“Idea Labs” promove ideias para problemas do desporto universitário


Estudantes e dirigentes de Associações Académicas e de Estudantes (AAEE) discutiram os problemas do desporto universitário e estratégias para a afirmação deste sistema junto das Instituições de Ensino Superior (IES), durante o “Idea Labs”, que decorreu no passado sábado, dia 11, no centro Ismaili.

A iniciativa, com o tema “Os Jovens e o Desporto Universitário”, foi organizada pela Federação Académica de Desporto Universitário (FADU) e promovida pela Agência Nacional Erasmus + no âmbito da Semana Europeia da Juventude, com o objetivo de estruturar ideias que vão ser posteriormente apresentadas à Comissão Europeia, em Bruxelas.

A sessão iniciou-se com a apresentação e as expectativas dos participantes e com a exposição do programa e objetivos desta atividade. A Presidente da FADU, Filipa Godinho, falou sobre a realidade do desporto no ES a nível nacional e europeu, rematando com algumas perguntas e desafios para enriquecer a discussão.

Os trabalhos seguiram sob a orientação do chefe da Missão Portuguesa nas Universíadas de Verão, em 2009 e 2011, Duarte Lopes, formador convidado que se veio a revelar um contributo essencial dada a sua vasta experiência no contexto do desporto universitário atual e o seu conhecimento da realidade europeia.



Em análise esteve a realidade do desporto no ES em Portugal, fazendo o paralelismo com a realidade europeia, o reconhecimento por parte das IES, os atuais problemas relacionados com a saúde e prevenção, as soft skills e valores, o aumento da participação de recreação e lazer, como evitar a desistência no ensino superior e subsequentemente no desporto, e a certificação académica da prática.

A discussão continuou ainda sobre o aumento da prática dos clubes e das universidades, o aumento da prática desportiva no género feminino, a comercialização do desporto e as oportunidades perdidas, e a falta de relação entre o Desporto Escolar, Universitário e Federado.

De todas as ideias, o enfoque foi para o reconhecimento do desporto no ES, da motivação para a prática e para a planificação do desenvolvimento desportivo – planeamento estratégico.

O trabalho decorreu em grupos e foi determinante para encontrar soluções aos problemas identificados, surgindo ideias de resolução e culminando na metodologia design thinking para alcançar o objetivo final do “Idea Labs”. Os participantes discutiram e construíram as suas ideias, explicando visualmente as metodologias.
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

                          

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

CISION

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?