Artigo de Opinião: "Quase duas dezenas de medalhas nos Jogos Europeus Universitários a horas de iniciarmos os Jogos Olímpicos."

Por Ricardo Nora, Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário.


Entre os dias 12 e 24 de julho, as cidades húngaras de Debrecen e Miskolc acolheram aquele que, em 2018, foi o maior evento multidesportivo alguma vez realizado em Portugal: os Jogos Europeus Universitários. Este evento, que reuniu 29 países, 414 instituições de ensino superior e 4736 estudantes-atletas a competir em 17 modalidades diferentes, testemunhou uma participação portuguesa notável. A nossa delegação, uma das maiores da competição, era composta por quase 380 pessoas, incluindo atletas, treinadores e dirigentes de 32 clubes filiados na FADU (Federação Académica do Desporto Universitário).

 

A conclusão dos Jogos Europeus Universitários, nesta quarta-feira, trouxe um resultado extremamente positivo para Portugal. Os nossos estudantes-atletas regressaram com 19 medalhas, destacando-se especialmente nas modalidades de combate, como o kickboxing, taekwondo, karaté e judo. Este sucesso colocou Portugal em 8.º lugar no medalheiro geral, num conjunto de 33 países, à frente de nações como Reino Unido, Espanha e Itália o que é um feito notável.

 

Este feito, sem dúvida, reflete o enorme potencial e a dedicação dos nossos jovens desportistas universitários. No meio de tantas dificuldades e desafios, estes resultados são uma prova do espírito resiliente e do talento dos nossos estudantes.

 

Além dos excelentes resultados obtidos nesta competição, não podemos esquecer os feitos extraordinários realizados na época desportiva transata, onde Portugal alcançou o maior número de medalhas nos Jogos Mundiais Universitários em Chengdu, China. Este feito foi um marco histórico para o desporto universitário nacional, e demonstrou o nível competitivo e a qualidade dos nossos atletas em palcos internacionais.

 

Este sucesso é, aliás, parte de uma série de feitos notáveis que o desporto universitário português já alcançou nesta época desportiva. Destaco, entre outros, a medalha de prata conquistada por João Cruz no 'cross country' olímpico (XCO) na Costa Rica e a medalha de prata do futsal feminino em Xangai. Estes resultados são prova do talento e da dedicação dos nossos atletas, bem como do trabalho contínuo e eficaz da FADU e dos seus clubes em proporcionar as melhores condições possíveis para o seu desenvolvimento.

 

À medida que nos preparamos para os Jogos Olímpicos, este sucesso nos Jogos Europeus Universitários serve como uma inspiração e um lembrete da importância do desporto universitário como uma plataforma para o desenvolvimento de talentos. O desporto universitário não é apenas uma oportunidade para os jovens atletas competirem, é também um espaço para o crescimento pessoal e académico, onde se aprende a lidar com vitórias e derrotas, a trabalhar em equipa e a persistir diante das adversidades.

 

Vale a pena lembrar que muitos dos atletas portugueses que participarão nos Jogos Olímpicos já passaram pelo desporto universitário. Exemplos notáveis incluem Fernando Pimenta (canoagem), João Coelho (Atletismo), Camila Rebelo (Natação), entre outros. Estes atletas não só representaram Portugal em diversas competições universitárias, como também usaram essas experiências como trampolim para alcançar o sucesso no maior palco desportivo do mundo.

 

A FADU e as federações desportivas nacionais têm trabalhado de forma incansável para proporcionar as melhores condições para os nossos atletas, e os resultados falam por si. No entanto, sabemos que ainda há muito trabalho a ser feito. É crucial continuar a investir no desporto universitário, garantindo que mais jovens tenham acesso a recursos adequados para treinar e competir ao mais alto nível.

 

Como presidente da FADU, não poderia estar mais orgulhoso dos nossos estudantes-atletas e de todos aqueles que os apoiam. Estes Jogos Europeus Universitários mostraram à europa e ao mundo que Portugal tem uma nova geração de talentos pronta para deixar a sua marca no cenário desportivo internacional.

 

Agora, com os olhos postos em Paris, Portugal leva consigo confiança e a determinação que estas medalhas nos deram. Que este seja apenas o começo de uma série de conquistas que continuarão a elevar o nome de Portugal nos palcos desportivos mundiais.

 

Vamos em frente, com a certeza de que o futuro do desporto e do desporto universitário português é brilhante e promissor.

 

Ricardo Nora
Presidente da FADU – Federação Académica do Desporto Universitário

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Parceiros

Jogos Santa Casa
EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?