XIV Gala do Desporto Universitário premeia os melhores do desporto universitário em Portugal

Convento de São Francisco, em Coimbra, recebeu a maior Gala do Desporto Universitário com homenagem aos medalhados nos Jogos Mundiais Universitários e nos campeonatos europeus e com a atribuição dos prémios para Atleta Feminina do Ano, Atleta Masculino do Ano, Treinador do Ano e Equipa do Ano.

 

 

 

Num ano em que o desporto universitário português celebrou várias conquistas e bateu recordes de participantes, a XIV Gala do Desporto Universitário, que decorreu ontem, terça-feira, homenageou o universo de estudantes-atletas que fizeram da época 2022/2023 uma das melhores de sempre para o desporto universitário em Portugal com o recorde de sete medalhas (3 ouros e 4 pratas) nos Jogos Mundiais Universitários Chengdu, na China, e 23 medalhas nos Campeonatos Europeus Universitários.  

 

João Coelho (atletismo), da Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitetura e Mariana Machado, da Associação Académica da Universidade do Minho, ambos do atletismo, foram eleitos atletas do ano, Bruno Fernandes, treinador da equipa feminina de futsal da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico, recebeu o galardão de treinador do ano, e a equipa feminina de futsal da AEIST recebeu o troféu de equipa do ano.

 

O evento contou com a presença do presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Ricardo Nora, que enalteceu os feitos do desporto universitário no último ano, em especial nos Jogos Mundiais Universitários, do Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Pataco, e do Diretor-Geral da Direção Geral de Ensino Superior, Joaquim Mourato.

 

Marcaram ainda presença no evento, o Vereador do Desporto e da Juventude da Câmara Municipal de Coimbra, Dr. Carlos Lopes, bem como, diversos representantes das IES - Instituições de Ensino Superior (reitores, pró-reitores, vice-reitores e presidentes de Institutos Superiores Politécnicos), elementos do Comité Olímpico e Paralímpico de Portugal, da Confederação do Desporto de Portugal, Federações Desportivas Nacionais, presidentes e representantes dos Clubes FADU, elementos da Assembleia da Republica, parceiros FADU e diversos convidados de renome no panorama desportivo universitário em Portugal.

 

Além dos troféus entregues aos melhores do ano, foi também entregue o Troféu Universitário de Clubes à Universidade do Porto e o prémio PNED ‘Investigação sobre Ética no Desporto’, atribuído a Phillipe Marracho, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O prémio Ética Desportiva no Desporto Universitário, instituído pela FADU desde 2012, foi atribuído à Associação Académica da Universidade da Madeira e à Associação de Basquetebol da Madeira. Foram ainda entregues os certificados Healthy Campus FISU pelo mão de Fernando Parente - Development and Healthy Campus Director FISU.

 

A Gala deste ano atribuiu também, pela primeira vez, um Prémio no âmbito da campanha “Desafia os Números!” ao clube que mais se destacou na promoção da igualdade de género, entregue à Universidade NOVA de Lisboa. Também em estreia, foram entregues os certificados de participação aos clubes FADU que estiveram na 1.ª edição dos Campeonatos Nacionais Universitários de E-sports.

 

Laura Ferreira e Henrique Mano foram os apresentadores da Gala, que contou com a atuação da cantora Bianca Barros. 

 

Confira abaixo a lista completa de premiados.



Melhor Atleta do Ano Masculino: João Coelho (AEFA)

Melhor Atleta do Ano Feminino: Mariana Machado (AAUMinho)

Treinador do Ano: Bruno Fernandes (AEIST) | Treinador Futsal Feminino

Equipa do Ano: AEIST Futsal Feminino

 

TUC - Troféu Universitário de Clubes: Universidade do Porto

 

Prémio - Campanha “Desafia os Números!”: Universidade NOVA de Lisboa

 

Homenageados pela sua prestação nos Jogos Mundiais Universitários:

Atletismo - João Coelho, AEFA

Atletismo - Eliana Bandeira, IPLeiria

Atletismo - Décio Andrade, U.Miami

Atletismo - Mariana Machado, AAUMinho

Natação - Camila Rebelo, AAC

Natação - Gabriel Lopes, AAC

 

Homenageados pela sua prestação nos Campeonatos Europeus Universitários:

Karaté - Natacha Costa Fernandes, AEFML/ULisboa

Karaté - Maria Carolina Gabriel Cardoso, Mariana Morais Valadares de Mendonça Gomes e Telma Franco da Silva, U.Porto

Remo - Antónia Soares Fernandes e Inês Leite Oliveira, AAC/UC

Remo - André Filipe Reisinho Ferreira, Francisco Soares Vale Guimarães Silveira, João Pedro Valente de Passos, José Manuel Pereira de Medeiros Pontes e Tomás Soares Vale Guimarães Silveira, AAUAv/UA          

Remo - Duarte Monteiro de Castro e Paulo Miguel Jesus Coutinho Santos Fidalgo, U.Porto

Judo - Beatriz Filipa Querido Moreira, AAC/UC

Kickboxing - Mafalda Sofia Teles Roque, AEISCTE-IUL

Kickboxing - Ana Sofia Machado da Cunha Oliveira, AAUMinho/UMinho

Kickboxing - Luiz Cláudio Miranda Alexandre, AAUMinho/UMinho

Kickboxing - Francisco Silvestre Dias Frade, AAUE/UE

Taekwondo - Carolina de Almeida Rodrigues da Costa, AEICS/UCP-CRP

Taekwondo - Sara Alexandra da Silva Vital, U.Porto     

Taekwondo - Henrique Cortes Lopes da Luz, AEIST/ULisboa    

Taekwondo - Leonor Reimão Correia, ISLA Gaia 

Taekwondo - Mafalda Barbosa Pacheco Soares, NOVA

Taekwondo - Tomás Domingos Teixeira, AAIPS/IPS      

Andebol – Dirigentes, AAUMinho/UMinho

Futebol 7 - Diana Alexandra Simões de Oliveira e Alexandre Silva, AAC/UC

Futsal - Bruno Fernandes, AEIST/ULisboa

Ténis de Mesa - Gonçalo Afonso Freitas Sousa Ramos Gomes, José Miguel Lima Magalhães e Pedro Miguel Carvalho Moreira, U.Porto

 

Foi também entregue o Prémio Prestígio, que visa premiar as entidades ou personalidades que mais se destacam e contribuem para o desenvolvimento do desporto no ensino superior, foi entregue à Universidade de Aveiro/Associação Académica da Universidade de Aveiro, pelo presidente da FADU - Ricardo Nora. Para receber o prémio, esteve presente o Reitor da Universidade de Aveiro e atual Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, Professor Doutor Paulo Jorge Ferreira e o Presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro, Wilson Carmo.

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?