Fases Finais 2022: afirmar a centralidade desportiva no ensino superior

 

 

O Politécnico de Leiria, para além da formação suportada pela qualidade e rigor técnico-científico, tem na sua estratégia 2030 a ambição de gerar uma maior centralidade social, criativa e cultural. Queremos formar profissionais com valores, excelentes cidadãos do mundo e que contribuam para o desenvolvimento global sustentável. Em linha com esta ideia estratégica, um dos fatores distintivos a 2030 é termos “campi sustentáveis”, suportado por uma agenda de transformação estratégica verde, onde a saúde, o desporto e o bem-estar têm um papel incontornável e prioritário.

 

No Plano Estratégico 2030 do P.Leiria um dos objetivos operacionais, inserido no âmbito do objetivo estratégico “gerar uma maior centralidade social, criativa e cultural”, passa por “Promover o desenvolvimento regional e nacional pela promoção da saúde, pelo desporto e bem-estar, incluindo a criação de healthy campi”. Neste contexto, não consigo imaginar uma atividade mais marcante para esta estratégia do que a organização das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários 2022, que vamos coorganizar com a FADU, pela primeira vez na história do P.Leiria, em Leiria e Marinha Grande, de 13 a 27 de maio. Agradeço, uma vez mais, à FADU a confiança depositada em nós para esta organização de elevada responsabilidade. Esta é uma grande oportunidade para o Politécnico de Leiria, mas também uma enorme responsabilidade, que necessita da mobilização da região e de toda a comunidade académica para fazermos destas fases finais um marco importante na história do desporto universitário, que o valorize, mas também que valorize a FADU, bem como o desporto de forma transversal enquanto atividade promotora de saúde, de bem-estar e que forma cidadãos mais responsáveis, plurais, compreensivos, éticos, resilientes e tolerantes.

 

A organização das fases finais dos campeonatos nacionais universitários 2022 não podia chegar em melhor ocasião. Vamos receber 2500 estudantes atletas de seis modalidades diferentes (Andebol, Basquetebol, Futsal, Voleibol, Rugby 7 e Futebol 11). Esta organização conjunta com a FADU, com o apoio da Câmara Municipal de Leiria e da Câmara Municipal da Marinha Grande, vai ser um momento alto de “Leiria Cidade Europeia do Desporto 2022” e vai potenciar impactos na promoção da saúde e do bem-estar, não só na comunidade académica do Politécnico de Leiria, mas também vai colorir a região com jovens atletas estudantes oriundos de muitas instituições de ensino superior! O mês de maio é um mês vibrante em Leiria com a “Feira de Leiria”, com muita atividade cultural, desportiva e musical. Os atletas terão a oportunidade de sentir tudo isto, incluindo com acesso especial a tudo o que estará a decorrer, e com momentos desenhados especificamente para as fases finais do desporto universitário.

 

Estamos a fazer um grande investimento e temos um compromisso total para que as fases finais do desporto universitário sejam um enorme sucesso e deixe marcas que se propaguem no tempo, não só no Politécnico de Leiria, mas também na região. Para isso vamos ter uma forte aposta na segurança, na sustentabilidade ambiental e financeira, mas também numa mobilização e envolvimento de estudantes, particularmente da área do desporto e da saúde,  professores, investigadores, técnicos, organizações sociais, associações desportivas municipais e distritais, clubes e organizações desportivas e do tecido empresarial da região.

 

Com a coorganização das Fases Finais do Desporto Universitário estamos a entrar na história, mas para marcarmos a história precisamos de todos. Uma vez mais estaremos juntos, agora em torno do desporto e dos seus valores e juntos seremos, sempre, muito mais fortes!

 

Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

                          

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

CISION

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?