Jogos Universitários Europeus 2018: Números finais

 

A cerimónia de encerramento dos Jogos Europeus Universitários 2018, que decorreram na cidade de Coimbra, teve lugar no complexo desportivo do Estádio Universitário e fechou oficialmente o maior evento multidesportivo alguma vez realizado em Portugal.

 

Depois de ser cantado o hino nacional, os representantes das 80 instituições de Ensino Superior presentes desfilaram em representação das suas academias, abrindo o caminho para um grupo de ginastas que deu vida ao espetáculo “Vida Académica”, dividido em várias partes, que pretendeu mostrar, através da ginástica artística, o verdadeiro significado do espírito académico característico da cidade de Coimbra.

 

O secretário-geral dos Jogos Universitários, Mário Santos, abriu a sessão discursiva enaltecendo que o legado material deixado na cidade é bem visível, especialmente no Estádio Universitário. Segundo o próprio, “é agora nossa responsabilidade e dever fazer com o que o legado imaterial prevaleça e que, através dele, se possa construir um mundo melhor através da educação pelo desporto”. Estiveram também presentes e dirigiram algumas palavras de agradecimento e enaltecimento ao evento Adam Roczek, presidente da EUSA (Associação Académica do Desporto Universitário), que considerou estes, “os melhores Jogos Europeus Universitários de sempre”, e Maria Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

 

A cerimónia terminou com a descida da bandeira da EUSA, ao som do “Gaudeamus Igitur”, cantado pelo Coro Misto da Universidade de Coimbra, e com a passagem da mesma para o comité organizador dos Jogos Europeus Universitários 2020, que decorrerão em Belgrado.

 

Organizar os Jogos Europeus Universitários requereu o envolvimento de cerca de 6000 pessoas que, durante meses preparam duas semanas de caráter desportivo e educativo. Este tipo de evento decorreu com a colaboração e ajuda de:  

 

- 4027 Participantes;

- 3293 Atletas;

- 291 Universidades de 38 países;

- 506 Equipas;

- 355 Árbitros (224 organização e 131 equipas);

- 293 Oficiais;

- 141 Chefes de Delegação;

- 299 Treinadores e 73 treinadores-adjuntos;

- 117 Membros do Comité Organizador;

- 249 Membros de Staff;

- 87 Seguranças;

- 25 Membros da Área Média mais a Cruz Vermelha;

- 65 Membros da Área Médica das delegações visitantes;

- 45 Representantes da EUSA;

- 184 VIP’s;

- 159 Media;

- 672 Voluntários; 

 

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

                          

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

CISION

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?