O ADN do Desporto Universitário na Seleção que vai lutar pela Europa

 

A Seleção de Portugal vai disputar no Sábado, 10 de fevereiro, a final do Campeonato da Europa de Futsal. Há precisamente dez anos atrás, a 106 kms de Ljubliana, em Koper, na Eslovénia, Portugal conquistou o Campeonato Mundial Universitário de Futsal, o maior título português da modalidade, e as semelhanças não ficam por aqui.

 

André Sousa, guarda-redes e Pedro Cary, ala, integravam a Seleção Nacional Universitária que conquistou o Mundial Universitário em Koper, na Eslovénia há 10 anos atrás, numa equipa comandada por Orlando Duarte e que tinha como treinador-adjunto… Jorge Braz, hoje em dia Selecionador Nacional.

 

Da atual comitiva que pode sagrar-se campeã europeia, “apenas” Pedro Cary e André Sousa integraram a equipa campeã mundial em 2008, mas, Bébe, Tiago Brito, Nilson e André Coelho integraram também Seleções Nacionais Universitárias.

 

André Sousa ainda integrou as equipas de 2010 e 2012, onde conquistou a medalha de bronze, em Braga. Bebé integrou a equipa de 2006 que alcançou o 7º lugar, enquanto Tiago Brito integrou as seleções de 2012 (3º lugar) e de 2014, que conquistou o 6º lugar. Nilson Miguel esteve presente nas equipas de 2012 e 2014.

 

André Coelho, o autor dos golos que selaram a reviravolta portuguesa frente à Rússia e que ajudaram a colocar Portugal na final, integrou a Seleção Nacional Universitária em 2014, juntamente com Tiago Brito e disputou ainda recentemente os Campeonatos Nacionais Universitários.

 

ADN também fora das quadras

 

Mas não é apenas dentro de quadra que o futsal universitário e a atual Seleção partilham momentos. Jorge Braz, o Selecionador Nacional, que em 2008 era treinador-adjunto, é hoje em dia também ele Selecionador Nacional Universitário, tendo sido a personalidade distinguida pela Federação Académica do Desporto Universitário em 2016 na Gala da Confederação do Desporto de Portugal.

 

O seu treinador-adjunto atual, José Luis Mendes, também integrou a equipa técnica que conquistou o Campeonato Mundial Universitário em 2008, bem como Pedro Palas, que integrou a equipa técnica universitária desde 2012 e que conquistou a medalha de bronze com a Seleção Nacional Universitária feminina em 2016.

 

E no gabinete…

 

Se nas quadras e fora delas o futsal partilha vários dos protagonistas com o desporto universitário, também no gabinete existe essa proximidade. Pedro Dias, membro da direção da Federação Portuguesa de Futebol com a “pasta” do futsal, foi presidente da Federação Académica do Desporto Universitário entre 1993 e 1995, tendo sido vice-presidente nos dois anos anteriores.

 

No mandato de Pedro Dias, a FADU aderiu formalmente à Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), foi aceite como membro da assembleia do Comité Olímpico de Portugal e recebeu o estatuto de Utilidade Pública Desportiva.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

                          

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

CISION

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?