CNU Natação Piscina Longa: Académica de Coimbra campeã!



O Complexo de Piscinas de Coimbra recebeu, no dia 22, as doze provas do Campeonato Nacional Universitário de Natação Piscina Longa. A Associação Académica de Coimbra, organizadora do evento, levou para casa o troféu do primeiro lugar da classificação coletiva.

A tarde de competição começou com a prova de 50m livres, na qual Soraia Rolim (AEISCSEM), no feminino, e Gustavo Madureira (AAC), no masculino, se sagraram Campeões Nacionais Universitários.

Nos 100m costas, a atleta “da casa” Tatiana Santos chegou ao primeiro lugar, seguida por Joana Maia do Politécnico do Porto. No masculino, foi André Vaz (AAC) que ocupou o primeiro degrau do pódio.

Na vertente 50m bruços feminina, foi Joana Pinto (AAUTAD) quem conquistou a medalha de ouro, empurrando para o segundo lugar a Campeã da época passada, Diana Ferreira (IPP). No masculino, Henrique Neiva (AAUBI) levou a melhor, relegando Miguel Oliveira (AAC) para a segunda posição.



O ouro na prova de 100m mariposa foi arrecadada por dois atletas da Académica de Coimbra, Mário Pereira, no masculino, e Amélia Fernandes, no feminino.

Nos 200m estilos masculino, o vencedor foi Pedro Mendes (AAC), seguido pelo colega João Neves e, em terceiro lugar, Álvaro Silva (U.Porto). No feminino, a Campeã da prova é agora Ana Franco (AEISEG).

Por seu lado, nos 100m Livres feminino Joana Pinto (AAUTAD) não só conquistou o primeiro lugar do pódio como bateu o Recorde Nacional Universitário com o tempo 57,99. No masculino, foi o estudante minhoto Luís Vaz que garantiu a medalha de ouro, à semelhança do que aconteceu no ano anterior.

Diana Ferreira (IPP) foi a vencedora na prova de 50m costas feminino e, no masculino, o ouro foi atribuído a André Vaz, atleta da equipa da casa.



Já nos 100m bruços, pelos primeiros lugares do pódio passaram dois Campeões de outras provas. Henrique Neiva (AAUBI) foi o vencedor, no masculino, e Ana Franco (AEISEG) arrecadou o ouro no feminino.

No 50m mariposa masculino, foi batido mais um Recorde Nacional Universitário, desta vez por Carlos Santos (IPP) com o tempo 24.96. No feminino, a atleta da Beira Interior Márcia Saraiva conquistou o primeiro lugar da classificação.

Na prova de 400m livres, Luís Vaz (AAUM) voltou a sagrar-se Campeão Nacional Universitário, tal como aconteceu na época 2012/2013, e, no feminino, a vitória sorriu à nadadora da Universidade do Porto, Vânia Neves.



A fechar o dia de competição, realizaram-se as provas de estafetas. No feminino, ambas as provas (estilos e livres) foram conquistadas pela equipa da Universidade do Porto composta pelas atletas Vânia Neves, Marta Abreu, Bruna Coentrão e Sara Azevedo. Já no masculino, a Académica de Coimbra venceu também as duas competições, nos 4x50m estilos com André Vaz, Miguel Oliveira, Mário Pereira e Gustavo Madureira e, nos 4x50m livres, com João Moreira, Miguel Oliveira, Mário Pereira e Gustavo Madureira.

No final, contas feitas, a Académica de Coimbra venceu o título de Campeã Nacional Universitária com 165 pontos, seguida pela Universidade do Porto com 133 pontos e, em terceiro lugar, o Instituto Politécnico do Porto com 81 pontos.

“Ganhar é sempre uma sensação incrível”

Miguel Oliveira, estudante de Engenharia Civil e atleta da Académica de Coimbra, mostrou-se bastante satisfeito com a conquista do Troféu Coletivo no CNU Natação Piscina Longa.

“Ganhar é sempre uma sensação incrível, ainda mais quando estamos a competir em casa, junto dos nossos amigos e das pessoas de quem gostamos”, garantiu o nadador.

Numa altura em que começa a época de exames e é difícil conciliar os estudos com o Desporto Universitário, Miguel Oliveira destaca o “espírito de camaradagem e de sacrifício de todos para estarem presentes nesta competição”.

Para o atleta, as provas do DU “são muito importantes principalmente no caso das modalidades amadoras”, porque, desta forma, os nadadores “têm a oportunidade de competir, conciliando as provas com a vida académica”.

“É sempre bom rever amigos que partilham connosco o mundo da natação e esta é uma forma de integrarmos atletas de vários clubes federados numa só equipa”, explicou Miguel Oliveira.

Quanto ao futuro, o atleta, que está já a terminar o curso, acredita que “caso tenha disponibilidade profissional” estará novamente a competir na próxima época.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

                          

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

CISION

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?