Notícias

Estudante-atleta da AEFADEUP representa Portugal no FISU eSports Challenge Football

 

O desporto universitário português estará representado por João Goulart no FISU eSports Challenge Football. O estudante-atleta da Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto alcançou o quarto posto no Challenge CNU Futebol 11 – FIFA 20, e vai agora participar na competição internacional, que arranca a 6 de julho.

 

As inscrições estão abertas até dia 30 de junho e o campeão ou campeã – uma vez que o torneio é aberto quer a participantes femininas quer a participantes masculinos -, será conhecido a 16 de julho. Cada federação pode inscrever um participante de cada género, sendo requisito a frequência no ensino superior ou que o participante tenha terminado o seu percurso académico no último ano.

 

À semelhança das iniciativas de eSports promovidas pela FADU no período de quarentena, com o objetivo de combater o isolamento, também a Federação Internacional do Desporto Universitário optou por promover as suas competições online, num ano em que foi cancelada a maior parte dos mundiais em agenda.

Vencedor do Students Leaders Challenge entende que eSports têm muito potencial

 

 

João Bastos, dirigente na Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (aeISEP) foi o vencedor do Students Leaders Challenge (SLC), torneio de FIFA 20 que reuniu em competição 20 dirigentes estudantis de associações e federações académicas e de estudantes de várias zonas do País. 

 

'Gostei bastante desta experiência. Já fui a dois Campeonatos Nacionais Universitários de futebol 11 e esta competição fez-me sentir um pouco esse ambiente, num contexto mais lúdico, mas com competitividade', disse o vencedor do desafio SLC. 'Conheci dirigentes que talvez não tivesse conhecido se não fosse esta iniciativa', reconheceu ainda, ele que associa o gosto pelo futebol ao gosto pelos videojogos, no seu caso particular. 'Costumo jogar, o futebol é a minha paixão e por consequência sou fã e jogador de FIFA desde 2010. É o único jogo que me leva a ser verdadeiramente competitivo'. 

 

Quanto à possibilidade de ver o mundo dos eSports cruzarem-se de forma mais séria com as competições universitárias, o dirigente da aeISEP entende que faz todo o sentido. 'É um mundo novo e acho que deve ser algo diferenciado dos CNU, mas é imperativo seguir esse caminho. Será uma boa oportunidade para quem quer demonstrar as suas capacidades e talvez conseguir ter algum retorno a nível profissional no futuro'. João Bastos entende que 'público alvo existe bastante' dentro do meio universitário e que o projeto eSports tem tudo para ser 'mais uma iniciativa de sucesso' da FADU.

 

A competição, de caráter amigável, veio no seguimento da aposta da FADU no mundo dos eSports, projeto há muito em agenda e que em tempos de pandemia foi um caminho no combate ao isolamento da comunidade do desporto universitário. Recorde-se que antes deste desafio houve o Challenge CNU Futebol 11 - FIFA 20, em que participaram estudantes-atletas inscritos no Campeonato Nacional Universitário de Futebol 11, que devido à pandemia parou na fase de apuramento.

 

 

 

 

Vem aí o Students Leaders Challenge - FIFA 20

 

 

Arranca no dia 18 de maio o Students Leaders Challenge - FIFA 20, torneio amigável disputado entre dirigentes estudantis ligados ao Desporto Universitário. A competição insere-se no mote #Jogamosemcasa, sob o qual a FADU tem levado a cabo algumas iniciativas com o objetivo de combater o isolamento social durante o cumprimento das indicações dadas pela Direção-Geral de Saúde, no período de quarentena devido à covid-19. 

 

Os jogos serão disputados através da plataforma PS4 no formato FIFA 20, transmitidos na conta Twitch da FADU Portugal, sendo que cada instituição deverá eleger um dirigente que a represente do início ao fim da competição. O objetivo do torneio passa também por manter as relações de proximidade entre os dirigentes das várias instituições ligadas ao desporto no âmbito universitário. 

 

De referir que esta semana terminou o Challenge CNU Futebol 11 - FIFA 20, onde a Associação dos Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana (AEFMH) se sagrou campeã, depois de na final contra a Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE) ter ganho por 5-1. O torneio, que decorreu nos mesmos moldes, colheu amplo entusiasmo na comunidade universitária. 'Tivemos indicadores muito positivos nesse primeiro teste, o que nos levou a querer continuar a ter este tipo de competição num registo amigável, que aproxima todos os que, pelos motivos amplamente conhecidos, não podem agora estar a competir, a praticar exercício ou nas tarefas que compete a cada um dentro do dirigismo estudantil’, frisou o presidente da FADU, André Reis.

 

A inscrições para o torneio arrancam esta sexta-feira, prolongam-se até à próxima quinta-feira, e deverão ser feitas através do e-mail esports@fadu.pt. O regulamento pode ser consultado aqui

Fase Final do Challenge CNU Futebol 11 - FIFA 20 arranca esta segunda-feira

 

O Challenge CNU Futebol 11 - FIFA 20 entra esta semana na Fase Final, com os quartos de final, as meias-finais e final a disputarem-se entre segunda e quarta-feira. O grande vencedor da primeira incursão da FADU pelo mundo eSports - ainda que em modo amigável - será conhecido a partir das 22h30 de dia 6 de maio, a disputa pelo terceiro lugar do pódio começa meia-hora antes. 

 

Em competição estão ainda os representantes da Associação Académica de Coimbra (AAC), da Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP), da Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP), da Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), da Associação de Estudantes da Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa (AEFEUNL), da Associação dos Estudantes da Faculdade Motricidade Humana (AEFMH) e do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC). As equipas chegam a esta fase depois das fases de apuramento Norte Centro e Sul, Final Four do Campeonato Universitário de Lisboa e Campeonato Académico do Porto, a que se juntou a equipa da AAUBI, que este ano seria anfitriã nas Fases Finais dos campeonatos Nacionais Universitários fora do mundo virtual.

 

Gonçalo “BombNuker” Miguéis, um dos responsáveis pelo crescimento do FIFA em Portugal e um dos mais reputados comentadores de esports, será o comentador da Fase Final do Challenge CNU Futebol 11 - FIFA 20. BombNuker conta já com seis anos de experiência e no currículo tem presenças nas principais competições de FIFA nacionais e algumas internacionais, como o Mundial disputado no ano passado no O2 Arena, em Londres.

 

Todos os jogos serão transmitidos nas contas de Twitch, Facebook e YouTube da FADU Portugal.

 

FADU estreia-se nos eSports com o Challenge CNU Futebol 11 no FIFA 20

 

 

Arranca na quinta-feira o 'Challenge CNU Futebol 11 – FIFA 20', torneio amigável que marca o início da incursão da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) pelo mundo do gaming. Sob o mote #jogamosemcasa, já utilizado para conversas em direto no instagram com estudantes-atletas ligados ao desporto universitário, a competição arranca com a colaboração da Federação Académica do Porto (FAP) e da Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa (ADESL).

 

O torneio virtual, realizado através do FIFA 20 e transmitido nas redes sociais Facebook e Twitch da FADU, decorrerá de 16 de abril a 5 de maio, com jogos agendados entre as 20h30 e as 22 horas, e conta com a conclusão simbólica das fases de apuramento do Porto e Lisboa e ainda da 2.ª jornada concentrada do apuramento da zona Norte Centro e Sul (NCS), num modelo competitivo igual ao adotado no Campeonato Nacional Universitário de Futebol 11. Está ainda prevista a organização da respetiva fase final. Apesar da competição decorrer num registo amigável, os clubes FADU serão representados por estudantes-atletas inscritos no Campeonato Nacional Universitário de Futebol 11 da atual época desportiva.

 

Esta foi, segundo o presidente da FADU, André Reis, 'uma das formas encontradas pela FADU para apelar ao cumprimento rigoroso das recomendações da Direção Geral da Saúde no âmbito da pandemia Covid-19, combatendo simultaneamente o isolamento social e promovendo o bem-estar dos estudantes do Ensino Superior', acrescentando que 'esta será uma excelente oportunidade para a FADU se estrear no mundo dos eSports que tem muitos seguidores na comunidade estudantil do Ensino Superior e que já há alguns anos tem vindo a ser trabalhado pela Federação Internacional do Desporto Universitário'.

 

As inscrições estão oficialmente abertas e o regulamento pode ser consultado aqui.

Instalações da FADU cedidas para hospital de campanha

 

 

O Estádio Universitário de Lisboa, onde está sediada a Federação Académica do Desporto Universitário, será utilizado como hospital de campanha para acolher doentes do Hospital de Santa Maria. O objetivo é disponibilizar mais camas no hospital para tratar os pacientes com covid-19. Parte da sede da FADU, com duas salas, uma zona de refeição, casas de banho e hall de entrada, servirá para uso exclusivo do pessoal médico recrutado para o efeito.

 

Prevê-se que o hospital de campanha esteja em funcionamento nas instalações do Estádio Universitário de Lisboa durante os próximos três meses, previsão que está dependente do evoluir da situação. O hospital de campanha terá cerca de 500 camas, para tratar pacientes com outras patologias que não a covid-19, e que estejam neste momento nas enfermarias do Hospital de Santa Maria, libertando camas para o possível aumento de casos nos próximos tempos.

 

'Este é o momento da comunidade do desporto universitário dizer presente ao esforço nacional de combate à covid-19. Tantas vezes os estudantes-atletas contaram com o apoio dos profissionais de saúde, agora chegou a nossa vez de retribuir. Assim que fui contactado pela Universidade de Lisboa e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior disse imediatamente presente. A FADU estará, naturalmente, ao lado de todos os portugueses neste momento difícil', vincou o presidente da FADU, André Reis.

 

Até ao momento, Portugal contabiliza 2995 casos confirmados, 22 recuperados, 43 vítimas e 21155 casos suspeitos. Segundo a ministra da Saúde, Marta Temido, estima-se que o pico da epidemia no País seja atingido a meio do mês de abril.

FADU procura criativo para Gabinete de Comunicação e Imagem

 

A Federação Académica do Desporto Universitário procura alguém criativo, com competências nas áreas do Design/Multimédia, para integrar o Gabinete de Comunicação e Imagem. As candidaturas ao cargo deverão ser submetidas até dia 30 de junho e os candidatos deverão ser licenciados.

 

O objetivo da FADU passa por recrutar alguém com capacidade para acrescentar valor à imagem da federação, nomeadamente com a criação e edição de conteúdos de design e multimédia para site e redes sociais. O perfil pretendido terá também de ter capacidade de dar contributos na planificação e gestão da marca FADU e da dos seus parceiros, nos eventos de âmbito desportivo e em eventos como a Gala do Desporto Universitário ou o evento de atribuição de Bolsas de Educação Jogos Santa Casa.

 

O vencimento mensal ilíquido é de 1056,00€, com contrato de nove meses e, preferencialmente, com as funções a serem desempenhadas na sede, em Lisboa.

 

Consulte os termos da candidatura aqui.

Aluno do ISMAI vence II Edição do Centro de Estudos da Liga Portugal

 

 

Adriano Fernandes, mestre em Gestão Desportiva no Instituto Superior da Maia (ISMAI), venceu a II Edição do Centro de Estudos levado a cabo pela Fundação Futebol da Liga Portugal, com o apoio da FADU, Sabseg e Ernst & Young (EY). Com o trabalho 'Aplicação de uma secção de eSports num clube desportivo', Adriano Fernandes foi premiado com 2000 euros e um estágio remunerado na Liga Portugal, com a duração de seis meses.

 

Com o trabalho 'Conceito SmartWay', Nuno Aguiar Branco, licenciado em Gestão de Marketing no Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM) e aluno da pós-graduação de Comunicação no Futebol Profissional da Liga Portugal, conquistou o segundo lugar e terá agora direito a um estágio remunerado de seis meses na EY e a receber um prémio no valor de 1500 euros.

 

O terceiro lugar foi atribuído a Rafael Ribeiro Santos, licenciado em Direito e pós-graduado em Direito Judiciário e mestre em Direito dos Contratos e da Empresa pela Universidade do Minho. O trabalho com o tema 'Responsabilidade Civil em Eventos Desportivos: a ponderação da (i)licitude e o seguro desportivo obrigatório' valeu-lhe 1000 euros e um estágio remunerado na SABSEG durante meio ano. Rafael Ribeiro Santos já tinha também ganho o prémio PNED na XII Gala do Desporto Universitário. 

 

O projeto, a que concorrem ex-alunos do Ensino Superior, tem como objetivo promover a investigação científica e tecnológica no futebol, divulgar estudos e promover a inovação e a criação de valor. De referir ainda que os trabalhos foram avaliados por um júri, composto pelo secretário geral da FADU, Manuel Veloso, pela diretora executiva da Liga Portugal, Susana Rodas, pela diretora executiva coordenadora da Liga Portugal, Sónia Carneiro, e por representantes dos parceiros da iniciativa, Sabseg e EY.  

 

 

AEFMH vence Challenge CNU Futebol 11 - FIFA 20

 

 

A Associação dos Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana (AEFMH) venceu o Challenge CNU Futebol 11 - FIFA 20, que decorreu de 16 de abril a 6 de maio e que marcou o início da incursão da FADU pelo mundo dos eSports.

 

Daniel Lamego esteve 'aos comandos' pela AEFMH nesta competição amigável em que a Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), com Luís Ramos, e a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), representada por Gonçalo Lopes, completaram o pódio, ficando em segundo e terceiro lugares, respetivamente. 

 

A competição deu continuidade virtual às fases de apuramento do Campeonato Nacional Universitário de Futebol 11, com a Final Four do Campeonato Universitário de Lisboa, o Campeonato Académico do Porto e também o apuramento Norte, Centro e Sul. 

 

 

 

Competições oficiais universitárias não serão retomadas até final do ano letivo

 

 

Após a primeira reunião do grupo de trabalho para discussão do impacto da Covid-19 na época desportiva universitária ficou definido que as competições oficiais universitárias não serão retomadas até final do ano letivo em vigor. O grupo, que reúne elementos da estrutura interna da FADU e outros membros e entidades do universo organizacional da federação, entendeu que não estão reunidas condições para realizar as provas em falta na época 2019/2020.

 

Segundo comunicado, serão necessárias mais informações das autoridades competentes e das Instituições de Ensino Superior para que se possa perspetivar uma eventual remarcação de provas. É opinião geral a de que, na calendarização de provas, devam ser consideradas as medidas e recomendações de segurança e saúde sobretudo as relacionadas com a realização de eventos concentrados, e também o período de preparação dos estudantes-atletas, de forma a garantir a integridade física de quem participa nas provas.

 

A direção da FADU continuará a estar atenta ao evoluir da situação e, além de ter em conta as recomendações do grupo de trabalho, terá disponibilidade para ouvir os demais clubes, associados e outras entidades e organizações do sistema desportivo e do ensino superior.

 

Consulte o comunicado na íntegra aqui.

FADU cria grupo de trabalho para discussão do impacto da Covid-19

 

A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) criou esta semana um grupo de trabalho para discutir o impacto da Covid-19 na época desportiva universitária. A formação deste grupo surge um mês após ter sido anunciada a suspensão das atividades e eventos da FADU planeados para os próximos meses.

 

Segundo o comunicado emitido esta terça-feira, é previsível que o cenário de pandemia ‘continue a afetar nos próximos tempos a organização, funcionamento e atividade não só da FADU, mas também de clubes, associados, instituições de ensino superior e agentes desportivos, em particular dos estudantes -atletas’. Além das competições nacionais a propagação do vírus tem também impacto no plano internacional, tendo a Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) cancelado Campeonatos Mundiais Universitários previstos até agosto e a Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA) adiado os Jogos Europeus Universitários para julho de 2021, que estavam inicialmente previstos para julho deste ano, em Belgrado.

 

Tendo em conta este cenário sem precedentes na história contemporânea do desporto e da humanidade, a FADU decidiu ciar um grupo de trabalho extraordinário de acompanhamento, para avaliar o impacto global da crise da Covid-19 e analisar possíveis cenários e alterações ao calendário desportivo. O grupo de trabalho assume a forma consultiva, é constituído por elementos da estrutura interna da FADU, integrando ainda um número de membros e entidades que procura abranger os diferentes níveis de organização do universo da federação. Este grupo reunirá sempre que se justifique e após cada reunião será emitido um comunicado com as principais conclusões.

 

 

Membros do grupo de trabalho:

 

André Reis - Presidente da FADU

Bruno Fragueiro - Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Nuno Reis - Presidente do Conselho Fiscal

Rui Freire - Administrador da Direção

Eric Habibo - Vice-presidente da Direção para a área internacional /europeus

Rafael Bento - Vice-presidente da Direção para a área desportiva nacional

Manuel Veloso - Secretário-geral

Cédric Vieira - Diretor do Departamento Desportivo Nacional

Bruno Barracosa - Representante português no Comité Executivo da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA)

Alexandre Rua - Presidente da Associação Desportiva do EnsinoSuperior de Lisboa (CUL)

Marcos Alves Teixeira - Presidente da Federação Académica do Porto (CAP)

Rui Oliveira - Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (NCS) – clube NCS com mais atletas filiados na FADU na época anterior

Ricardo Nora - Presidente da AAUBI e da Comissão Organizadora dos CNU-Fases Finais 2019//2020

Mário Santos - Representante do CRUP na Assembleia Geral da FADU (Delegado designado)

Paulo Santos - Representante do CCISP na Assembleia Geral da FADU (Delegado designado)

 

Este grupo de trabalho será suportado e apoiado pelos seguintes membros e serviços da FADU:

 

- Equipa médica coordenadora - Serviço Jurídico

- Órgãos Sociais - Gabinete Financeiro

- Gabinete de Comunicação e Imagem

- Gabinete de Apoio à Atividade Internacional

'Jogamos em casa com...' estreia esta quarta-feira

 

Estreia esta quarta-feira, no Instagram da Federação Académica do Desporto Universitário, a rubrica 'Jogamos em casa com...', onde serão entrevistados, em direto, estudantes-atletas que passaram pelas competições do desporto universitário ou que ainda estão a fazer esse percurso, nas várias modalidades.

 

A primeira entrevistada será Filipa Martins, que representou a Universidade do Porto nas competições nacionais da FADU, e que competiu por Portugal nas universíadas de Gwangju e Taipé, na Ginástica Artística. A ginasta faz ainda parte da lista de atletas que estará nos Jogos Olímpicos de Tóquio, remarcados para o próximo ano.

 

As entrevistas serão conduzidas por Ricardo Mendes, youtuber português que também passou pelo desporto universitário, entre as 21h30 e as 22 horas, durante a semana. Todos os entrevistados serão anunciados previamente e a conversa passará por saber um pouco mais sobre como cada um está a viver o período de quarentena provocado pelo corona vírus, algumas curiosidades, além da natural abordagem sobre o percurso e conquistas no desporto.

 

 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?