CNUs Concentrados Equipas: Três dias de Desporto Universitário em Vila Real



De 15 a 17 de dezembro, Vila Real recebeu os Campeonatos Nacionais Universitários Concentrados Equipas 2013/2014. Neste formato concentrado, estiveram agrupadas as modalidades de Badminton, Karaté, Karting, Kickboxing, Ténis de Mesa, Tiro com Arco e Xadrez. Esta foi uma organização da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Karaté
O primeiro dia de competições arrancou bem cedo com a componente técnica do Karaté. Ana Cruz da Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana e Luís Silva da Universidade do Porto foram os campeões de Kata.

Na vertente Kumite, Filipa Fernandes do Instituto Politécnico do Porto garantiu por mais um ano o título de Campeã Nacional Universitária, desta vez na categoria de -68 kg. Também no feminino, Ana Pinto, colega da mesma instituição, foi a vencedora nos -61 kg.

No masculino, a Universidade do Porto conquistou o ouro em 3 das 4 categorias a concurso, com os atletas, Tiago Moutinho (-60 kg), Flávio Cunha (-67 kg) e Ricardo Carvalho (-75 kg). Nos -84 kg, Jorge Castro da Associação Académica da Universidade de Aveiro fechou os lugares de topo.

Terminada a prova na Nave de Desportos da UTAD, foi tempo de contabilizar os pontos para o título coletivo. Pelo 3º ano consecutivo, a Universidade do Porto venceu o CNU de Karaté, somando 37 pontos. A equipa anfitriã, a Associação Académica da UTAD, foi vice-campeã com 15 pontos e a Academia Militar encerrou o pódio com 13 pontos.


Kickboxing
Também no dia 15 de dezembro, mas no tatami do lado, decorria o Campeonato Nacional Universitário de Kickboxing na vertente Light Kick. Realizado pela 2ª vez na história da FADU, teve a participação de 67 atletas, 7 femininos e 60 masculinos.

No feminino, Rita Carvalho da Associação Académica da Universidade da Beira Interior e Filipa Correia da Associação Académica da Universidade de Évora repetiram o título de campeãs conquistado em 2012/13. Entre os rapazes, João Rebelo, da Universidade Nova de Lisboa, e Remi Ferreira, da Associação Académica da Universidade do Minho repetiram também o sabor da vitória nas categorias de -79 kg e +94 kg, respetivamente. Francisco Santos (-57 kg, AAUBI), Vasco Ensinas (-63 kg, AAUBI), Bruno Vicente (-69 kg, IPLeiria), Pedro Vasconcelos (-74 kg, AAUM), Sérgio Santos (-84 kg, AAUBI) e Claidir Rendall (-89 kg, AAUBI) completam a lista de campeões nacionais universitários de Light Kick.

Em maio de 2014, os resultados conseguidos nesta prova vão somar aos resultados de Ringue Low Kick, para definir a equipa que irá vencer o título de campeã nacional universitária da modalidade.


Badminton
Dia 16, foi dia de Badminton na Nave de Desportos, com a participação de 10 equipas, em representação de quatro instituições distintas. Um dia longo, mas com jornadas bastante interessantes a nível competitivo, deram a vitória à equipa da Associação Académica de Coimbra.

Ana Santos, Ana Moura, Diogo Silva e Miguel Pinto, da AAC 1, conquistam a medalha de ouro à AAUM 1, com Joana Amaral, Rita Amaral e Ruben Vieira. Em 3º lugar, ficou a equipa da AAC 2, composta por Margarida Soares, Rita Dias, Rui Mendes e Tiago Veloso.


Xadrez
Noutro ponto do campus da UTAD, a Biblioteca servia de cenário para o Campeonato Nacional Universitário de Xadrez, na vertente Rápidas, disputada no coletivo e individualmente. Entre equipas, a Associação Académica da Universidade do Minho conquistou o título coletivo, seguida da equipa da Universidade de Lisboa, em 2º lugar, e da Associação Académica de Coimbra em 3º.

No plano individual, Jorge Ferreira da Universidade do Porto, revalidou o título de Campeão Nacional Universitário. Recorde-se que o atleta representou Portugal nas Universíadas de Kazan, no verão de 2013. Já Rúben Pereira, da Universidade de Lisboa, foi medalha de prata e Luís Silva da AAUM recebeu o bronze.


Ténis de Mesa
Chegado o último dia de competição, a Nave de Desportos da UTAD recebeu a competição de Ténis de Mesa equipas, disputada no feminino e no masculino.

Durante o dia 17 de dezembro, 4 equipas femininas disputaram num grupo único a medalha de ouro. Com três vitórias para a equipa da Associação Académica da Universidade do Algarve, subiam assim ao lugar mais alto do pódio as atletas Andreia Almeida e Miriam Pinto. A derrota frente às algarvias deixava a Universidade do Porto em 2º lugar, formada por Ana Torres e Maria Mateus. A fechar o pódio, ficou a equipa da AAUM, com Marta Henriques e Ana Rita Silva, a vencerem apenas uma partida.

Com 12 equipas no torneio masculino, João Vieira, Rafael Vaz e Miguel Mendes, da equipa da casa, não deixaram o título sair de Vila Real e venceram na final frente à equipa da AAUAlg, composta por Celso Madeira, Diogo Floro e Nuno Fernandes. Em 3º lugar, venceu a equipa da AEISCTE-IUL, formada por João Correia e Miguel Fernandes.


Karting
A tarde era de nevoeiro, chuva e frio intenso no Kartódromo de Vila Real, mas nem estas adversidades impediram a participação de 15 equipas, em representação de cinco instituições, no Campeonato Nacional Universitário de Karting Equipas.

A Universidade do Porto foi a equipa mais rápida deste CNU, composta pelos atletas, Luís Moreira, Ricardo Guedes e Rúben Cerqueira. Em 2º lugar, ficou a equipa do Instituto Politécnico de Leiria, com André Rezende, Carlos Silva e Jorge Baptista ao volante, e em 3º, a equipa da Associação Académica da Universidade do Minho, composta por Bohdan Arzhanov, João Serra e João Nuno Brito.


Tiro com Arco
A pista de atletismo da Nave de Desportos da UTAD transformou-se para receber o Campeonato Nacional Universitário de Tiro com Arco na vertente Indoor. Mais de 20 atletas estão em competição nas provas Recurvo e Compound.

Saíram medalhados de ouro, os atletas Frederico Simões da Universidade de Lisboa, que na época passada conquistou o mesmo título na prova de Outdoor de arco Recurvo, no feminino, venceu Diana Bordalo da Universidade Nova de Lisboa. Da mesma academia, mas na prova de arco Compoud masculino, sagrou-se Campeão Nacional Universitário, o atleta João Almeida.

Terminavam assim três dias de competição, com 7 modalidades em disputa na Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro. Os CNUs Concentrados Equipas 2013/14 foram organizados na cidade de Vila Real e teve a assinatura da Associação Académica da UTAD, em parceria com a FADU.


Todas as fotografias do evento estão disponíveis no FACEBOOK da FADU - Link
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

                          

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

CISION

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?