Campeonato Mundial Universitário de Ciclismo apresentado em Braga

 

 

Decorreu no Sábado, 17 de fevereiro, a cerimónia de apresentação do Campeonato Mundial Universitário de Ciclismo, que vai decorrer de 31 de julho a 4 de agosto, em Braga. A cerimónia integrou as comemorações do 44º aniversário da Universidade do Minho.

 

Para a apresentação do Campeonato Mundial Universitário de Ciclismo estiveram presentes o presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, Nuno Reis, que é também o presidente do Comité Organizador; o vice-presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Pedro Castro; o reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro; Vitor Dias, diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude e ainda os vereadores das autarquias de Fafe, Guimarães e Braga.

 

Para o evento são esperados 250 atletas oriundos de 40 países, para além dos 150 participantes entre staff e voluntários. Esta será também a primeira vez que o evento integra a prova de downhill, à qual se junta a prova de contrarrelógio, BTT XCO e estrada.

 

O presidente da AAUM, Nuno reis, destacou o facto de ser “a primeira vez que conseguimos juntar as autarquias de Braga, Guimarães e Fafe numa organização conjunta com a AAUM, no grande território da Universidade do Minho”. Vitor Dias, do IPDJ, destacou o mesmo assunto, referindo que este é “um evento que serve também para promover a coesão territorial”.

 

 

Pedro Castro, vice-presidente da FADU responsável pela área internacional, referiu a excelência organizativa da academia minhota que, “nos últimos 18 anos receberam 11 provas internacionais, das 26 que Portugal recebeu”.

 

O reitor da Universidade do Minho frisou que, “apesar de não haver curso de Desporto, [a Universidade do Minho] tem conseguido dar um enorme contributo nesse sentido”.

 

Portugal participou pela primeira vez num Mundial Universitário de ciclismo em 2006, através de José Mendes, aluno da Universidade do Minho e que hoje integra o pelotão profissional na Burgos – BH. Em 2016, André Crispim e Gaspar Gonçalves conseguiram lugares dentro do top5 nas provas de estrada, sob orientação técnica do selecionador nacional, José Poeira.

 

A par do estreitamento da relação entre a FADU e a Federação Portuguesa de Ciclismo, a ligação entre o desporto universitário e a modalidade é ainda mais relevante, tendo em conta que o português Luis Loureiro é também o delegado técnico da modalidade na FISU.

 

 

O Campeonato Mundial Universitário de Ciclismo integra a programação de Braga – Cidade Europeia do Desporto 2018 e é promovida pela Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e pela Universidade do Minho (UM).

 

Site oficial em wuccycling2018.uminho.pt

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

                          

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

CISION

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?