Notícias

Aproximam-se as decisões na fase de grupos

 

A fase de grupos entrou na fase decisiva. Esta quarta-feira decidir-se-á quem irá disputar as meias-finais nas cinco modalidades com competição na segunda semana das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários 2022. As finais estão marcadas para sexta-feira e terão transmissão em direto no Facebook da FADU.

 

As redes de voleibol, a postos nas Cortes (Pavilhão do Lis), atestaram a invencibilidade – até ao momento - da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), da Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP), da Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto (AEFEP) e da Associação Académica da Universidade de Aveiro, no voleibol masculino. No feminino, e com seis pontos cada, lideram as equipas da AAUMinho, AAUAv e da Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (AEICBAS).

 

O Pavilhão Municipal do Souto da Carpalhosa recebeu mais quatro partidas esta terça-feira, e os vencedores de ontem continuaram invictos. Politécnico de Leiria (P.Leiria), AAUMinho, Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) e Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) não conheceram ainda o sabor da derrota. Esta quarta-feira é o tira teimas, as quatro equipas defrontam-se entre si nos respetivos grupos.

 

A Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (aeISEP) e a AAUMinho, no grupo A, e a AAUAv, no grupo B, somam seis pontos - na competição de andebol masculino - e vão para o terceiro dia de jogos da fase de grupos em vantagem, sendo que os estuantes-atletas de Minho e Porto irão defrontar-se no último jogo do grupo.

 

Na Marinha Grande jogou-se pelo título de campeão nacional universitário de basquetebol masculino. A liderar os respetivos grupos, com quatro pontos cada, estão as equipas da Associação dos Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana (AEFMH) e da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Vem aí a primeira iniciativa da Academia de líderes!

 

 

A Academia FADU leva a cabo uma atividade no âmbito da formação de líderes, direcionada para todos os dirigentes e agentes desportivos envolvidos no desporto universitário. A iniciativa da Academia de Líderes decorrerá nos dias 8, 9 e 10 de junho, na região de Lisboa e Vale do Tejo.

 

Nesta primeira edição, a atividade contará com visita às instalações do Comité Olímpico de Portugal, do Centro de Alto Rendimento do Jamor e da Academia de Formação do Sporting Clube de Portugal – Academia Cristiano Ronaldo. Além disso, ao longo dos três dias haverá sessões de formação, entre outras atividades que constarão no programa de atividades. As inscrições já se encontram abertas e a primeira fase vai até 1 de junho.

 

A Academia de Líderes da FADU é um programa de formação que pretende melhorar as competências dos dirigentes associativos estudantis e, por outro, contribuir para a criação de uma rede nacional de dirigentes com formação para que, mesmo no futuro, depois de esses estudantes completarem a sua formação superior e deixarem as respetivas associações, possam continuar ligados ao desporto português, seja por via de clubes locais, associações, federações ou outros organismos desportivos.

AAUAv, AEIST e AEFEUNL fizeram soar a música we are the Champions

 

 

Sexta-feira é dia de decisões nas Fases Finais e esta época não é exceção. A Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) confirmou a hegemonia que vem demonstrando ao longo das últimas épocas e levantou o troféu de ouro nos Pousos, depois de ganhar (63-58) à Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST). Seguiu-se o futsal e aí a AEIST teve outra felicidade e alcançou o bicampeonato frente à Associação dos Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana (AEFMH), tendo ganho por 4-2, numa final que ineditamente opôs duas equipas de Lisboa. No futebol, levantou o troféu dourado a equipa da Associação de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (AEFEUNL), que venceu por 1-0 a equipa da Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto (AEFEP).

 

A AEFMH completou o pódio no basquetebol feminino, tendo ganho à equipa da Universidade Nova de Lisboa por 50-34. No futsal, foi a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) a ficar com o bronze, depois de golear a Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP) por 8-0. No futebol, após prolongamento, o Instituto Politécnico de Viseu venceu (3-2) o Instituto Politécnico de Coimbra e alcançou o terceiro lugar do Campeonato Nacional Universitário.

 

De referir que todas as equipas campeãs nas Fases Finais 2022 carimbam passaporte para os Jogos Europeus Universitários organizados pela EUSA (Associação Europeia do Desporto Universitário). A edição deste ano decorrerá na cidade de Lodz, na Polónia.

 

As Fases Finais retomam na segunda-feira, depois dos apuramentos do play-off, que decorrem no domingo.

Aveiro e U.Porto na final de andebol feminino

 

A Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) e a Universidade do Porto (U.Porto) são finalistas do Campeonato Nacional Universitário de andebol. As aveirenses venceram a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) por 30-27, e as estudantes-atletas vindas da cidade do Porto venceram a equipa da casa, P.Leiria, por 15-14.

 

Esta quarta-feira também se jogaram partidas da fase de grupos no futebol 11, onde o destaque vai para a equipa do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) que venceu a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP) por 6-1 no campo do GRAP. A Associação de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (AEFEUNL) empatou a duas bolas com a equipa de Leiria (P.Leiria). Na parte da tarde, a Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE) e a Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto (AEFEP) terminaram com um nulo no marcador e o Instituto Politécnico de Viseu (IPV) venceu a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) por 2-0.

 

No futsal feminino, a equipa da Associação Académica de Coimbra goleou (9-0) frente à equipa da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia (AEFCT), a Associação dos Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana (AEFMH) venceu a Associação de Estudantes do Instituto Superior da Maia (AEISMAI) por 7-1. A equipa da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) venceu o P.Leiria por 4-1. A Associação Académica da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP) venceu a equipa a equipa da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) por 2-1.

 

O Pavilhão do Lis e o Pavilhão do Sporting Clube Marinhense receberam as partidas de basquetebol de hoje, tendo a AEFADEUP vencido a AEIST por 48-38, e a Universidade Nova de Lisboa ganho à AAUMinho por 55-41. A AAUAv venceu a AEFEUP por 65-23 e a AAUE perdeu frente à AEFMH (22-43).

 

Primeiro dia de competições das Fases Finais arrancou com 16 jogos

 

Arrancaram esta segunda-feira as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, que este ano decorrem em Leiria e na Marinha Grande. Às emoções do desporto universitário, proporcionadas pelos 16 jogos realizados, junta-se o facto de ser o primeiro evento desta dimensão a realizar-se nos moldes pré-pandemia.

 

No basquetebol feminino, a Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) venceu a Universidade Nova de Lisboa por 53-43 e a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) venceu a Associação dos Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP) por 46-43, em jogos a contar para o grupo A. No grupo B, a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) venceu a Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE) por 79-36 e a Associação dos Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana (AEFMH) venceu a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP) por 44-39.

 

No campo do GRAP jogou-se pelo título no futebol 11, a AEFEP goleou a AEFML por 6-1, o IPV ganhou à AAUE (1-0), o IPC ganhou ao P.Leiria por 3-1 e o jogo entre a AEFEUP e Associação de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (AEFEUNL) terminou a zeros.

 

No andebol feminino, a AAUMinho venceu a AEISCAP por 20-13, o Politécnico e Leiria (P.Leiria) ganhou em casa frente à Associação de Estudantes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (AEISCAP) por 23-17, a Universidade do Porto venceu a AAUAv (19-16), tendo depois a AAUAv vencido a AEIST por 22-10.

 

Logo pela manhã e no futsal feminino o destaque vai para as equipas de Lisboa, com uma vitória da Associação dos Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana (AEFMH), por 10-0, frente ao P.Leiria, tendo a AEIST vencido (6-0) a Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologias (AEFCT). Também a Associação Académica da Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro (AAUTAD) venceu a Associação de Estudantes do Instituto Superior da Maia (AEISMAI) com uma diferença significativa (5-1), e a Associação Académica de Coimbra (AAC) venceu a AEFADEUP por 2-1.

 

 

IPC defende título de campeão em casa

 

 

O Campeonato Nacional Universitário de rugby 7 está marcado para os dias 30 e 31 de maio e irá decorrer em Coimbra. A fase final da competição será disputada entre oito equipas masculinas e é em casa que a equipa do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) defenderá o título de campeão.

 

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), a Associação de Estudantes do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (AEISCTE-IUL), a Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), a Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST), a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP), a Associação dos Estudantes do Instituto Superior de Agronomia (AEISA) e a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD), além do IPC, serão as equipas a disputar o troféu de cor dourada.

 

Os jogos decorrerão no Rugby Agrária Coimbra, e a organização local do evento desportivo estará a cargo do IPC.

Domingo de play-offs desvenda últimas equipas a entrar nas Fases Finais

 

O primeiro dia da semana é dia de play-offs nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários. Este domingo realizaram-se cinco jogos de acesso à fase de grupos e cinco equipas, quatro masculinas (futsal, andebol, basquetebol e voleibol) e uma feminina (voleibol) entraram na luta por um troféu nesta edição.

 

Abrindo as hostilidades das competições do dia, no Pavilhão de Regueira de Pontes, a equipa de futsal masculino do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) defrontou a equipa da Associação Académica da Universidade dos Açores (AAUA). Com uma vitória por 6-1, o IPC irá juntar-se ao grupo B, onde estão a Associação de Estudantes do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa (AEISCTE-IUL), a Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto (AEFEP) e a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI).

 

No basquetebol masculino, o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCBranco) e a AAUA lutaram pelo apuramento no Pavilhão Lis, onde os beirões levaram a melhor (vitória por 58-16), e garantiram o seu lugar no grupo A, onde irão encontrar a Associação dos Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana (AEFMH), a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP) e a Associação Académica de Coimbra (AAC).

 

Na Marinha Grande, no pavilhão Nery Capucho, foi a vez de Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE) e AAUA mostrarem ao que vinham no andebol masculino. Com um resultado de 32-13, a AAUE carimbou o passaporte para o grupo A, tendo pela frente equipas como a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), a Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (aeISEP) e a AEISCTE-IUL.

 

No voleibol feminino, a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) venceu a AAUA por 2-0 (com parciais de 25-17 e 25-15) e celebrou o apuramento. Terá agora pela frente, no grupo B, a AAUMinho, a Associação de Estudantes de Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (AEICBAS) e a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina (AEFML). No masculino, as mesmas equipas em duelo, resultado semelhante. A AAUTAD avançou na competição, com um resultado de 2-0 (25-21 e 25-20) e segue agora para o grupo B, o mesmo onde estão as equipas da Associação Académica da Universidade do Aveiro (AAUAv), da AEFEP e da Universidade de Lisboa (ULisboa).

Golfe marcado para o Carvoeiro

 

O Campeonato Nacional Universitário de golfe está marcado para os dias 11 e 12 de junho e decorrerá nos campos de golfe de Gramacho e Vale da Pinta, no Carvoeiro (Lagoa).

 

A competição decorrerá no feminino e masculino e contará com a organização local da Associação Académica da Universidade do Algarve e da Federação Portuguesa de Golfe.

 

As inscrições, que deverão ser feitas através dos clubes FADU por parte dos estudantes-atletas, estão abertas e o primeiro prazo irá até dia 7 de junho.

Aveiro festejou o primeiro título das Fases Finais 2022

 

As estudantes-atletas da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) sagraram-se campeãs nacionais universitárias de andebol feminino esta quinta-feira, depois de vencerem na final (24-23) a Universidade do Porto. Antes disso, a Associação Académica da Universidade do Minho venceu a equipa da casa, o Politécnico de Leiria, por 23-19 e foi ao pódio receber o troféu de bronze.

 

 Para esta sexta-feira estão marcadas mais três finais: basquetebol feminino, às 12 horas, futsal feminino, às 15h30, e futebol 11 masculino, às 19 horas. As duas primeiras, que decorrerão no Pavilhão Gimnodesportivo dos Pousos, terão a disputar o troféu de ouro as equipas da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) e da AAUAv, no basquetebol, e a Associação dos Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana (AEFMH) e a AEIST, no jogo do título no futsal feminino. No Campo do GRAP, um duelo de economias, a equipa da Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto (AEFEP) defronta a Associação de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (AEFEUNL).

 

 Esta sexta-feira chega ao fim a primeira semana de competições, estando marcados cinco jogos de play-off para domingo: andebol masculino, basquetebol masculino, futsal masculino e voleibol feminino e masculino.

 

 

Centenas de pessoas assistiram à cerimónia de abertura

 

Serão umas Fases Finais ‘inesquecíveis’. Esta foi a garantia dada ontem, na cerimónia de abertura das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, que decorreu no largo da Feira de Leiria. O evento, que assinalou o arranque oficial das competições, reuniu centenas de pessoas, entre estudantes-atletas, entidades locais e organização.

 

Durante a cerimónia, o presidente da FADU, André Reis, aproveitou para agradecer todos os esforços realizados até ao momento pela comissão organizadora local – com especial destaque para as dezenas de voluntários – e pelas autarquias, e destacou um lado ‘especial’ do desporto universitário. ‘A FADU tem sido um exemplo extraordinário nos últimos anos e decidimos que o lema destas Fases Finais seria Não Leves a Violência na Desportiva. No desporto universitário há fairplay, as equipas almoçam e jantam juntas, vão para a bancada e estão unidas’, referiu em alusão à campanha da FADU que vigora durante a época 21/22 e que pretende promover os valores associados ao desporto.

 

Também o presidente do Politécnico de Leiria (P.Leiria), Rui Pedrosa, aproveitou o momento para agradecer, no caso pela cedência das instalações desportivas por parte dos municípios e dos clubes locais, e reforçar uma vez mais a honra que a instituição que representa sente pela confiança depositada aquando da atribuição da organização. ‘Honra-nos muito receber as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, serão duas semanas de competição intensa, onde estarão presentes valores maiores’.

 

Chamados a palco, também os anfitriões deixaram palavras a todos os que estão agora pela região à boleia das competições universitárias. ‘Este evento ocorre num ano especial, uma vez que somos cidade europeia do desporto’ começou por dizer o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes. O autarca referiu no seu discurso que o desporto se assume hoje, no concelho de Leiria, como ‘uma das suas principais marcas’ e que a realização das Fases Finais ‘é um feliz exemplo disso’. Na sua vez de intervir, o presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, recordou o que foi dito na cerimónia de apresentação e sorteio da competição. ‘Prometemos que ia ser a melhor organização de sempre e vai!’ assegurou, deixando uma mensagem simples a todos os participantes: ‘disfrutem, disfrutem e disfrutem!’. O presidente sublinhou ainda a importância de conjugar estudos e desporto na formação enquanto cidadãos. ‘Educar pelo desporto é a coisa mais extraordinária que aqui fazemos’.

 

Antes de se entoar em uníssono a declaração de abertura oficial do evento, também o secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Correia, deixou um desejo: ‘que as Fases Finais decorram com sucesso e que vençam os valores do desporto!’

 

O evento contou com a apresentação de Márcio Menino, e foi abrilhantada pela atuação do grupo de bombos Tocándar, do grupo de dança contemporânea do Sport Operário Marinhense e ainda pela dupla de DJ Cromos da Noite. Eliana Bandeira, estudante-atleta pelo P.Leiria e embaixadora do evento, também deixou uma mensagem a todos os participantes.

 

As Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários 21/22 decorrem até 27 de maio nas modalidades de andebol, basquetebol, futebol, futsal e voleibol. Serão atribuídos nove títulos de campeão, o primeiro já esta quinta-feira, no andebol feminino.

FADU é parceira da Liga no Thinking Football Summit 2022

 

A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) acordou parceria com a Liga Portugal no projeto Thinking Football Summit, que visa dar a possibilidade de descontos exclusivos aos estudantes universitários, na aquisição de bilhetes. A edição deste ano decorrerá de 18 a 20 de novembro, na Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota, no Porto.

 

O evento, que será realizado pela primeira vez em Portugal, dará aos participantes a possibilidade de conhecer as últimas tendências no desporto e no futebol em particular, fazer networking com profissionais da indústria, ter contacto com os principais clubes e entidades da área, encontrar empresas e start-ups promissoras e compreender melhor o futuro do negócio em torno do futebol. Cerca de 60 oradores estão já confirmados, entre eles Pedro Proença, presidente da Liga Portugal, Javier Tebas, presidente da La Liga e Russell Jones, general manager do Wolfsburg.

 

Através da parceira com a FADU, os estudantes universitários poderão ter acesso a descontos exclusivos de 40 por cento na aquisição de bilhetes, que pode ser utilizado através do código promocional TFSFADU.

 

Este evento desportivo de escala mundial vai ser a última grande iniciativa a realizar-se na Europa antes do Mundial do Catar, pelo que todas as atenções estarão centradas neste summit.

Concentrados individuais marcados para região de Lisboa

 

 

Os Campeonatos Nacionais Universitários individuais concentrados decorrerão de 7 a 11 de junho e incluem as modalidades de badminton, ténis, ténis de mesa, xadrez e tiro com arco (outdoor). As competições estão marcadas para a região de Lisboa.

 

Os jogos de ténis de mesa decorrerão no pavilhão 1, a competição de badminton decorre no pavilhão 2 e o ténis terá lugar no Rackets Pro, todos no Estádio Universitário de Lisboa. O xadrez está marcado para o Campus da Universidade Nova de Lisboa – Campolide e o tiro com arco para o Centro Desportivo Nacional do Jamor.

 

Os CNU concentrados individuais contam com a organização local da Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa (ADESL), da Federação Académica de Lisboa e dos Serviços de Ação Social da Universidade Nova de Lisboa.

Apoios institucionais

                          

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

CISION

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?