CNU Esgrima: Mais seis Campeões!



O Campeonato Nacional Universitário de Esgrima decorreu, no dia 29, no Pavilhão 3 do Estádio Universitário de Lisboa. Na prova, organizada pela Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa, a Universidade Nova de Lisboa foi o clube a levar mais medalhas para casa.



Na vertente de Espada feminina, a vitória sorriu a Inês Hermínio (NOVA), seguida pela atleta Débora Nogueira (AAULL), que conquistou a medalha de Prata. O pódio do terceiro lugar foi partilhado por Ana Alvito (AEFMH) e Ana Preto (NOVA). No masculino, Sebastião Macias (AEFMH) conquistou o Ouro, enquanto José Martins (AAUM) garantiu o segundo lugar. A terceira posição ficou para Miguel Lajoso (U.Porto) e João Morna (AEIST).



Já na prova de Florete, no feminino, Débora Nogueira (AAULL) subiu ao primeiro lugar do pódio pelo segundo ano consecutivo. Sofia Gouveia (U.Porto) arrecadou a medalha de Prata e o Bronze foi atribuído a Inês Hermínio e à colega Anna Kirova.



Do lado masculino, Pedro Macedo (AEIST) também repetiu a medalha de Ouro da época passada. António Silva (NOVA) assegurou o segundo lugar, seguido por José Martins, da Academia Minhota, e por João Roque, da Universidade do Porto, ambos no último lugar do pódio.



No Sabre feminino, Inês Hermínio voltou a subir ao pódio para receber a medalha de Ouro. No masculino, também um atleta da NOVA, António Silva, garantiu a primeira posição da classificação, seguido por Miguel Lajoso (U.Porto), no segundo lugar.

Dois campeões satisfeitos com as medalhas conquistadas




Sebastião Macias, estudante da Faculdade de Motricidade Humana e Campeão Nacional Universitário de Esgrima, na prova de Espada, tem já um vasto currículo de participações em CNUs, incluindo vários títulos nas modalidades de Pentatlo, Esgrima e Natação.

“Criar hábitos de vitória é muito importante para quem treina diariamente, como é o meu caso, ainda mais quando estou a cerca de dez dias do Campeonato de Europa de Pentatlo Moderno”, afirmou satisfeito o atleta.

Para Sebastião Macias, não foi fácil chegar ao primeiro lugar da competição. “Tive dificuldades nas três eliminatórias, mas consegui perceber o que tinha de fazer para ultrapassar os adversários, e isso para mim é um elemento fundamental para evoluir desportivamente. Ganhar sim, mas perceber como o fiz”, explicou o esgrimista.

No que diz respeito a conciliar os estudos com a carreira desportiva, Sebastião Macias admite que tem algumas dificuldades porque a prática de Pentatlo Moderno, “implica muito tempo de treino e organização diária para os objetivos serem alcançados”. “Neste momento espero terminar a minha licenciatura o mais breve possível para concentrar-me neste ciclo olímpico”, disse.



Débora Nogueira, vencedora da prova de Florete feminina e estudante na Universidade Lusíada de Lisboa, conta também com várias participações em CNU e esteve ainda a representar Portugal nas Universíadas de 2009, em Belgrado.

Para a esgrimista, que conquistou ainda a medalha de Prata na prova de Espada, o sentimento de alcançar um título “é sempre bom”, ainda mais sendo o último ano que pode participar no Campeonato Nacional Universitário.

Débora Nogueira afirma que “a competição correu bem, apesar de ter estado um pouco instável a jogar, principalmente no assalto da final”.

Questionada sobre como conciliou durante vários anos os estudos com a Esgrima, a atleta não tem dúvidas: “foi muito difícil”. “Eu acredito que tudo se consegue com um pouco de esforço e eu consegui”, explicou.

Débora Nogueira, que terminou o seu curso e já entrou no marcado de trabalho, salientou “a sorte” que teve em trabalhar perto do local onde treina.
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

                          

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

CISION

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?