U.Porto bisa no Basquetebol 3x3

 

 

As equipas feminina e masculina da Universidade do Porto (U.Porto) terminaram 2015 com mais quatro troféus, dois deles de campeãs nacionais universitárias, no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Basquetebol 3x3. O clube levou duas equipas para disputar a prova feminina e outras duas para a masculina, obtendo ainda o título de vice-campeã nacional universitária no feminino e o troféu de 3º lugar no masculino.

 

 

No 2º lugar do pódio masculino ficou a equipa da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), já ao 3º lugar feminino subiu a equipa 1 da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv). A competição de dois dias decorreu em Évora, com a organização local da Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE). Oito equipas disputaram o título feminino. Divididas em dois grupos, as equipas da U.Porto terminaram a fase de grupos em 1º lugar, com nenhum jogo perdido.

 

 

No grupo 1, a AAUAv 1 foi quem, depois de falhar a primeira vitória – frente à U.Porto 2 –, também não deu qualquer hipótese aos restantes adversários, deixando para trás a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) e a AAUAv 2, que não ganhou qualquer jogo.

 

 

No grupo 2, a Universidade Nova de Lisboa (NOVA) também entrou a perder com a U.Porto 1, mas seguiram-se apenas vitórias nos jogos com a AAUM e a AAUAv 3. Esta última não conseguiu vencer a AAUM, terminando por isso em último lugar do grupo. Estavam então decididas as equipas que passariam à meia-final. A U.Porto 2 venceu a NOVA por 15-9, já a U.Porto 1 venceu por 11-9 a AAUAv 1. O campeonato feminino ficaria assim entregue à U.Porto.

 

 

Na final, a U.Porto 1 venceu por 17-14 os colegas da equipa 2, enquanto a AAUAv 1 garantiu a presença no pódio com o resultado final de 14-17.

 

 

A prova masculina, dividida inicialmente em quatro grupos, foi marcada por algumas faltas de comparência. No grupo A, a AAUM destacou-se com três vitórias em três jogos, seguida da equipa da casa. A AAUE foi a equipa que seguiu para a fase eliminatória, apesar de tanto a AAUAv 3, como a AAUBI 2 terem também uma vitória e duas derrotas.

 

Já no grupo B, a U.Porto 2 acompanhava a onda de vitórias das equipas femininas, vencendo os três jogos, deixando para 2º lugar do grupo a AAUAv 2 que, apenas com uma derrota, garantiu a passagem à fase seguinte.

 

O grupo C foi um dos grupos marcados pelas faltas de comparência, acabando o líder por ser decidido com recurso a critérios de desempate. A AAUBI 4, primeira apurada, venceu a AAUAv 1 e a NOVA 1 (esta por falta de comparência), perdendo frente ao Instituto Politécnico do Porto (IPP). Este, por sua vez, perdeu com a AAUAv 1, que terminou em 3º lugar.

 

 

 

No grupo D, em três jogos, houve três faltas de comparência, sendo decididos de imediato os vencedores dos jogos e os apurados para a próxima fase. A U.Porto 1 terminou em primeiro por falta dos seus adversários AAUBI 3 e NOVA 2. Posteriormente, a AAUBI 3 entrou em campo, mas o seu adversário da NOVA não, acedendo assim à fase seguinte.

 

A AAUBI 3 conseguiu mais um apuramento, desta vez à meia final, ao ganhar por 14-8 a equipa 4 do mesmo clube. A AAUM, presente na meia final após vencer a AAUAv 2 por 21-10, garantiu a sua presença na final, ao bater a AAUBI 3 por 21-5. Por sua vez, as duas equipas da U.Porto garantiram também lugar na meia final. A U.Porto 2 defrontou a equipa da casa (13-7) e a U.Porto 1 o IPP (15-13), encontrando-se na meia final. O resultado 9-21 deu vitória à equipa 1, que passou assim para a final com a AAUM.

 

 

Por fim, com a diferença mínima de dois pontos (19-21), a U.Porto 1 sagrou-se campeã nacional universitária e a U.Porto 2 (15-19) garantiu a presença no pódio. A AAUM conquistou o título de vice-campeã nacional universitária.

 

Resultados em: www.fadu.pt/nacional/competicao/modalidades/category/basquetebol-3x3

Fotografias em: www.facebook.com/fadupt

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

                          

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

CISION

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?