Duarte Lopes eleito membro do Comité Executivo da FISU

Duarte Lopes, Secretário-Geral e Diretor Técnico Nacional da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) entre 1996 e 2001, é eleito membro do Comité Executivo da International University Sports Federation (FISU). A eleição é válida para o mandato 2023-2027 e decorreu este fim de semana na Assembleia-Geral da FISU, tendo recebido 71 dos 115 votos possíveis.

 

 

Portugal tem um novo representante no topo do desporto universitário mundial. Duarte Lopes foi eleito como membro do Comité Executivo da International University Sports Federation (FISU) para o mandato 2023-27. Com um vasto percurso no desporto universitário, chega a hora de continuar o seu trajeto no mais alto patamar a nível internacional.

 

Na 38.ª Assembleia-Geral, que se realizou em Genebra, na Suíça, estiveram reunidos 115 membros da FISU, incluindo a FADU. Para Ricardo Nora, presidente da FADU, esta é “uma eleição muito importante para a FADU e para Portugal! Conseguimos posicionar e eleger uma vez mais um português no patamar mais elevado do desporto universitário internacional.”

 

Duarte Lopes, novo membro do Comité Executivo da FISU, mostra-se satisfeito com a eleição e revela uma ambição: “a FISU é uma organização enorme, com muitos projetos em andamento. Ao integrar e contribuir para estes projetos de desenvolvimento estratégico, espero poder trazer para o nosso país algumas ideias e boas práticas que possam ser aplicadas cá e, em conjunto com a FADU, explorar a forma de continuar a desenvolver o desporto universitário em Portugal”.

 

Esta eleição valoriza também o trabalho realizado pela FADU em prol do desporto universitário português, num ano em que foram registados vários recordes e marcos importantes. Ultrapassada pela primeira vez a barreira dos 10 mil agentes desportivos em contexto académico, entre estudantes-atletas, técnicos e oficiais, a missão portuguesa também fez história ao conquistar sete medalhas nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu, na China.

 

Com licenciatura e mestrado em Ciências do Desporto pela U.Porto, e uma pós-graduação em Gestão Empresarial pelo INDEG/ISCTE, Duarte Lopes tem um longo percurso ligado ao desporto e ao desporto universitário. Foi Chefe de Divisão do Desporto, Cultura e Bem-estar da Universidade de Lisboa, Director da Confederação Desporto de Portugal, Vice-presidente da European Network of Academic Sport Services (ENAS) e Presidente da Associação de Gestores de Desporto no Ensino Superior de Portugal (AGDESP). Na sua passagem pela FADU, foi Secretário-Geral e Diretor Técnico Nacional, além de ter sido Chefe de Missão nas Universíadas em 2009 e 2011, responsável por duas das melhores prestações portuguesas.

 

Duarte Lopes será o quarto português no Comité Executivo da FISU, depois de Armando Rocha (1957-1963; 1965-1969; 1973-1977), Pedro Dias (2003-2011) e Fernando Parente (2015-2019) terem ocupado o cargo. 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?