FADU e Jogos Santa Casa apresentam os quinze vencedores das Bolsas de Educação 21/22

Já são conhecidos todos os vencedores das Bolsas de Educação FADU/Jogos Santa Casa, que se destacaram na época 2021/2022, a representar Portugal ou equipas portuguesas nas competições mundiais e europeias, e que simultaneamente obtiveram aproveitamento escolar nesse ano letivo. São quinze e marcarão presença na cerimónia desta quarta-feira, na Sala de Extrações da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

 

 

Da Seleção Nacional Universitária (SNU) de Futsal, que se sagrou campeã mundial universitária em julho passado, em Guimarães, seis estudantes-atletas fazem parte desta lista. Ana Pinto, aluna de Ciências do Desporto na Universidade de Évora, que representou a Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE) nas competições universitárias de âmbito nacional, foi uma das vencedoras. A guarda-redes defendeu o penalty decisivo na final do mundial universitário, frente ao Brasil. Outra das vencedoras de futsal é Márcia Ferreira, estudante de mestrado em Engenharia Biomédica na Universidade do Minho e que representou a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) em vários CNU, tendo marcado também presença na última edição das Fases Finais, em Viana do Castelo. Outra das vencedoras é Helena Nunes, conhecida no futsal como ‘Leninha’, ela que foi campeã mundial universitária num ano em que frequentava a licenciatura em Serviço Social no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ULisboa). A licenciar-se em Ciências do Desporto na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (ULisboa), também Ana Catarina Ribeiro ‘Kika’ foi contemplada com uma Bolsa de Educação. A futsalista representou nos últimos anos, quer nos Campeonatos Universitários de Lisboa (CUL), quer nos CNU da FADU, a Associação dos Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana (AEFMH), tendo sido vice-campeã nacional universitária em 2022. Foi uma das nomeadas para ganhar o troféu de estudante-atleta do ano, na última gala da FADU. A fechar a lista de vencedoras de bolsas no futsal estão Carolina Pedreira, estudante de Geografia e Planeamento Regional (licenciatura) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e Carolina Rocha, estudante de Educação Social (licenciatura) na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto.


Da dupla Hugo Campos e João Nuno Pedrosa, que em setembro passado venceu o ouro no Campeonato Mundial Universitário de Voleibol de Praia, um foi contemplado com bolsa: João Nuno Pedrosa. O atleta, que nas competições nacionais representa o Politécnico do Porto (P.PORTO), teve aproveitamento académico, cujo curso é em Finanças Empresariais, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.


Oito medalhas foram conquistadas pelos canoístas portugueses que competiram em Bydgoszcz (Polónia), no mundial universitário de canoagem. Três desses estudantes-atletas recebem agora Bolsa de Educação FADU/Jogos Santa Casa. Mafalda Germano, medalha de prata (K2 200m) e de bronze (K4 200m) nessa competição e com um medalheiro recheado em representação da Associação Académica de Coimbra (AAC) nas competições nacionais, é uma das vencedoras. A atleta frequentava em 21/22 a licenciatura em Farmácia Biomédica. Inês Costa, também estudante-atleta medalhada pela AAC e estudante de Psicologia, foi merecedora da distinção, ela que somou uma medalha de prata (K2 200m) e outa de bronze (K4 200m) no Campeonato Mundial Universitário de Canoagem. Iago Bebiano fecha o lote de distinguidos da canoagem, tendo ele trazido da Polónia três medalhas: prata (K4 200m e K4 500m) e bronze (K2 200m). Iago é estudante de Engenharia Informática na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Nas competições nacionais soma inúmeras medalhas, as últimas – de ouro – conquistadas já no início deste mês, em Montemor-o-Velho.


Dos Jogos Europeus Universitários há cinco estudantes-atletas a receber bolsa, e o facto de haver vencedores de participações europeias constitui uma novidade nesta edição. Na natação, Sofia Nunes, estudante de mestrado em Genética Molecular e Biomedicina, e medalha de ouro (4x100m estilos), de prata (200m costas) e de bronze (4x100m livres) pela Universidade Nova de Lisboa (NOVA), é uma das vencedoras. Também da Natação e da NOVA, venceram ainda Francisca Mesquita, estudante de Gestão e medalha de ouro (200m mariposa e 4x100m estilos) e de bronze (4x100m livres), tendo vencido o galardão de atleta do ano na última Gala da FADU, e Raquel Pereira, também estudante de Gestão e medalha de ouro (200m estilos e 4x100m estilos), de prata (200m bruços), e de bronze (4x100m livres). Isabel Pêgo estudante de Biorrecursos no Instituto Superior de Engenharia do Porto e medalha de prata (100m livres) fecha o lote de nadadoras contempladas, ela que nas competições nacionais representa o Politécnico do Porto. No futebol 7, o mérito foi reconhecido a Beatriz Viela estudante do mestrado em Biocinética na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física na Universidade de Coimbra, e que foi medalha de bronze com a equipa da AAC no europeu da modalidade.


Em 2022, os estudantes-atletas portugueses conquistaram 11 medalhas pelas seleções nacionais universitárias e 36 pelos respetivos clubes FADU, em missões cujo mote #FeitodePortugal esteve sempre presente.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?