FADU reúne com Secretaria de Estado para definição do Estatuto Estudante-Atleta

 

O presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Daniel Monteiro, esteve na Segunda-Feira reunido com o gabinete do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, para contribuir para a construção do Estatuto Estudante-Atleta, que o executivo pretende apresentar em breve.

 

O Estatuto Estudante-Atleta é uma reivindicação antiga da FADU e que agora começa a dar passos. No executivo anterior, Emídio Guerreiro, responsável pela tutela, conduziu em conjunto com a FADU um estudo sobre as carreiras duais.

 

Concluído esse estudo, o executivo atual comprometeu-se já por diversas vezes, através do Secretário de Estado da Juventude e Desporto a avançar com a criação deste Estatuto, tal como foi já recomendado por todos os partidos com assento parlamentar.

 

O Estatuto Estudante-Atleta será uma ferramenta essencial para proporcionar melhores condições de compatibilização dos estudos com a prática desportiva e de incentivar cada vez mais jovens a ter atividade desportiva no âmbito do Ensino Superior.

 

Daniel Monteiro, presidente da FADU, mostra-se satisfeito por “existirem avanços concretos para a concretização de um Estatuto de Estudante-Atleta de abrangência universal a todas as Instituições de Ensino Superior”, apontando como pontos prioritários a “relevação de faltas, o acesso a épocas especiais de exames, o adiamento da entrega e apresentação de trabalhos, assim como da realização de momentos de avaliação que coincidam com competições desportivas, admitir a escolha de turmas e horários mais adequados à conciliação com a atividade desportiva de alto rendimento e incentivar a que as Instituições de Ensino Superior criem a figura do tutor/professor acompanhante, para atletas de alto rendimento”.

 

O presidente da FADU pretende que o Estatuto Estudante-Atleta permita uma democratização na criação de condições da prática desportiva em conjunto com a carreira académica, defendendo que possam ser elegíveis para o Estatuto os estudantes-atletas que apresentem uma percentagem mínima de participação em treinos e competições sob a égide da FADU e, por outro, nas modalidades onde o desporto universitário não dispõe de atividade competitiva regular, possibilitar que jovens com prática desportiva dita federada possam aceder ao Estatuto, desde que representem a sua Instituição de Ensino Superior/Associação Académica ou de Estudantes no Campeonato Nacional Universitário da respetiva modalidade.

 

Em discussão esteve ainda a proposta de tornar igualmente elegíveis atletas que compitam em ligas profissionais ou em primeiras divisões das respetivas modalidades, como incentivo a que mais atletas portugueses com elevado nível competitivo, fora do regime legal do alto rendimento e das seleções nacionais (os quais já têm estatuto próprio), possam olhar para o Ensino Superior como uma oportunidade de se valorizarem.

 

A FADU aguarda agora que a Secretaria de Estado da Juventude e Desporto compile os contributos recolhidos e possa apresentar em breve a proposta legislativa de criação deste Estatuto Estudante-Atleta.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

                          

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

CISION

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?