Notícias

Pombal será palco de festejos para 25 campeões

 

O Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo pista coberta volta a realizar-se na Expocentro, Pombal (Leiria), depois de ter passado pelo Altice Fórum Braga . O evento desportivo apurará 24 campeões nacionais universitários e o vencedor do troféu coletivo, título do qual a Universidade do Porto é detentora.

 

A competição está marcada para os dias 11 e 12 de março e haverá competição de salto em comprimento, 60m, salto com vara, lançamento do peso, 400m, 3000 m, 3000m e 5000m marcha, triplo salto, 60m barreiras, salto em altura, 800m e estafetas 4x200m.

 

O campeonato terá a organização conjunta da Federação Académica do Desporto Universitário e do Politécnico de Leiria.

Manuel Veloso reconhecido na Gala do Desporto da confederação

 

Secretário-geral da Federação Académica do Desporto Universitário durante os últimos 14 anos, Manuel Veloso recebeu esta quarta-feira o prémio de personalidade do ano atribuído pela FADU, na gala da Confederação do Desporto de Portugal (CDP).

 

‘É para mim uma honra receber o prémio personalidade do ano da FADU Portugal, atribuído na Gala do Desporto da confederação. Obrigado à Direção da FADU, significa muito este reconhecimento, que partilho com todos os dirigentes e colegas com quem tive o privilégio de colaborar e trabalhar. Os prémios são simbólicos, o legado do que fazemos e com quem fazemos, é que tem valor’, disse, ele que cessou funções em novembro passado, após 18 anos ao serviço da FADU. Após receber a distinção, sublinhou o incalculável contributo que o desporto universitário tem dado ao desporto, e que ficou patente em mais uma gala que homenageou algumas das personalidades que mais se destacaram no desporto português - muitas com percurso no desporto universitário como é o caso de Fernando Pimenta - ao longo do último ano e não só. 

 

De referir ainda que a Seleção Nacional Universitária feminina de futsal, que em julho passado se sagrou campeã mundial universitária, estava nomeada para equipa do ano - troféu que acabou por ser conquistado pela equipa sénior de trampolim masculino da Ginástica de Portugal - e foi também homenageada.

 

Na gala anual da CDP marcaram presença o presidente da FADU, Ricardo Nora, os vice-presidentes para a área dos Grandes Eventos da FADU, Diogo Braz e Sofia Jarreta, o coordenador das Seleções Nacionais Universitárias e Selecionador Nacional, Jorge Braz, e ainda o treinador que comandou a Seleção Nacional Universitária feminina de futsal que conquistou o ouro em Braga, Ricardo Azevedo.

 

 

 

 

AAC de ouro numa edição com recorde de participação

 

A equipa da Associação Académica de Coimbra (AAC) venceu o troféu coletivo do Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Natação piscina curta, que se realizou este domingo na Piscina Municipal da Senhora da Hora, em Matosinhos. Com cerca de duas centenas e meia, a competição contou com o maior número de estudantes-atletas a participar numa prova de natação da FADU.

 

Para o grupo de campeões nacionais universitários na época 22/23, entraram este domingo, na natação: Rafaela Azevedo, Francisca Mesquita, Beatriz Amantes e Beatriz Cabral da Universidade Nova de Lisboa (NOVA), nos 4x50 m estilos, Isabel Pêgo do Politécnico do Porto (P.Porto) nos 50 m livres, Joana Cabral do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) nos 100 m costas, Liliana Rodrigues da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa (AEFCL) nos 50 m bruços, Francisca Mesquita da NOVA nos 100 m mariposa, Angélica André do Instituto Politécnico da Maia (IPMAIA) nos 200 m estilos, Isabel Pêgo do P.Porto nos 100 m livres, Rafaela Azevedo da NOVA nos 50 m costas, Angélica André do IPMAIA nos 100 m bruços, Ana Guedes da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) nos 50 m mariposa, e Joana Cardeal do IPV nos 400 m livres. Francisca Mesquita, Beatriz Casal, Rafaela Azevedo e Maria Armas da NOVA ganharam o ouro nos 4x50 m livres, Francisco Zenza, João Oliveira, Ricardo Rocha e Gaspar Lina do P.Porto nos 4x50 m estilos, Miguel Silva do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) nos 50 m livres, Rodrigo Cunha da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) nos 100 m costas, Francisco Nunes da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) nos 50 m bruços, Kevins Apseniece da Universidade do Porto (U.Porto) nos 100 m mariposa, Rafael Simões da AAUMinho nos 200 m estilos, Tomás Lopes da AAUMinho nos 100 m livres, Bruno Machado da U.PORTO nos 50 m costas, Rafael Simões da AAUMinho nos 100 m bruços, Diogo Carvalho da AAC nos 50 m mariposa, Lucas Bastos da AAC nos 400 m livres e Lucas Bastos, Rodrigo Reis, João Pereira e Diogo Carvalho da AAC nos 4x50 m livres.

 

Francisca Mesquita com 1:03.33 nos 100m mariposa, Angélica André com 2:20.23 nos 200m estilos e Isabel Pêgo com 00:26.70 nos 50m livres, bateram os recordes nacionais universitários e elevaram a fasquia para futuras edições da competição.

 

Nas cerimónias protocolares estiveram presentes o administrador da FADU, Francisco Garcia, o vice-presidente para a área do Desportivo Nacional da FADU, Rui Sousa, o diretor do Centro Desportivo da U.Porto, Bruno Almeida, o vereador da Camara Municipal de Matosinhos, Vasco Pinho, e o administrador da Matosinhos Sport, Henrique Calisto.

Vem aí a fase decisiva no apuramento do futsal feminino

 

 

Em fevereiro e março joga-se a derradeira fase de apuramento NCS (Norte Centro e Sul) do Campeonato Nacional Universitário feminino de futsal. Os jogos da segunda jornada concentrada estão marcados para os dias 16 e 17 de fevereiro e irão decorrer em Coimbra e Castelo Branco.

 

A Associação Académica de Coimbra (AAC), a Associação Académica de Trás os Montes e Alto Douro (AAUTAD) e a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), da zona norte, e o Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém), o Politécnico de Leiria (P.Leiria) e a Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), da zona sul, estão na frente do apuramento NCS.

 

A segunda fase de apuramento irá decorrer com as três melhores equipas de cada zona, nos dias 7 e 8 de março. 

 

Campeãs mundiais universitárias de futsal nomeadas para equipa do ano

 

A Seleção Nacional Universitária feminina de futsal, que em julho passado conquistou o título de campeã mundial universitária, em Braga, foi nomeada para equipa do ano pela Confederação do Desporto de Portugal. As votações decorrem até dia 31 de janeiro e os resultados serão conhecidos a 1 de fevereiro, na gala anual organizada pela confederação. 

 

No lote de equipas nomeadas estão a Seleção Nacional masculina de andebol sub-20, a equipa masculina de juniores de futebol do Sport Lisboa e Benfica, a Seleção Nacional sénior masculina de futsal e a equipa sénior masculina de trampolim  (ginástica).

 

De referir que o ouro conquistado pela Seleção Nacional Universitária feminina de futsal foi um feito alcançado pela primeira vez e que o primeiro lugar foi conquistado após uma final decidida nas grandes penalidades, frente à congénere do Brasil. 

Arronches volta a receber nacional de Duatlo

 

 

Pelo segundo ano consecutivo, o Campeonato Nacional Universitário de Duatlo decorrerá em Arronches, Portalegre. A competição está marcada para a tarde do dia 11 de fevereiro.

 

O evento desportivo, que decorrerá em conjunto com a prova da Federação Portuguesa de Triatlo - Campeonato Nacional de Clubes e Campeonato Nacional Individual de Duatlo sprint, tem o período de acreditação previsto decorrer das 12h30 às 14h30, no Estádio Municipal de Arronches, e o início da prova para as 15h30. 

 

Na época 2021/2022, Beatriz Ferreira da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa e João Queirós da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa foram os medalhas de ouro. 

Basquetebol 3x3 marcado para o Funchal

 

 

A 6 e 7 de março, o Funchal recebe o Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Basquetebol 3x3, que juntará na Madeira dezenas de estudantes-atletas. Em causa estão os títulos de campeões feminino e masculino e ainda o vencedor do troféu coletivo.


Os jogos decorrerão na Praça do Povo e a competição tem como parceiros a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia do Governo Regional da Região Autónoma da Madeira e a Câmara Municipal do Funchal, sendo uma organização conjunta da FADU, Académica da Madeira e Associação de Basquetebol da Madeira.


Na época passada, as equipas que subiram ao primeiro lugar do pódio foram, na competição feminina, a Universidade do Porto e, na competição masculina, a Associação Académica da Universidade de Aveiro. A Universidade do Porto levantou o troféu coletivo.

Membros da FADU reúnem com comité da EUSA

 

Uma comitiva da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), liderada pelo presidente Ricardo Nora, esteve por estes dias de visita à capital da Eslovénia, Lujbliana, para reunir com um comité da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), com destaque para a presença do presidente da EUSA, Adam Roczek. A ocasião serviu para dar a conhecer alguns dos novos elementos que agora integram a estrutura diretiva e operacional da FADU e para falar de futuras colaborações entre as duas entidades que tutelam o desporto universitário em Portugal e na Europa. 

 

De Portugal viajaram, além do presidente da FADU, o vice-presidente, Gabriel Tavares, o secretário-geral, Arménio Coelho, e o responsável pelo Gabinete de Apoio à Atividade Internacional, Marco Oliveira. Nas reuniões levadas a cabo nos últimos três dias foram abordadas as organizações dos três campeonatos europeus universitários que o País vai acolher em 2023 - em Braga, Aveiro e Lisboa - assim como parcerias futuras, quer na organização de eventos, quer no desenvolvimento de projetos educativos. O encontro entre presidentes permitiu ainda que o convite para que Adam Roczek marque presença no aniversário da FADU e nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários fosse feito presencialmente. 

 

Recorde-se que o Campeonato Europeu Universitário de Voleibol decorrerá na cidade dos arcebispos de 16 a 23 de julho, o Campeonato Europeu Universitário de Basquetebol está previsto decorrer entre 23 e 31 de julho na cidade de Aveiro, e que o Campeonato Europeu Universitário de Rugby 7s está previsto decorrer no início de setembro na capital portuguesa. 

Sete equipas na corrida por um lugar na fase final do rugby sevens

 

Sete equipas irão disputar a jornada de apuramento NCS (Norte Centro e Sul) de acesso ao Campeonato Nacional Universitário masculino de Rugby 7s, nos dias 28 e 29 de março. 

 

Na corrida para os três lugares disponíveis para a fase final da competição, que terá lugar em Viana do Castelo, estão: Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), a Associação Académica de Trás os Montes e Alto Douro (AAUTAD), a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP), do Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) e do Instituto Politécnico de Tomar (IPTomar). 

 

Os jogos da jornada de apuramento, que arrancam divididos por grupos de quatro e três equipas, irão decorrer no Complexo Desportivo de Évora, com organização local da AAUE. 

Início de março desvenda equipas presentes nas decisões do andebol

 

Quatro equipas disputam o acesso à fase final do Campeonato Nacional Universitário feminino de andebol, que terá lugar na cidade de Viana do Castelo. A jornada de apuramento está marcada para os dias 1 e 2 de março, em Leiria.

 

A Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), o Politécnico de Leiria (P.Leiria) e a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) estão na corrida. Na época passada, as três primeiras chegaram às meias-finais da competição, tendo protagonizado jogos com emoção do início ao fim. Às equipas apuradas na zona NCS (Norte Centro e Sul) juntam-se as equipas que se apurarem nos Campeonatos Universitários de Lisboa e nos Campeonatos Académicos do Porto. 

 

No masculino, a segunda jornada concentrada está marcada para os dias 1, 2 e 3 de março, também na cidade de Leiria. Após os jogos da jornada inaugural e com 10 pontos cada, AAUAv e AAUBI partem à frente na corrida para as Fases Finais. 

Lutas pelo ouro no Karaté marcadas para fevereiro

 

O Campeonato Nacional Universitário de Karaté, com competição no feminino e masculino, decorrerá a 18 de fevereiro, no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária de Felgueiras. Em disputa vão estar os títulos nas categorias de -50kg, -55kg, -61kg e -68kg e +68kg no feminino, e -60kg, -67kg, -75kg, -84kg e +84kg no masculino.

 

Na época anterior, em Faro, o Politécnico do Porto (P.Porto) conquistou o troféu coletivo. De referir que em 2023 haverá Campeonato Europeu Universitário de Karaté, em Zagreb (Croácia), de 20 a 23 de julho.  As condições de participação e inscrição já foram divulgadas pelo Gabinete de Apoio à Atividade Internacional da FADU. 

 

Este campeonato tem a organização conjunta da Federação Académica do Desporto Universitário e do P.Porto.

Piscina da Senhora da Hora recebe competição de natação

 

O Campeonato Nacional Universitário de Natação (piscina curta) marca o início das competições da FADU em 2023. No total, entre feminino e masculino, serão realizadas 24 provas, na tarde de 29 de janeiro.

 

As provas e títulos que estarão em disputa são: 4X50 estilos, 50 livres, 100 costas, 50 bruços, 100 mariposa, 200 estilos, 100 livres, 50 costas, 100 bruços, 50 mariposa, 400 livres e 4X50 livres.

 

A competição decorrerá na Piscina Municipal da Senhora da Hora, em Matosinhos, local onde em dezembro de 2021 a Universidade do Porto (U.Porto) conquistou o troféu coletivo. A Universidade do Porto e o respetivo Centro Desportivo fazem parte da organização local do evento.

Apoios institucionais

      IPDJ                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

CISION

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?