2º EUGames 2014: Grande participação portuguesa em Roterdão

Os Jogos Europeus Universitários 2014, que tiveram lugar em Roterdão, Holanda, entre os dias 23 de julho e 8 de agosto, contaram com uma das maiores participações portuguesas de sempre num evento internacional do Desporto Universitário e do desporto em geral.
Depois da 1ª edição dos EUGames 2012, em Córdoba, Espanha, este ano foi a vez de Roterdão receber o maior evento desportivo concentrado a nível europeu. Durante mais de duas semanas de competição, Portugal fez-se representar, tal como já o havia feito em Córdoba, por mais de 300 participantes, que constituíram 25 equipas de 11 clubes/instituições de ensino superior portuguesas. O nosso país levou também à Holanda cerca de 40 voluntários e trouxe para casa 5 medalhas: uma de Ouro, uma de Prata e três de Bronze.

Portugal esteve representado nas 10 modalidades em competição por 231 atletas da Universidade de Coimbra/AAC, Universidade do Algarve/AAUAlg, Universidade de Aveiro/AAUAv, Universidade do Minho/AAUM, Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro/AAUTAD, UP – Faculdade de Desporto/AEFADEUP, IPP – Instituto Superior de Engenharia/AEISEP, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico do Porto, Universidade Nova de Lisboa e Universidade do Porto.

Portugal ficou mesmo no pódio dos países com maior número de equipas e estudantes-atletas a participar, a par da Alemanha e da Turquia, destacando-se também por algumas prestações de relevo e respetiva classificação final.


Universidade do Minho/AAUM de Ouro no Andebol

Começando pelas conquistas de lugares de pódio, lugar cimeiro para a equipa de Andebol masculino da AAUM que assegurou a conquista do seu 3º título Europeu Universitário. André Pereira levou a Universidade do Porto à medalha de Prata na competição de Remo (LM 1x). Ao Bronze chegaram Ana Moura (AAC), em Badmínton Singulares Femininos, e também desta instituição, a equipa de Futsal feminino, acompanhadas pela formação de Rugby 7 feminino da Universidade do Porto.

Houve ainda outras participações portuguesas que, apesar de não terem chegado ao top 3, conseguiram posições honrosas para Portugal e para os seus clubes. Destaque para o 4º lugar arrecadado pela equipa de Futsal 7 feminino e de Rugby 7 masculino da U.Porto e para a 5ª posição conquistada no Badmínton, pela dupla Miguel Pinto/Ana Moura (AAC) em Pares Mistos e Rúben Vieira (AAUM) em Singulares masculinos, no Rugby 7 masculino pela NOVA e ainda no Andebol pelo coletivo feminino da U.Porto.


André Pereira (U.Porto) de Prata no Remo

De realçar também o 9º posto garantido por João Pedro Vieira (AAUM) entre os 72 participantes da prova de Ténis de Mesa Singulares masculinos. As equipas de Futsal masculino da Académica de Coimbra e de Voleibol feminino da AEFADEUP asseguraram o 7º lugar da classificação final.

Roterdão foi, durante 17 dias, capital do Desporto Universitário europeu, com a participação de 180 Instituições de Ensino Superior, 277 equipas, perto de 3000 participantes e contando com a ajuda de 200 voluntários na organização.

Quanto a nós, só podemos felicitar as instituições representadas e os nossos estudantes-atletas por todo o empenho e perseverança na representação do seu clube, instituição e do seu país.

Cerimónia de Abertura
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

                          

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

CISION

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?