'O grupo selecionado para a competição de xadrez tem conceitos bastante avançados sobre o jogo’ - Henrique Paiva

 

Duas medalhas de prata no Campeonato Nacional Universitário de Xadrez (equipas), nas duas últimas épocas, valeram a Henrique Paiva uma chamada ao Campeonato Mundial Universitário de Mind Sports. O estudante de Engenharia Mecânica na Universidade de Aveiro fez parte do grupo de seis portugueses que participou na competição de xadrez da FISU, que opôs equipas de todo o mundo através de um formato ineditamente online.

 

Com que expectativas ias para esta competição?

Henrique Paiva (HP) - Todos sabíamos que ia ser uma competição muito dura e difícil, no entanto tínhamos a esperança de conseguir no mínimo a qualificação para os oitavos de final, objetivo que quase foi alcançado.

 

O que achaste do nível competitivo?

(HP) – A competição tinha muitos jogadores com o título de mestre mas a nossa equipa também tinha muita qualidade. Em todas as partidas disputadas o resultado poderia ser favorável a qualquer um dos lados, infelizmente em alguns deles não caiu para o nosso.

 

Achas que o facto de ter sido competição online condicionou um pouco a vossa participação?

(HP) - O facto da competição ser online pode condicionar a participação visto que é preciso estar ligado à internet para poder participar e se por acaso essa ligação é interrompida deixamos de jogar e perdemos. No caso da nossa equipa não houve nenhum membro a perder dessa forma e portanto acabou por não nos afetar tanto.

 

Os formatos online são na tua opinião uma boa alternativa em tempos de pandemia?

(HP) - Devido ao covid jogar xadrez presencialmente fica um pouco difícil devido à proximidade dos jogadores no tabuleiro e assim sendo acredito que, embora seja completamente diferente o formato online, acaba por ser bastante bom e é o único meio de jogar xadrez.

 

O que achaste do grupo selecionado para representar Portugal?

(HP) - O grupo selecionado para a competição de xadrez foi constituído por pessoas que jogam e têm conceitos bastante avançados sobre o jogo. Foi uma equipa bem conseguida e cheia de talento.

 

Faz um balanço da participação portuguesa.

(HP) - A participação portuguesa nesta prova - olhando para os resultados e para a força dos nossos adversários - foi positiva, embora não tenhamos alcançado o objetivo da classificação para os oitavos de final, acredito que se nos derem oportunidade no futuro iremos chegar mais longe.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

                          

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

CISION

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?