Cerimónia de Entrega das Bolsas de Educação dos Jogos Santa Casa



Decorreu esta manhã, no Auditório do Comité Olímpico de Portugal, a Cerimónia de Entrega das Bolsas de Educação Jogos Santa Casa aos atletas do programa de preparação Paralímpica Rio 2016, programa de preparação Surdolímpica Ancara 2017 e programa Olímpico Rio 2016.

No evento marcaram presença a Presidente e o Secretário-geral da FADU, Filipa Godinho e Manuel Veloso, respetivamente.

A cerimónia abriu com os testemunhos do atleta paralímpico, Carlos Lopes, e do Presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, João Neto, que também participou nos Jogos Olímpicos de Atenas e de Pequim. Os dois atletas falaram sobre a necessidade de conciliação do percurso acadêmico e de alto rendimento, representando exemplos de que o desporto pode contribuir para uma formação enriquecedora para além do que é possível aprender durante a licenciatura.

Seguiu-se um breve discurso do Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, Humberto Santos, que realçou a importância deste programa e deste género de investimento para o sucesso dos atletas a nível académico e desportivo.

Humberto Santos expressou ainda que a sua vontade é que os recursos disponibilizados contribuam para a realização dos sonhos destes atletas, esperando poder voltar a entregar estas bolsas a mais atletas no próximo ano.



Já o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, realçou os testemunhos deixados pelos atletas, que ilustram bem de que forma é possível conciliar o percurso desportivo e o percurso acadêmico e atingir o sucesso.

José Manuel Constantino destacou também que as preocupações de conciliar estas duas vertentes são também um foco de atenção por parte da Presidente da FADU, Filipa Godinho.

O Presidente do COP aproveitou ainda o momento para deixar uma palavra de motivação aos atletas para que continuem a conciliar a sua vida desportiva com a sua formação.

José Manuel Constantino terminou a sua intervenção, agradecendo o apoio à Santa Casa da Misericórdia, passando a palavra ao Vice Provedor da instituição, Fernando Paes Afonso.

O Vice Provedor enalteceu o empenho dos estudantes atletas, referindo que são um verdadeiro exemplo de dignidade e espírito de sacrifício na busca pelo sucesso nas duas áreas.

A encerrar a cerimónia, foram entregues as bolsas a 42 atletas, sendo 5 provenientes do CPP e 37 do COP. Destaque para os atletas que participam ou participaram em provas do Desporto Universitário nacional e além-fronteiras, em Campeonatos Europeus e Mundiais Universitários e nas Universíadas de Verão. São eles: do Atletismo, Irina Rodrigues e Patrícia Mamona (medalha de prata nas Universíadas 2011), da Canoagem, Maria Cabrita, do Judo, Ana Cachola (medalha de bronze nas Universíadas 2009), do Rugby Bernardo Cardoso, João Lino e João Maria Silva (todos com participação no CMU 2012) e, do Taekwondo, Rui Bragança (medalha de ouro no CEU 2011, de prata no CEU 2009 e de bronze no CEU 2013), Mário Silva (medalha de ouro no CEU 2011), Júlio Ferreira (medalha de ouro no CEU 2013), Jean Michel Fernandes (medalha de prata no CEU 2011) e Joana Cunha.
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

                          

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

CISION

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?