Cartão branco já foi mostrado seis vezes

 

A FADU implementou, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e inserida no Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), a utilização do cartão branco, nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, em todas as modalidades. O cartão tem como objetivo valorizar o gesto positivo e de fairplay no jogo e funciona como mais uma ferramenta pedagógica que a FADU quer ver dinamizada nesta edição.

 

Até ao momento, o cartão branco foi mostrado seis vezes. Uma das estudantes-atletas a ver o seu gesto de fairplay reconhecido foi Rebeca Freitas, da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), que no jogo de andebol contra a Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), ao ver que a adversária não tinha experiência, abdicou de defender para que ela rematasse.

 

Na competição de basquetebol feminino foram mostrados quatro cartões brancos, e foram merecedoras dessa distinção as jogadoras Maria Pereira (AAUE) no jogo frente à Associação de Estudantes do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa (AEISCTE-IUL), Margarida Pita da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) frente à Federação Académica do Instituto Politécnico de Lisboa (FAIPL), Beatriz Vieira da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) no jogo contra a Associação dos Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana (AEFMH) e Beatriz Filipe (AEFMH) no duelo frente à AAUM. Todas elas tiveram a iniciativa de corrigir juntos dos árbitros a posse de bola em favor da equipa adversária.

 

No rugby 7 masculino, a equipa da AAUM abdicou de um elemento, na sequência da lesão de um dos estudantes-atletas de Évora, que se lesionou e que teve de abandonar o jogo, repondo a igualdade no número de elementos a disputar o jogo. Ainda nesse dia, ainda que o gesto não tenha sido alvo de cartão branco, após o jogo, a equipa alentejana partilhou as medalhas de bronze com a equipa da AAUTAD, que ficou fora do pódio.

e-max.it: your social media marketing partner
 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?