Jamor abriu portas à nova direção da FADU
Os novos órgãos sociais da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) tomaram posse na tarde desta terça-feira, na Tribuna de Honra do Estádio Nacional, no Jamor. No seu primeiro ato oficial, o presidente eleito, André Reis, vincou as ideias que pretende levar a cabo no mandato que se estende até 2021.
‘Queremos que a larga maioria dos estudantes do ensino superior pratiquem atividade física regular e a aposta central recairá no desporto informal. Queremos desporto para todos, isso é essencial’, vincou André Reis, sem esquecer a importância da ligação ao desporto federado. ‘Vamos continuar a intervir ativamente na reivindicação de uma maior valorização social e política do desporto, através do desporto federado, movimento do qual a FADU foi fundadora, com o objetivo de introduzir o desporto na agenda política e social do País’.
O agora presidente da FADU frisou também que a implementação do novo estatuto estudante-atleta terá acompanhamento. ‘Pensaremos na criação de um observatório que acompanhe a implementação deste estatuto e que identifique melhorias a introduzir numa futura revisão ao documento. Estudaremos ainda a criação da figura do provedor do estudante-atleta que acompanhe situações de injustiça e tratamento desigual e contamos com a colaboração das instituições de ensino superior’, disse, reforçando a vontade de que as provas da FADU sejam cada vez mais competitivas.
Presente na cerimónia esteve o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que elogiou o passado e o percurso da FADU, que em 2020 celebra 30 anos, deixando ainda uma mensagem de incentivo à nova direção. Também o presidente cessante da FADU, Daniel Monteiro, deixou algumas palavras na despedida. ‘Agradeço às equipas que me acompanharam nos dois mandatos e tenho a certeza de que quando o André Reis sair terei os mesmos elogios para fazer ao trabalho desenvolvido pela sua equipa’.
Na cerimónia, realizada no emblemático Jamor, marcaram presença cerca de centena e meia de pessoas, entre representantes do desporto nacional e do ensino superior, dirigentes e presidentes de federações desportivas, clubes, associações académicas e de estudantes, entidades ligadas à política nacional e parceiros.