FISU anuncia adiamento dos Jogos Mundiais Universitários

 

 

A Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) anunciou esta sexta-feira o adiamento dos Jogos Mundiais Universitários para 2023. A decisão sobre a realização do evento este ano – e que estava previsto decorrer na cidade chinesa de Chendgu de 26 de junho a 7 de julho -, foi tomada em conjunto com a Comissão Organizadora Local, tendo em conta a situação pandémica vivida na China e a política zero em relação à covid-19 levada a cabo no país.

 

‘A decisão de remarcar Chengdu 2021 não foi tomada de ânimo leve, mas consideramos que é a decisão mais acertada para os atletas universitários. O bem-estar deles será sempre a nossa prioridade número um. A contínua incerteza sobre as condições tornou o adiamento a escolha mais sensata, muitas federações desportivas já tinham inclusive mudado os seus planos’, referiu o presidente interino da FISU, Leonz Eder, citado no comunicado da FISU. ‘Levar uma equipa aos Jogos Universitários da FISU é uma grande responsabilidade e estamos confiantes de que esta decisão permitirá que o maior número possível de atletas universitários participe no próximo ano’, acrescentou ainda.

 

Esta decisão é conhecida num momento em que vários passos tinham sido dados no sentido de organizar a Missão Portuguesa da melhor forma, em colaboração com as federações desportivas nacionais – uma preparação que será direcionada para a edição de 2023. A FADU continua a trabalhar na preparação dos restantes eventos internacionais de 2022, nomeadamente nos Campeonatos Mundiais Universitários de futsal, voleibol de praia e canoagem entre outros.

 

O presidente da FADU, André Reis, quis deixar uma mensagem a todos os que já estavam de alguma forma envolvidos nesta participação. ‘Esta é uma notícia que ninguém queria ouvir. A FADU estava a fazer um esforço assinalável que iria permitir a participação da sua maior delegação de sempre num evento desta natureza. É um duro golpe para todo o movimento desportivo universitário, mas principalmente para uma geração de estudantes-atletas que continua a ser gravemente afetada pelos efeitos da pandemia de covid-19. Quero aproveitar este momento para agradecer todo o empenho e colaboração das federações desportivas nossas parceiras na preparação desta missão, bem como a todos os clubes e instituições de ensino superior dos diferentes estudantes-atletas. Tudo faremos para assegurar, em 2023, uma participação ao nível da que estava previsto’.

 

 De referir ainda que, ao nível das missões portuguesas, a FADU continuará a enquadrar e apoiar a participação dos seus clubes nos Jogos Europeus Universitários da EUSA, que de 17 a 30 de julho deste ano, se realizam na cidade polaca Lodz.

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

                          

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

CISION

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?