FADU, Coimbra, Minho e Cruz Vermelha premiados pela EUSA

 

 

Decorreu esta sexta-feira a gala dos 20 anos da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), no Teatro Aveirense, uma cerimónia onde a maioria dos prémios ficou dentro de portas. A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), a Universidade de Coimbra e a Universidade do Minho constaram na lista de galardoados.

 

A FADU foi eleita pela quinta vez a federação mais ativa da Europa, e foi o presidente, Daniel Monteiro, quem subiu a palco para receber o prémio relativo ao ano de 2018, agradecendo aos que têm contribuído para elevar os padrões do desporto nacional universitário. A Universidade de Coimbra teve o destaque maior na cerimónia, ao receber os prémios de melhor e mais ativa universidade, ordem de mérito e ainda os prémios individuais de ordem de mérito para o antigo reitor, João Gabriel Silva, e o prémio ‘Special Acknowledgement’ para Ricardo Morgado, membro do comité organizador dos Jogos Europeus Universitários (EUG) que decorreram na cidade conimbricense em 2018. A surpresa da noite foi o prémio atribuído à Universidade do Minho, eleita a melhor universidade da década no que respeita ao desporto universitário, superando as restantes nomeadas, as universidades de Coimbra e de Zagreb (Croácia).

 

A delegação de Coimbra da Cruz Vermelha Portuguesa recebeu o prémio 'Enno Harms Fair Play' pelo suporte prestado durante a competição realizada em julho do ano passado, tendo a EUSA destacado o espírito de sacrifício em prol do bem-estar de todos os que estavam envolvidos na competição. 

 

O presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, abriu os discursos da gala, frisando o orgulho em receber todos os eventos que assinalaram o vigésimo aniversário da EUSA. ‘É um gosto receber todos os que fazem pela nossa universidade, pela nossa terra, pela nossa região e sobretudo pela nossa Europa’, disse. Em jeito de despedida, Daniel Monteiro falou um pouco da experiência vivida nos últimos quatro anos, enquanto presidente da FADU. ‘Parabéns à EUSA pelos seus 20 anos. É um privilégio ter conhecido tantas pessoas fantásticas e verdadeiramente apaixonadas pelo desporto’, destacou, sem deixar de referir os valores que o desporto promove.

 

Presente no evento esteve também o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que deixou rasgados elogios à FADU e à Universidade de Coimbra, pela realização dos EUG 2018. ‘Quero destacar o papel que a FADU tem tido, especialmente nos últimos anos. Organizamos os Jogos Europeus Universitários com um legado extraordinário não só para Universidade de Coimbra mas também para o desporto universitário no nosso País’. O presidente da EUSA, Adam Roczek, elogiou os eventos realizados em Portugal, recordou alguns dos momentos do percurso dos 20 anos da entidade que preside e foi ele quem anunciou e entregou os prémios da década.

 

A gala teve apresentação do ator e apresentador João Paulo Sousa, e contou com as atuações do grupo de canto da Universidade de Aveiro, do ‘Zé Mágico’ e do Grupo Gímnico de Aveiro.

 

 

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

                          

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

CISION

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?