"O nosso tempo de ser atleta é este, não pode ser outro"

 

O terceiro e último painel do dia do Fórum FADU, reuniu José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal, Ricardo Morgado, director técnico nacional de canoagem e Pedro Seabra, andebolista e recém-licenciado em medicina. As dificuldades em praticar desporto conciliado com os estudos foram a tónica principal do debate, mas Pedro Seabra fez questão de vincar que: “Quero passar a mensagem de que é possível conciliar as coisas”.

 

O andebolista do ABC de Braga que se sagrou já campeão nacional de andebol e que foi eleito o jogador do ano em 2015/2016 deu o mote para o debate, defendendo que muitas vezes "são os sonhos que nos fazem superar barreiras e ir mais além" e explicando que no desporto a cultura não vai mudar "enquanto não for considerado uma mais valia para o país".

 

Apesar de compreender "as instituições que não têm um trabalhador a tempo inteiro e quando têm vem cansado", Pedro Seabra diz que "o nosso tempo de ser atleta é este, não pode ser outro. A vida desportiva é curta”, acrescentando ainda que terá "oportunidade de ser médico toda a vida, mas para ser desportista tem que ser agora” e salientando que "quantos mais exemplos tivermos de carreiras duais com sucesso, mais esperança traz".

 

Ricardo Machado, vice-presidente da Federação Portuguesa de Canoagem e director técnico nacional, considera que "valorizar o papel do atleta-estudante cabe às instituições académicas", lamentando que "no fim de cada edição dos Jogos Olímpicos se discuta um bocadinho o desporto e se chegue sempre à conclusão de que o problema é a escola".

 

O presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, corroborou esta tese, lamentando a "falta de ação" e afirmando que "a redução da importância da Educação Física tem um valor simbólico muito maior do que a medida em si", sem no entanto deixar de dizer que espera que "o futuro seja mais risonho para as gerações futuras, ainda que essa evolução seja muito lenta".

 

 

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

                          

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

CISION

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?