"O desporto deve fazer parte do dia-a-dia da academia"

 

 

O segundo painel do dia, debateu as "Boas práticas desportivas nas Instituições de Ensino Superior", juntando à volta "da mesa", Daniel Freitas, presidente da Federação Académica do Porto, Mário Santos, Secretario-Geral dos EUG2018 e Chefe da Missão Olímpica Londres 2012 e Gonçalo Paiva Dias, vice-reitor da Universidade de Aveiro.

Mário Santos insistiu na temática de que "o desporto na prática diária também é importante, não são só os resultados” e que "o desporto deve fazer parte do dia-a-dia da academia", apelando a que o desporto seja visto como um hábito como ler por exemplo. O Secretário-Geral dos Jogos Europeus que se vão realizar em Coimbra em 2018 considera ainda que o problema actualmente é "a incapacidade de desenvolver um modelo. Cada instituição desenvolve o seu modelo que depois não ganha dimensão".

Mário Santos acredita que "os Jogos Europeus têm que ter uma componente estratégica, porque não é pela vertente comercial que são organizados” e que "para ganharmos dimensão é preciso que as universidades sintam que é necessário investimento”, apelando ainda a que não se destrua o que é construído em Portugal só para "imitar modelos do estrangeiro".

Já Daniel Freitas e Gonçalo Paiva Dias, debruçaram-se sobre o trabalho mais especifico das academias que representam. Para o líder da Federação Académica do Porto, "pode haver uma saudável concorrência entre as boas práticas das academias e quem sai a ganhar são os estudantes”, acrescentando que "as instituições têm bons exemplos que servem para convencer os restantes”.

Gonçalo Paiva Dias, vice-reitor da Universidade de Aveiro, mostrou-se satisfeito pelo facto de a "universidade ter correspondido às exigências da Associação Académica" no que ao desporto diz respeito, explicando ainda que a Universidade está a "fazer um esforço para criar sinergias com os clubes locais, utilizando os técnicos e instalações”, uma ideia que Filipe Santos tinha já defendido no painel anterior, tendo em conta que "num país onde há poucos recursos, o desporto federado não deve estar desligado do desporto universitário”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

                          

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

CISION

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?