Portugal representado no mundial universitário de triatlo no Brasil

 

O Campeonato Mundial Universitário de Triatlo decorre de 6 a 11 de setembro na cidade brasileira de Maceió e Portugal estará representado por quatro estudantes-atletas. Diogo Tomé, Gonçalo Oliveira, Beatriz Ferreira e Joana Miranda são os convocados.

 

Diogo Tomé, estudante de Engenharia de Telecomunicações e Informática no Instituto Superior Técnico (Universidade de Lisboa) e terceiro classificado no Campeonato Nacional Universitário de Triatlo em junho deste ano - pela Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) -, mostrou-se satisfeito com a chamada a representar as cores nacionais. ‘Fiquei bastante contente. Não quero elevar muito as expectativas quanto a resultados, até porque é a primeira vez que vou a uma prova deste género, mas quero pensar na minha prova e dar o meu melhor e ter a melhor prestação possível’.

 

Outra das convocadas é estudante de Economia no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, foi medalha de ouro no CNU de Duatlo e medalha de bronze no CNU de Triatlo já esta época. Beatriz Ferreira teve quatro provas a contar para o circuito europeu de Xterra já neste mês de agosto e tem agora duas semanas para se preparar para o mundial. ‘O trabalho mais importante já está feito, agora é manter-me focada no objetivo e em cumprir os treinos como sempre faço. Será a minha primeira prova a representar uma seleção nacional, estou muito entusiasmada’.

 

Joana Miranda, a frequentar a licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Saúde de Santarém, tem participado nos campeonatos nacionais universitários de triatlo, duatlo e até de atletismo, tendo sido campeã de triatlo na época 20/21 e vice-campeã em 21/22. Conciliar estudos e desporto tem sido para ela uma conquista. ‘A enfermagem tem sido o meu investimento no futuro. Conseguir conciliar o desporto e a vida universitária tem sido um desafio, mas também uma conquista. Estou muito orgulhosa por esta convocatória, um reconhecimento pelo meu trabalho e esforço’, disse, ela que vê esta chamada como a cereja no topo do bolo. ‘Após quatro anos de licenciatura, que estão prestes a terminar, é um grande prémio para mim ir a um palco mundial’. Sobre preparação e objetivos na competição, revela cautela. ‘Na prova há coisas que conseguimos controlar e é nessas que estou focada. É um privilégio poder treinar com este tempo de verão em Portugal. Darei sempre o meu melhor para representar o meu País e o Instituto Politécnico de Santarém, ao qual quero deixar um agradecimento especial porque muito me tem apoiado neste percurso’.

 

Preparado para o desafio que se avizinha está Gonçalo Oliveira. Frequenta a licenciatura em Desporto na Faculdade Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e quer estar ao seu melhor nível. ‘Estou muito agradecido pela oportunidade de representar a minha faculdade e o meu País a este nível. Vou dar o meu melhor para alcançar o melhor resultado possível. É um campeonato do mundo, os adversários serão fortes, mas tenciono estar ao nível deles e ser competitivo’.

 

A participação de Portugal no mundial universitário de triatlo, que a Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) organiza em conjunto com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), conta com o apoio da Federação de Triatlo de Portugal.

 

De referir que esta será a terceira participação em campeonatos mundiais universitários de triatlo, depois de 2010 (Valência, Espanha) e 2018 (Kalmar, Suécia). Em 2010, o estudante-atleta da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Pedro Palma, conquistou o bronze para Portugal. 

 

A convocatória pode ser consultada aqui.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

                          

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

CISION

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?