CNU Judo: Académica de Coimbra faz BIS



O Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho, em Braga, recebeu o Campeonato Nacional Universitário de Judo, numa organização da Associação Académica da Universidade do Minho. A Associação Académica de Coimbra sagrou-se Campeã Nacional Universitária, seguida pela Universidade Nova de Lisboa e pelo coletivo de Aveiro, no terceiro lugar.

A competição começou pelo feminino, na categoria -48kg, na qual Inês Marques (AEISEC) garantiu o Ouro, após desistência da rival Adriana Nunes (AAUAv) por lesão.

Nos -52kg, Joana Nunes (AEESEnfC), Campeã na época 2011/2012 nos -57kg, garantiu o primeiro lugar no pódio, após vencer Bárbara Alemão (AEESSA). A terceira posição foi partilhada por Maria Rodrigues (AAC) e Amália Carvalho (AAUM).



Já na categoria -57kg, foi Sandra Borges (AAULHT) quem levou a melhor frente a Eunice Santos (AAC), Campeã Nacional Universitária nos -63kg, no ano passado. Teresa Silva (AAC) garantiu o último lugar do pódio.

A categoria dos -63kg foi discutida apenas entre duas atletas, ambas da Académica de Coimbra. Ana Sousa foi mais forte contra Bruna Borges, assegurando, assim, a medalha de ouro.

Na última categoria feminina (+70kg), Ana Azevedo cumpriu a missão de manter a medalha de ouro na Universidade do Porto, seguida por Ana Santos (AEISCAC) no segundo lugar e Sara Queiroz (AEFMH) na terceira posição.

A competição masculina começou com os -60kg, categoria na qual Filipe Lopes (AAC) arrecadou o Ouro e Pedro Candeias (AAUM) a Prata.

Nos -66kg não houve grandes surpresas com João Crisóstomo (AAULHT) a vencer pelo segundo ano consecutivo. João Gameiro (AEIST) garantiu o segundo lugar e a terceira posição do pódio foi partilhada por Joaquim faria (AEFCL) e Tony Ferreira (AAUAv).

Na categoria dos -73kg, foi Filipe Reis (AAC) o vencedor, enquanto José Abreu (NOVA) não foi além da medalha de Prata. Pedro Bernardo (AEFMH) e Eduardo Silva (AAC) terminaram ambos a prova no terceiro lugar.



O combate mais emocionante do dia foi nos -81kg com Tomás Costa (NOVA) a vencer Jorge Fernandes (AAC), Campeão Universitário na época passada na categoria dos -73kg.

Andrei Sandutã (IPLeiria), ao vencer Filipe Rosa (AAC) nos -90kg, assegurou o primeiro lugar do pódio. Thiago Silva (AAUAv) e David Carvalho (AAUAv) levaram para casa a medalha de bronze.

A fechar, os +90kg, com Diogo Silva (NOVA) a ganhar a medalha de ouro, relegando para a segunda posição Ricardo Louro (FACAB), Campeão Universitário na época 2011/2012.

Contas feitas, a Académica de Coimbra é a nova Campeã Nacional Universitária de Judo, com 35 pontos, seguida pelo coletivo da NOVA, com 17 pontos, e a equipa de Aveiro, com um total de 12 pontos.

“Amo mesmo o Judo e isso é o que me motiva a ir todos os dias para o tapete”



João Crisóstomo foi Campeão Universitário pelo segundo ano consecutivo na categoria dos -66kg, em representação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. O atleta conquistou também o título de Campeão Europeu Universitário, no ano passado.

“Estes resultados são fruto de muito trabalho do meu clube, dos meus colegas e do meu treinador, que me fazem evoluir todos os dias um bocadinho. Muitas vezes, se eu ganho, é por eles”, justificou João Crisóstomo.

O judoca garante também que “é complicado chegar a casa todos os dias às 22h cansado e ainda ter que estudar e saber que é preciso levantar cedo no dia seguinte”. “A isto chama-se espírito de sacrifico que só é possível pelo gosto que tenho por esta modalidade”, explicou.

“Amo mesmo o Judo e isso é o que me motiva a ir todos os dias para o tapete e dar o máximo em cada treino”, afirma João Crisóstomo.

O atleta da AAULHT está a tirar Desporto, algo que pretende conjugar com o Judo num futuro próximo.

“Quero ser treinador e também fazer alguma investigação neste meio, inovar de alguma forma, descobrir algo que pudesse promover o Judo que, para mim, é dos melhores desportos que existe”, afiançou o judoca.

“A filosofia, a cultura envolvida e as capacidades físicas e cognitivas que o Judo em nós desenvolve fascinam-me”, concluiu o atleta, que tem como objetivo marcar presença nas Universíadas de 2015.
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

                          

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

CISION

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?