Mensagem do Presidente - 26º aniversário da FADU

 

Cumprem-se hoje 26 anos de história da Federação Académica do Desporto Universitário. Uma federação desportiva e ao mesmo tempo académica, única e peculiar no panorama desportivo nacional, multidisciplinar e atuante em várias dimensões: desportiva, educativa e social.

 

Com 26 anos de idade, pode dizer-se que é jovem. A verdade é que o é e espero, sinceramente, que sempre assim seja. Dirigida por jovens e para jovens. Interessada e assumindo as políticas de juventude com responsabilidade que também é sua, empenhada em organizar o desporto universitário em todas as dimensões que já referi e reivindicativa na hora de assumir a necessidade de valorizar o papel do desporto na educação e na formação dos jovens. É assim que a FADU hoje se apresenta, seguindo um legado outrora iniciado e continuado por dirigentes, staff, colaboradores e outros parceiros que desde o dia 2 de março de 1990 foram dando de si, com ambição, irreverência e dedicação, conseguindo progressivamente enraizar o desporto universitário na realidade desportiva e educativa do país.

 

Se vários organismos e instituições nacionais e internacionais salientam hoje a importância do papel da FADU é graças a todos eles. A todos eles que tiveram a inteligência e perspicácia de conseguir ver mais além, de trilhar um caminho sólido, sustentado e estrategicamente pensado. Foi por via desse trabalho que a FADU é hoje reconhecida, dotada de Utilidade Pública e Utilidade Pública Desportiva desde 1995, integrando o Conselho Nacional de Desporto, o Conselho Nacional de Juventude e o Conselho Consultivo da Juventude, sendo ainda membro do Comité Olímpico de Portugal, Comité Paralímpico de Portugal, Confederação do Desporto de Portugal, Associação Europeia de Desporto Universitário e Federação Internacional de Desporto Universitário.

 

Num dia como o de hoje, os agradecimentos têm por isso de ser estendidos a vários intervenientes. A dirigentes e funcionários que pela FADU passaram, mas também a todos os dirigentes de clubes universitários que durante estes 26 anos tornaram possível este crescimento e afirmação da FADU. Se esta federação hoje é o que é, deve-o, acima de tudo, aos seus clubes, que se comprometeram e assumiram o desporto universitário como algo prioritário e a desenvolver!

 

De ora em diante os desafios são igualmente grandes e a ambição tem obrigatoriamente de ser a mesma. Se hoje é dia de agradecer e engradecer os feitos conquistados e os alicerces que foram deixados, é igualmente o momento de projetar novas conquistas. Conquistas essas que passarão por uma cada vez maior capacidade de sensibilizar Instituições de Ensino Superior a apostar no desporto universitário e a criar as condições para o pleno reconhecimento das carreiras-duais.

 

Estas são conquistas para as quais eu, a direção que me acompanha e os restantes membros dos órgãos sociais estão profundamente comprometidos. Um comprometimento e uma ambição que felizmente ultrapassa em muito estes órgãos sociais, mas que integra igualmente os clubes e outros parceiros da FADU, com quem temos vindo a trabalhar no sentido de desenvolver novas iniciativas e novos projetos, que oportunamente serão apresentados e com os quais penso ser possível dar mais alguns passos de gigante neste caminho que é já de sucesso.

 

Obrigado a todos os que tornaram estes 26 anos possíveis! Parabéns à FADU!

 

Daniel Monteiro

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

                          

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

CISION

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?