FADU continua o seu périplo pelo país

 

Depois da semana inaugural do Roteiro, a Federação Académica do Desporto Universitário deu continuidade ao seu périplo por diversas instituições de ensino superior um pouco por todo o país.

 

Ao longo das últimas duas semanas a FADU passou por Vila Real, Guarda, Aveiro e Lisboa, para “tomar o pulso” à dinâmica desportiva das várias instituições académicas nacionais.

 

Na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o presidente da FADU, Daniel Monteiro, esteve reunido com o reitor da instituição, António Fernandes e com o presidente da Associação Académica da UTAD, André Coelho.

 

Em Vila Real, para além de poder visitar as instalações desportivas da universidade, a FADU tomou ainda contacto com o projeto ActiveGym, que tem como objetivo dar condições aos estudantes para uma prática regular de atividade física. Com esse desígnio, a cooperação, quer com a autarquia quer com os clubes locais, tem sido reforçado ao longo dos últimos anos.

 

 

Já na Universidade de Aveiro, a FADU esteve reunida com o reitor da UA, Manuel António Assunção e com o vice-reitor, Gonçalo Paiva Dias, que esteve presente no Fórum do Dia Internacional do Desporto Universitário, promovido pela FADU. Na reunião esteve também o presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro, Henrique Cruz.

 

A Universidade de Aveiro tem também fomentado parcerias com clubes de Aveiro, com resultados visíveis e que permite a inúmeros jovens praticarem desporto ao mais alto nível enquanto prosseguem a sua formação superior.

 

Ainda no que toca ao fomento da prática desportiva regular, a Taça UA, uma competição interna da Universidade de Aveiro que promove a prática tanto de modalidades individuais como coletivas, envolve dois milhares de estudantes ao longo de todo o ano.

 

No Instituto Politécnico da Guarda, a FADU foi recebida pelo presidente da instituição, Constantino Mendes Rei e pelo coordenador de desporto, António Albino. O IPG regressou às competições da FADU na temporada 2014/2015, estando a fomentar a participação em diversas modalidades coletivas e procurando aumentar a presença nas modalidades individuais. A par dessa dinâmica, o IP Guarda tem ainda à disposição dos alunos um ginásio com vista à prática regular de desporto pelos estudantes.

 

 

 

Em Lisboa, depois do Instituto Politécnico de Lisboa na primeira semana, a FADU esteve reunida com a Universidade Nova de Lisboa e com a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

 

Na Universidade Nova de Lisboa, a Federação Académica do Desporto Universitário esteve reunida com o reitor, António Rendas e com o coordenador de desporto, Paulo Silva. Na reunião esteve também presente o presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Hugo Silva.

 

As associações de estudantes da Universidade Nova de Lisboa têm dinamizado ao longo dos anos a participação de várias equipas, sem descurar a participação em inúmeras modalidades individuais, o que prova a vitalidade do desporto nesta instituição.

 

A curto-prazo o objetivo da Universidade Nova de Lisboa é desenvolver parcerias com a comunidade local, alargando o acesso a instalações desportivas.

 

Por fim, na ULHT, a instituição tem estado focada no apoio à associação de estudantes com vista à participação de equipas da Universidade Lusófona nas diversas competições coletivas. O diretor da Faculdade de Educação Física e Desporto, Jorge Proença, abordou ainda as parcerias entre a faculdade e os clubes da região de Lisboa, que permitem aos atletas não descurar a formação superior em conjunto com a prática desportiva de alto rendimento.

 

O Roteiro FADU tem como objetivo alertar as diversas instituições de ensino superior e associações de estudantes e académicas sobre a importância da prática desportiva, bem como obter um retrato do desenvolvimento desportivo das diversas instituições.

 

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

                          

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

CISION

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?