O Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo pista coberta volta a realizar-se na Expocentro, Pombal (Leiria), depois de ter passado pelo Altice Fórum Braga . O evento desportivo apurará 24 campeões nacionais universitários e o vencedor do troféu coletivo, título do qual a Universidade do Porto é detentora.
A competição está marcada para os dias 11 e 12 de março e haverá competição de salto em comprimento, 60m, salto com vara, lançamento do peso, 400m, 3000 m, 3000m e 5000m marcha, triplo salto, 60m barreiras, salto em altura, 800m e estafetas 4x200m.
O campeonato terá a organização conjunta da Federação Académica do Desporto Universitário e do Politécnico de Leiria.
Secretário-geral da Federação Académica do Desporto Universitário durante os últimos 14 anos, Manuel Veloso recebeu esta quarta-feira o prémio de personalidade do ano atribuído pela FADU, na gala da Confederação do Desporto de Portugal (CDP).
‘É para mim uma honra receber o prémio personalidade do ano da FADU Portugal, atribuído na Gala do Desporto da confederação. Obrigado à Direção da FADU, significa muito este reconhecimento, que partilho com todos os dirigentes e colegas com quem tive o privilégio de colaborar e trabalhar. Os prémios são simbólicos, o legado do que fazemos e com quem fazemos, é que tem valor’, disse, ele que cessou funções em novembro passado, após 18 anos ao serviço da FADU. Após receber a distinção, sublinhou o incalculável contributo que o desporto universitário tem dado ao desporto, e que ficou patente em mais uma gala que homenageou algumas das personalidades que mais se destacaram no desporto português - muitas com percurso no desporto universitário como é o caso de Fernando Pimenta - ao longo do último ano e não só.
De referir ainda que a Seleção Nacional Universitária feminina de futsal, que em julho passado se sagrou campeã mundial universitária, estava nomeada para equipa do ano - troféu que acabou por ser conquistado pela equipa sénior de trampolim masculino da Ginástica de Portugal - e foi também homenageada.
Na gala anual da CDP marcaram presença o presidente da FADU, Ricardo Nora, os vice-presidentes para a área dos Grandes Eventos da FADU, Diogo Braz e Sofia Jarreta, o coordenador das Seleções Nacionais Universitárias e Selecionador Nacional, Jorge Braz, e ainda o treinador que comandou a Seleção Nacional Universitária feminina de futsal que conquistou o ouro em Braga, Ricardo Azevedo.
A equipa da Associação Académica de Coimbra (AAC) venceu o troféu coletivo do Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Natação piscina curta, que se realizou este domingo na Piscina Municipal da Senhora da Hora, em Matosinhos. Com cerca de duas centenas e meia, a competição contou com o maior número de estudantes-atletas a participar numa prova de natação da FADU.
Para o grupo de campeões nacionais universitários na época 22/23, entraram este domingo, na natação: Rafaela Azevedo, Francisca Mesquita, Beatriz Amantes e Beatriz Cabral da Universidade Nova de Lisboa (NOVA), nos 4x50 m estilos, Isabel Pêgo do Politécnico do Porto (P.Porto) nos 50 m livres, Joana Cabral do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) nos 100 m costas, Liliana Rodrigues da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa (AEFCL) nos 50 m bruços, Francisca Mesquita da NOVA nos 100 m mariposa, Angélica André do Instituto Politécnico da Maia (IPMAIA) nos 200 m estilos, Isabel Pêgo do P.Porto nos 100 m livres, Rafaela Azevedo da NOVA nos 50 m costas, Angélica André do IPMAIA nos 100 m bruços, Ana Guedes da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) nos 50 m mariposa, e Joana Cardeal do IPV nos 400 m livres. Francisca Mesquita, Beatriz Casal, Rafaela Azevedo e Maria Armas da NOVA ganharam o ouro nos 4x50 m livres, Francisco Zenza, João Oliveira, Ricardo Rocha e Gaspar Lina do P.Porto nos 4x50 m estilos, Miguel Silva do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) nos 50 m livres, Rodrigo Cunha da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) nos 100 m costas, Francisco Nunes da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) nos 50 m bruços, Kevins Apseniece da Universidade do Porto (U.Porto) nos 100 m mariposa, Rafael Simões da AAUMinho nos 200 m estilos, Tomás Lopes da AAUMinho nos 100 m livres, Bruno Machado da U.PORTO nos 50 m costas, Rafael Simões da AAUMinho nos 100 m bruços, Diogo Carvalho da AAC nos 50 m mariposa, Lucas Bastos da AAC nos 400 m livres e Lucas Bastos, Rodrigo Reis, João Pereira e Diogo Carvalho da AAC nos 4x50 m livres.
Francisca Mesquita com 1:03.33 nos 100m mariposa, Angélica André com 2:20.23 nos 200m estilos e Isabel Pêgo com 00:26.70 nos 50m livres, bateram os recordes nacionais universitários e elevaram a fasquia para futuras edições da competição.
Nas cerimónias protocolares estiveram presentes o administrador da FADU, Francisco Garcia, o vice-presidente para a área do Desportivo Nacional da FADU, Rui Sousa, o diretor do Centro Desportivo da U.Porto, Bruno Almeida, o vereador da Camara Municipal de Matosinhos, Vasco Pinho, e o administrador da Matosinhos Sport, Henrique Calisto.
Em fevereiro e março joga-se a derradeira fase de apuramento NCS (Norte Centro e Sul) do Campeonato Nacional Universitário feminino de futsal. Os jogos da segunda jornada concentrada estão marcados para os dias 16 e 17 de fevereiro e irão decorrer em Coimbra e Castelo Branco.
A Associação Académica de Coimbra (AAC), a Associação Académica de Trás os Montes e Alto Douro (AAUTAD) e a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), da zona norte, e o Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém), o Politécnico de Leiria (P.Leiria) e a Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), da zona sul, estão na frente do apuramento NCS.
A segunda fase de apuramento irá decorrer com as três melhores equipas de cada zona, nos dias 7 e 8 de março.
A Seleção Nacional Universitária feminina de futsal, que em julho passado conquistou o título de campeã mundial universitária, em Braga, foi nomeada para equipa do ano pela Confederação do Desporto de Portugal. As votações decorrem até dia 31 de janeiro e os resultados serão conhecidos a 1 de fevereiro, na gala anual organizada pela confederação.
No lote de equipas nomeadas estão a Seleção Nacional masculina de andebol sub-20, a equipa masculina de juniores de futebol do Sport Lisboa e Benfica, a Seleção Nacional sénior masculina de futsal e a equipa sénior masculina de trampolim (ginástica).
De referir que o ouro conquistado pela Seleção Nacional Universitária feminina de futsal foi um feito alcançado pela primeira vez e que o primeiro lugar foi conquistado após uma final decidida nas grandes penalidades, frente à congénere do Brasil.
Pelo segundo ano consecutivo, o Campeonato Nacional Universitário de Duatlo decorrerá em Arronches, Portalegre. A competição está marcada para a tarde do dia 11 de fevereiro.
O evento desportivo, que decorrerá em conjunto com a prova da Federação Portuguesa de Triatlo - Campeonato Nacional de Clubes e Campeonato Nacional Individual de Duatlo sprint, tem o período de acreditação previsto decorrer das 12h30 às 14h30, no Estádio Municipal de Arronches, e o início da prova para as 15h30.
Na época 2021/2022, Beatriz Ferreira da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa e João Queirós da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa foram os medalhas de ouro.
A 6 e 7 de março, o Funchal recebe o Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Basquetebol 3x3, que juntará na Madeira dezenas de estudantes-atletas. Em causa estão os títulos de campeões feminino e masculino e ainda o vencedor do troféu coletivo.
Os jogos decorrerão na Praça do Povo e a competição tem como parceiros a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia do Governo Regional da Região Autónoma da Madeira e a Câmara Municipal do Funchal, sendo uma organização conjunta da FADU, Académica da Madeira e Associação de Basquetebol da Madeira.
Na época passada, as equipas que subiram ao primeiro lugar do pódio foram, na competição feminina, a Universidade do Porto e, na competição masculina, a Associação Académica da Universidade de Aveiro. A Universidade do Porto levantou o troféu coletivo.
Uma comitiva da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), liderada pelo presidente Ricardo Nora, esteve por estes dias de visita à capital da Eslovénia, Lujbliana, para reunir com um comité da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), com destaque para a presença do presidente da EUSA, Adam Roczek. A ocasião serviu para dar a conhecer alguns dos novos elementos que agora integram a estrutura diretiva e operacional da FADU e para falar de futuras colaborações entre as duas entidades que tutelam o desporto universitário em Portugal e na Europa.
De Portugal viajaram, além do presidente da FADU, o vice-presidente, Gabriel Tavares, o secretário-geral, Arménio Coelho, e o responsável pelo Gabinete de Apoio à Atividade Internacional, Marco Oliveira. Nas reuniões levadas a cabo nos últimos três dias foram abordadas as organizações dos três campeonatos europeus universitários que o País vai acolher em 2023 - em Braga, Aveiro e Lisboa - assim como parcerias futuras, quer na organização de eventos, quer no desenvolvimento de projetos educativos. O encontro entre presidentes permitiu ainda que o convite para que Adam Roczek marque presença no aniversário da FADU e nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários fosse feito presencialmente.
Recorde-se que o Campeonato Europeu Universitário de Voleibol decorrerá na cidade dos arcebispos de 16 a 23 de julho, o Campeonato Europeu Universitário de Basquetebol está previsto decorrer entre 23 e 31 de julho na cidade de Aveiro, e que o Campeonato Europeu Universitário de Rugby 7s está previsto decorrer no início de setembro na capital portuguesa.
Sete equipas irão disputar a jornada de apuramento NCS (Norte Centro e Sul) de acesso ao Campeonato Nacional Universitário masculino de Rugby 7s, nos dias 28 e 29 de março.
Na corrida para os três lugares disponíveis para a fase final da competição, que terá lugar em Viana do Castelo, estão: Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), a Associação Académica de Trás os Montes e Alto Douro (AAUTAD), a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP), do Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) e do Instituto Politécnico de Tomar (IPTomar).
Os jogos da jornada de apuramento, que arrancam divididos por grupos de quatro e três equipas, irão decorrer no Complexo Desportivo de Évora, com organização local da AAUE.
Quatro equipas disputam o acesso à fase final do Campeonato Nacional Universitário feminino de andebol, que terá lugar na cidade de Viana do Castelo. A jornada de apuramento está marcada para os dias 1 e 2 de março, em Leiria.
A Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), o Politécnico de Leiria (P.Leiria) e a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) estão na corrida. Na época passada, as três primeiras chegaram às meias-finais da competição, tendo protagonizado jogos com emoção do início ao fim. Às equipas apuradas na zona NCS (Norte Centro e Sul) juntam-se as equipas que se apurarem nos Campeonatos Universitários de Lisboa e nos Campeonatos Académicos do Porto.
No masculino, a segunda jornada concentrada está marcada para os dias 1, 2 e 3 de março, também na cidade de Leiria. Após os jogos da jornada inaugural e com 10 pontos cada, AAUAv e AAUBI partem à frente na corrida para as Fases Finais.
O Campeonato Nacional Universitário de Karaté, com competição no feminino e masculino, decorrerá a 18 de fevereiro, no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária de Felgueiras. Em disputa vão estar os títulos nas categorias de -50kg, -55kg, -61kg e -68kg e +68kg no feminino, e -60kg, -67kg, -75kg, -84kg e +84kg no masculino.
Na época anterior, em Faro, o Politécnico do Porto (P.Porto) conquistou o troféu coletivo. De referir que em 2023 haverá Campeonato Europeu Universitário de Karaté, em Zagreb (Croácia), de 20 a 23 de julho. As condições de participação e inscrição já foram divulgadas pelo Gabinete de Apoio à Atividade Internacional da FADU.
Este campeonato tem a organização conjunta da Federação Académica do Desporto Universitário e do P.Porto.
O Campeonato Nacional Universitário de Natação (piscina curta) marca o início das competições da FADU em 2023. No total, entre feminino e masculino, serão realizadas 24 provas, na tarde de 29 de janeiro.
As provas e títulos que estarão em disputa são: 4X50 estilos, 50 livres, 100 costas, 50 bruços, 100 mariposa, 200 estilos, 100 livres, 50 costas, 100 bruços, 50 mariposa, 400 livres e 4X50 livres.
A competição decorrerá na Piscina Municipal da Senhora da Hora, em Matosinhos, local onde em dezembro de 2021 a Universidade do Porto (U.Porto) conquistou o troféu coletivo. A Universidade do Porto e o respetivo Centro Desportivo fazem parte da organização local do evento.