Noite de muitas homenagens na 8ª Gala do Desporto Universitário da FADU


O momento foi o culminar de um ano de celebração dos 25 anos da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU). Mais de duas centenas de pessoas juntaram-se ontem, dia 1, na Aula Magna da Universidade de Lisboa, onde foram revelados os melhores do ano e relembrados todos aqueles que contribuíram para a criação e promoção do desporto universitário português.

O Coro Infantil da Universidade de Lisboa deu início à 8ª Gala do Desporto Universitário, evento que ficou marcado pela grande homenagem no âmbito das comemorações dos 25 anos da FADU. O Galardão Prestígio foi este ano entregue a 25 personalidades e instituições que fizeram parte da fundação da FADU e contribuíram para a promoção e desenvolvimento do desporto universitário em Portugal. O Galardão foi acompanhado por um livro comemorativo deste aniversário, composto por testemunhos de todos os presidentes da FADU.

Entre os homenageados encontravam-se todos os antigos presidentes da FADU, as estruturas fundadoras da FADU, os chefes de missão das Universíadas, os membros de organismos internacionais, Carlos Magalhães e Armando Rocha, e o primeiro profissional e secretário-geral da FADU, Pedro Kay. A estes juntaram-se ainda as estruturas nacionais e internacionais que reconhecem à FADU a legítima representante do desporto universitário português – Comité Olímpico de Portugal, Comité Paralímpico de Portugal, Confederação do Desporto de Portugal, EUSA e FISU.



“Num momento em que a FADU comemora o seu 25º aniversário, é com enorme gosto que temos este ano uma presença mais forte dos diversos responsáveis por isso, porque também a história enriquece e fortalece uma instituição”, exaltou a presidente da FADU, Filipa Godinho, num discurso onde falou sobre a época desportiva passada e destacou as atuais questões do desporto universitário.

“Apesar de hoje já não imaginar o ensino superior sem a prática desportiva enquadrada e com qualidade, infelizmente esta ainda não é uma total realidade. Têm sido feitos esforços em debater e encontrar soluções para que a atividade académica seja conciliável com a prática desportiva, como as Carreiras Duais e a integração do Estatuto Estudante-Atleta. Mas ainda não existe uma clara mensagem da importância de possibilitar, aos que vêem no desporto uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e de formação, as condições necessárias para que possam conjugar estas duas vertentes”, defendeu.



Filipa Godinho prosseguiu o discurso com a apresentação de propostas. “Urge considerar medidas como a inclusão do desporto como um fator de ponderação para os rankings das instituições de ensino superior, uma consciencialização do sistema desportivo das reais mais-valias e contributos do desporto universitário ou um real enquadramento do que é um estudante-atleta no ensino superior”, concluiu.

A 8ª Gala do Desporto Universitário contou também com um novo prémio. O Prémio Jogos Santa Casa “Carreiras Duais – Desporto Universitário”, resultado da parceria entre a FADU e os Jogos Santa Casa, pretende valorizar os estudantes-atletas que conciliem a participação desportiva universitária com os estudos, relevando-se os resultados académicos e promovendo a importância das carreiras-duais. O vencedor foi Tiago Gomes, estudante da Universidade do Minho e atleta da AAUM nas modalidades de Taekwondo e de Futebol, que recebeu uma bolsa de dois mil euros.

Entre os convidados estavam os presidentes da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), Claude-Louis Gallien, e da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), Adam Roczek, que entregaram as homenagens aos dez atletas/equipas medalhados dos Campeonatos Europeus Universitários de 2015 e aos quatro da 28ª Universíada de Verão.



A grande medalhada da noite foi a Universidade do Porto (U.Porto) que, regressou ao Norte, com o Troféu Universitário de Clubes – conquistado pela quinta vez consecutiva – e os prémios de melhor atleta masculino, atribuído a Pedro Catarino (da AEFADEUP e U.Porto), de melhor equipa feminina, entregue à equipa de Futebol 7 que conquistou os títulos nacional e europeu, e o seu treinador, Ivan Baptista, protagonizou o título de melhor treinador.

Joana Cunha, do Instituto Politécnico do Porto (IPP), foi eleita a melhor atleta feminina pelo título nacional e pela medalha de prata das Universíadas na categoria -57 kg. O galardão da melhor equipa masculina foi atribuído ao Andebol da Associação Académica da Universidade do Minho, campeã Nacional Universitária pela sétima vez consecutiva e tetracampeã europeia universitária.



O Prémio Ética Desportiva, entregue pela FADU em parceria com o Plano Nacional de Ética no Desporto, distinguiu ao Calendário Social da Secção de Judo da AAUM. O projeto pôs estudantes-atletas de judo a nu com vista à angariação de verbas para o Fundo Social de Emergência da UM. A este prémio, acresceu ainda o prémio PNED para a Investigação sobre Ética no Desporto, recebido por Márcio Pinto Domingues pelo trabalho “Desporto Jovem e Contextos de Prática. Significado Educativo e Social”.

Houve também espaço para o habitual agradecimento às entidades organizadoras dos campeonatos nacionais universitários concentrados e do 8º Campeonato Europeu Universitário de Andebol.

O momento final ficou marcado com os discursos dos presidentes da EUSA e da FISU, do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, e da presidente da FADU. A 8ª Gala do Desporto Universitário – 25 anos da FADU encerrou assim as comemorações desta data marcante.

Fotografia: João Pedro Rocha
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

                          

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

CISION

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?