP foi o clube português melhor classificado. Com 59 pontos, ficou em 17º lugar no total dos 24 clubes. A AAUM/UM terminou em 21º com 48 pontos e a U.Porto em 23º lugar com 35 pontos.

Esta foi a primeira edição do Campeonato Europeu de Escalada e decorreu de 5 a 9 de agosto em Katowice, na Polónia.
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

                          

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

CISION

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?