Portugal recebe CMU’s de Ciclismo e Corfebol em 2018

 

 

Está decidido e, das três candidaturas portuguesas apresentadas no passado mês de outubro, a Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) decidiu atribuir a organização de dois Campeonatos Mundiais Universitários (CMU’s) de 2018 a Portugal. 

 

Assim, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e a UM vão acolher o CMU de Ciclismo e a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) e a UTAD vão organizar o CMU de Corfebol.

 

 

O presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Daniel Monteiro, considera que "a organização de eventos internacionais universitários desta dimensão é a prova de que a FADU quer assumir a responsabilidade de fazer parte dos processos de formação de atletas no nosso país. Para isso, todos os agentes com responsabilidades desportivas e políticas têm de trabalhar em conjunto, efetivando a criação de uma verdadeira estratégia formativa para o desporto nacional, que infelizmente ainda não existe. Uma estratégia que tem de começar no desporto escolar, desde logo nas escolas básicas, passando depois pelo desporto universitário, o que possibilitará depois ao desporto nacional sénior colher os frutos de tudo isto”.

 

O presidente da AAUM, Carlos Alberto Videira, afirma que esta atribuição “é um desafio para a AAUM e para a UM, tendo em conta que o ciclismo é uma modalidade completamente diferente do que estamos habituados a organizar (que é dentro do pavilhão), mas estamos extremamente motivados”. “Esta modalidade tem também um grande potencial de ligação com a comunidade local e com as cidades de Braga e Guimarães. Queremos tornar este um grande evento e mais um de sucesso”, exalta o dirigente.

 

Segundo o presidente da AAUTAD, André Coelho, este é um “feito histórico” para a associação, que nunca tinha entregue uma candidatura a um organismo internacional. “Se já a candidatura por si só é histórica, o facto de termos conseguido a sua aprovação é sinónimo de um marco na história dos vinte e sete anos desta associação”, referiu o dirigente.

 

 

 

Quanto à organização do Campeonato, esta será assegurada por uma comissão executiva, constituída por elementos da reitoria da UTAD, dos Serviços de Ação Social da UTAD e pela AAUTAD, sendo que será presidida por André Coelho. “Com esta candidatura estamos a afirmar a aposta da AAUTAD no desporto universitário, fidelizando e comprometendo as próximas direções a este mesmo propósito”, referiu André Coelho. 

 

Só a candidatura da Federação Académica do Porto (FAP), a Universidade do Porto (U.Porto) e o Instituto Politécnico do Porto (IPP) à organização do CMU de Basquetebol 3x3 não foi ganha pelos portugueses. Assim, a prova vai realizar-se na Suécia. O ano de 2018 é também o dos Jogos Europeus Universitários, organização atribuída à FADU e às entidades de Coimbra – Associação Académica de Coimbra, Universidade de Coimbra e Câmara Municipal – em abril de 2014.

 

 

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

                          

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

CISION

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?