CEU Basquetebol 3x3: AAUM/UM e U.Porto competitivas conquistam 7º e 9º lugares


A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM)/UM e a Universidade do Porto (U.Porto) voltaram a representar o desporto universitário português em mais um europeu. Desta vez, no Campeonato Europeu Universitário de Basquetebol 3x3, a equipa feminina do Minho e a masculina do Porto conquistaram o 7º e o 9º lugares, respetivamente.

Ambas as equipas entraram em campo com a ambição de provar que a estatura portuguesa não devia ser subestimada e deram luta aos seus adversários.

A equipa feminina conseguiu qualificar-se para os quartos-de-final, com duas vitórias e duas derrotas, mas não seguiu em frente nesta fase, onde a equipa de Ljubljana (Eslovénia) foi mais forte. Na prova seguinte, a Universidade de Sofia derrotou as portuguesas com um cesto em cima da buzina, empurrando-as para a disputa entre o 7º e o 8º lugar.

Os lugares já não eram cimeiros, até porque a competição feminina contava com apenas 10 equipas, mas a equipa portuguesa não desanimou e venceu com uma boa exibição a equipa de Belgrado (Sérvia).

“A AAUM, à partida para este evento, era vista como uma das equipas menos fortes até porque as diferenças físicas eram bem evidentes. Mas com o espírito guerreiro que caracteriza esta formação, desde o primeiro minuto as adversárias perceberam que as aparências iludem, e todos os jogos foram disputados até à última gota de suor”, conta João Pedro Chaves, oficial da UM que acompanhou a equipa feminina.

A juntar a esta classificação coletiva, as gémeas Filipa e Gabriela Noivo ganharam o 1º lugar do concurso de lançamento de 3 pontos e o 2º lugar nos lances livres, respetivamente.



A U.Porto ambicionava ficar entre as primeiras oito equipas, mas novamente a estatura portuguesa foi desfavorável na competição europeia. Ainda assim, os estudantes-atletas da cidade invicta não desanimaram e conquistaram o 9º lugar entre as 14 equipas participantes.

A um jogo do final da competição, o atleta João Albano contou à U.Porto que a prova não estava a decorrer como desejado. “Mas também achamos que tivemos algum azar nos jogos. No entanto, ontem tivemos uma prestação incrível do Catarino no concurso de afundanços, onde foi o melhor pontuado nesta primeira fase. Amanhã, na final, acreditamos que ele vai vencer".

E venceu. Pedro Catarino conquistou o 1º lugar no concurso de afundanços. Também a U.Porto tinha vencido o último jogo, frente à equipa romena da Universidade de Pitesti, garantindo assim o 9º lugar.

A competição contou com uma grande envolvência da comunidade e os jogos tiveram grande audiência. O Campeonato Europeu Universitário de Basquetebol 3x3 decorreu em Kragujevac, na Sérvia, entre 23 e 26 de julho.

Fotos: AAUM e U.Porto
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

                          

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

CISION

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?