Presidente da FADU assinala um ano de mandato

 

 

 

Caros dirigentes dos clubes e associados da FADU,

 

Fez no passado dia 8 de outubro um ano desde a tomada de posse da atual direção da FADU.

 

Pelos motivos que todos conhecemos este não foi um ano normal. O desporto mundial enfrenta hoje, podemos afirmar, uma das maiores crises da sua história e o desporto universitário não é exceção.

 

Em março deste ano as instituições de ensino superior substituíram as aulas presenciais por ensino à distância e assim permaneceram até ao final do ano letivo transato. Com isso ficou inviabilizada a possibilidade de continuarmos o nosso calendário desportivo nacional e vimo-nos forçados a cancelar todos os Campeonatos Nacionais Universitários.

 

Como se não bastasse, no panorama internacional, foram cancelados todos os Campeonatos Mundiais Universitários previstos para o ano de 2020 e os Jogos Europeus Universitários foram adiados para 2021, tendo ainda como consequência o adiamento da organização dos Campeonatos Europeus Universitários previstos para o próximo ano, nas cidades de Guimarães, Aveiro e Lisboa, para 2023.

 

Sejamos claros: este não foi o primeiro ano de mandato que queríamos, nem aquele que tínhamos planeado. Mas este é o novo mundo e temos de aprender a viver com a nova realidade de imprevisibilidade constante, encarando as dificuldades como oportunidades para continuarmos a crescer.

 

Devo por isso, em nome de toda a estrutura da FADU, uma palavra de agradecimento e reconhecimento a todos os clubes que, apesar das adversidades, continuam todos os dias a trabalhar para que a prática desportiva e de atividade física continue a chegar a todos os estudantes.

 

Neste contexto, a retoma das competições universitárias é um importante passo para a retoma da atividade dos clubes e dos estudantes-atletas, estando calendarizados até final deste ano civil, Campeonatos Nacionais Universitários que envolvem as modalidades que foram estratificadas de 'baixo risco' pela DGS. O calendário de provas para esta época divulgado aos clubes, foi elaborado com consciência do grau de exigência organizativo e de risco de contágio das modalidades, considerando a estratificação por níveis de risco estabelecida pela Direção-Geral da Saúde (DGS) para a retoma do desporto federado (36/2020).

 

Estamos conscientes de que uma maioria significativa dos clubes atravessam problemas financeiros delicados, fruto da redução total ou parcial das suas receitas próprias. Sensível a esta realidade, a direção da FADU decidiu tomar as seguintes medidas de apoio:

 

a) Alteração do modelo competitivo do Apuramento da Zona NCS para as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários 2021, reduzindo na generalidade o número de Jornadas Concentradas e, consequentemente, os custos de participação das equipas desportivas;

 

b) Reforço no apoio à organização das provas nacionais, nomeadamente nos custos que terão de incorrer com a implementação dos planos de contingência e segurança relacionados com a Covid-19;

 

c) Apoio à participação nas provas internacionais, com o pagamento integral das taxas de garantia de todas as equipas apuradas para os Jogos Europeus Universitários 2021, num valor total de cerca de 30 mil euros, assegurando também assim a vaga para Portugal.

 

Em tempo de isolamento social, o desporto no Ensino Superior assume um papel ainda mais importante no que diz respeito ao bem-estar físico e mental dos membros da comunidade académica. Com o sentido de responsabilidade no cumprimento das orientações da DGS, agora, mais do que nunca, devemos manter-nos ativos. Foi com este espírito e consciência que celebramos o Dia Internacional do Desporto Universitário e lançamos a campanha ‘Desporto Sim, Isolamento Não!’.

 

Em nome da FADU, obrigado pela vossa perseverança e dedicação ao projeto do desporto universitário. Continuemos!

 

André Reis

Presidente da FADU

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

                          

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

CISION

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?