Estoril vestiu de gala para receber os melhores do desporto universitário

 

O Centro de Congressos do Estoril vestiu-se a rigor para receber a X Gala do Desporto Universitário, num ano particularmente especial não só por se assinalarem dez anos desde a primeira gala do desporto universitário, mas também pela missão portuguesa à Universíada de Taipé ou pelo melhor desempenho de sempre em Campeonatos Europeus Universitários.

 

Nuno Piteira Lopes, vereador do desporto da Câmara de Cascais, deu as boas-vindas ao espaço, mas o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo foi o primeiro a dar o pontapé-de-saída.

 

Na intervenção que protagonizou na gala da FADU, João Paulo Rebelo assinalou o sucesso da participação nacional em Taipé, onde conquistou cinco medalhas, mas falou também sobre o futuro, nomeadamente sobre o estatuto estudante-atleta, revelando que a Secretaria de Estado está a trabalhar na construção desse estatuto, tendo para isso criado já um grupo de trabalho com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, integrando também a FADU.

 

 

João Paulo Rebelo deixou bons indícios sobre a valorização nacional do estudante-atleta, salientando no entanto a independência das instituições de ensino superior.

 

A tarde, bem conduzida por João Paulo Sousa, começou por premiar o Jornal Record e Susana Feitor com o galardão Prestígio, entregue pelo Secretário de Estado com a tutela do desporto e pelo presidente da FADU, Daniel Monteiro.

 

 

Numa cerimónia de reconhecimento, foram reconhecidas as organizações locais das maiores competições da temporada, entre elas os Campeonatos Europeus Universitários de Futebol e também de Judo, Karaté e Taekwondo, bem como todos os medalhados nos Campeonatos Europeus Universitários, que este ano constituíram um novo record.

 

Foram 37 os premiados a receberem a lembrança da FADU pelo desempenho conquistado em Europeus Universitários, não só em modalidades individuais mas também em coletivas, onde se destacam o futsal masculino, o badminton, o karaté, o judo e o taekwondo.

 

 

Mais tarde foi a vez dos medalhados na Universíada de Taipé também serem homenageados, recebendo uma lembrança das mãos da chefe da missão portuguesa, Susana Feitor.

 

A primeira surpresa da tarde foi protagonizada por Luis Reis, vencedor do Got Talent em 2015 e que com uma atuação de diablo, impressionou as três centenas de pessoas que marcaram presença na comemoração da temporada 2016/2017.

 

 

Com a tarde já a meio, foi a vez de serem entregues os troféus ligados à promoção da ética no desporto, primeiro para o trabalho de investigação e posteriormente o de ética desportiva. Foram também entregues os prémios ao vencedor do Troféu Universitário de Clubes e do torneio inter-academias do Dia Internacional do Desporto Universitário.

 

No segundo momento surpresa da tarde, o músico João Só animou a “família” do desporto universitário com algumas das suas canções mais conhecidas, antes da cerimónia avançar para o momento alto, a entrega dos prémios de Melhor do Ano.

 

 

Na categoria de treinador, José Guerreiro, do basquetebol da Associação Académica da Universidade de Aveiro, arrebatou o troféu, entregue pelo presidente do IPDJ, Augusto Baganha, enquanto Francisca Laia recebeu das mãos de José Manuel Constantino, presidente do COP, o prémio de Atleta Feminina do Ano.

 

Rui Bragança venceu na categoria de atleta masculino, tendo Joana Cunha sido a sua representante a subir ao palco, onde recebeu o troféu das mãos do triatleta João Silva. Para encerrar a atribuição destes galardões, o Secretário-Geral do Comité Paralímpico de Portugal, Manuel Costa e Oliveira, entregou à equipa de futsal masculino da Associação Académica da Universidade da Beira Interior o prémio de equipa do ano.

 

 

Daniel Monteiro, presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, encerrou a tarde com a sua intervenção, onde destacou o desempenho desportivo dos estudantes-atletas portugueses, salientando, no entanto, a “capacidade de sacrifício, o esforço e perseverança”, por serem os estudantes-atletas a “verem mais além: de que o Desporto faz bem, é saudável e compensa”.

 

O presidente da estrutura destacou ainda “o melhor ano português de sempre em Campeonatos Europeus Universitários”, bem como a prestação “De Portugal para o mundo”, onde “os nossos atletas voltaram a dizer presente e na conhecida Formosa igualaram a melhor prestação portuguesa em Universíadas”.

 

 

Ao destacar as organizações internacionais em Portugal, Daniel Monteiro frisou os “sucessos organizativos marcados pela sustentabilidade financeira atingida” e pelo “legado deixado e pela marca e cunho de referência que o nosso país voltou a deixar no que respeita a saber organizar e receber grandes eventos internacionais”, deixando assim um excelente prenúncio para os Jogos Europeus Universitários – Coimbra 2018.

 

Aproveitando a efeméride do 1 de dezembro, Daniel Monteiro apelou ainda a uma “espécie de revolução no desporto (…) para reformar problemas estruturais de fundo e para se projetar e valorizar, quer social quer politicamente”, apelando à união de todos os agentes para “para promover o ecletismo e enraizar a sua importância numa sociedade que não o reconhece, e que infelizmente não está preparada para o reconhecer”, deixando assim o mote para o apoio ao maior evento multidesportivo que se vai realizar em Portugal: os Jogos Europeus Universitários de 2018.

 

 

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

                          

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

CISION

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?