Universíadas Gwangju 2015: Estudantes defendem legado do atletismo português


“São atletas com bastante talento e têm todos capacidade de fazer uma boa competição”, caracteriza Pedro Pinto, treinador dos nove estudantes-atletas convocados para a modalidade de Atletismo nas Universíadas de Gwangju, na Coreia do Sul. Felizes por alcançarem o objetivo principal da época, os seis rapazes e três raparigas vão ao continente asiático com a ambição de subirem aos pódios.

No feminino, Portugal será representar por Daniela Cardoso (20km Marcha), Daniela Cunha (10000m) e Marta Onofre (Salto com Vara). Para Daniela Cunha, esta convocatória surge como a realização do esforço e trabalho que demonstrou durante a época. “Estou contente e realizada porque treinei para isto”, exprime.

As expectativas ainda não estão bem delineadas por ainda não ter conhecimento dos adversários e dos seus tempos, mas o compromisso é de fazer o melhor possível.

Francisco Belo, que vai competir nas provas de Lançamento do Peso e do Disco, concorda. “O que quero sempre, e em qualquer competição, é fazer o meu melhor e bater os recordes pessoais. Em termos de resultados, o primeiro objetivo é passar à final. Quero chegar o mais longe possível”, exalta.

A Francisco juntam-se Bruno Costa (Salto em Comprimento), David Lima (200m), Diogo Antunes (100m), Diogo Ferreira (Salto com Vara) e Miguel Moreira (800m).

O atletismo é uma das modalidades com mais tradição e relevância em toda a história das Universíadas, tendo Portugal já um longo historial de participações, sendo até hoje a que mais contribuiu para o medalheiro de Portugal. É também uma modalidade com forte tradição e relevância no programa das Universíadas.

A primeira medalha do atletismo português foi há precisamente 20 anos, na edição de Fukuoka 1995, por Nuno Fernandes, com a medalha de Bronze no Salto com Vara. De então para cá foram conquistadas pelo atletismo mais 3 medalhas de bronze, 8 de prata e 6 de ouro, num total de 18 medalhas.

Esta importância do atletismo resulta na participação dos melhores estudantes-atletas da modalidade, que ao longo destes anos têm contribuído para o reconhecimento e resultados das participações nacionais.

De uma longa lista de participantes e medalhados, destacam-se Nélson Évora, que teve a primeira participação já como campeão olímpico (ouro em Belgrado 2009 e Shenzhen 2011), Sara Moreira, como a mais titulada atleta portuguesa em provas internacionais universitárias, com 3 medalhas em Universíadas (dois ouros em Belgrado 2009 e Prata em Shenzhen 2011), Jéssica Augusto que conquistou em Bangecoque 2007 a primeira medalha de ouro do atletismo, batendo simultaneamente o recorde das Universíadas nos 5000m, que ainda hoje se mantem e Alberto Paulo surpreendente ouro nos 3000m obstáculos em Shenzhen 2011.

Outros nomes bem conhecidos da modalidade, acrescem a esta lista de medalhados ao longo das duas últimas décadas: Carla Sacramento, António Travassos, Ana Dias, Nédia Semedo, Susana Feitor, Naide Gomes, Vera Santos, Sónia Tavares, Patrícia Mamona e Marcos Chuva.

A delegação portuguesa em Gwangju integra na totalidade dez modalidades: Andebol (m), Atletismo, Ginástica Artística, Esgrima, Judo, Natação, Remo, Taekwondo, Ténis de Mesa e Tiro com Arco, num projeto de participação e seleção dos estudantes-atletas, definido com as respetivas federações desportivas.
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

                          

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

CISION

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?