Comité Executivo da EUSA reúne em Coimbra

Entre os dias 27 e 30, Coimbra recebeu o Comité Executivo da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), cidade que vai acolher, em 2018, o maior evento do Desporto Universitário Europeu, os Jogos Europeus Universitários (EUG). A passagem da EUSA por Portugal fica marcada pela apresentação do Progress Report dos EUG 2018 na reunião do Comité Executivo e pela atribuição dos Campeonatos Europeus Universitários 2017.
A acompanhar os representantes da EUSA, estiveram, da FADU, a Presidente, Filipa Godinho, a Vice-presidente, Vanda Guerra, e o Secretário-geral, Manuel Veloso, da Comissão Organizadora dos EUG 2018, o novo Secretário-geral, Mário Santos, e da Associação Académica de Coimbra, Daniel Nunes.

O evento começou oficialmente na sexta-feira, dia 28, com a receção da comitiva pelo Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, à qual se seguiu o início da reunião de trabalho do Comité Executivo.



Mais tarde, a comitiva almoçou na Universidade de Coimbra, um momento marcado também pela troca de algumas lembranças, entre as quais da FADU à EUSA, seguindo-se uma visita cultural à Reitoria da Universidade de Coimbra e à Biblioteca joanina da instituição.

Durante a tarde, continuou a reunião de trabalho, com destaque para a apresentação do Progress Report relativo aos EUG 2018. Ricardo Morgado, responsável da Comissão de Candidatura, falou das ações feitas nos últimos meses, aproveitando para apresentar o novo Secretário-geral do evento, Mário Santos. Nesta apresentação estiveram também presentes representantes da Câmara Municipal de Coimbra, da Universidade de Coimbra e da Associação Académica de Coimbra.

À noite, teve lugar no Jardim da Manga, o jantar oficial de receção a todos os convidados, no qual marcaram presença representantes de diversas entidades, nomeadamente, o Presidente da EUSA, Adam Roczek, e o respetivo Comité Executivo, o Presidente da Comissão de Estudantes da EUSA, Bruno Barracosa, e os respetivos membros, o Chefe de Gabinete e o Assessor de Imprensa da Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, Sérgio Castanheira e Rui Fonseca, respetivamente, a Presidente da FADU, Filipa Godinho, o Reitor da UC, João Gabriel Silva, o Presidente da AAC, Bruno Matias, e um representante do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra.



No dia seguinte, foi dada continuidade à reunião de trabalho do Comité Executivo da EUSA, com enfâse nos recentes desenvolvimentos e atividades desde a reunião anterior e na apresentação dos relatórios de várias áreas de atuação: financeira, comissão técnica, comissão médica, comissão de estudantes e comunicação e media.

Foi também feito um balanço dos EUG 2014, que tiveram lugar, este verão, em Roterdão, na Holanda. Representantes do Comité Organizador apresentaram o relatório final da prova, comprovando o sucesso da prova.

Durante a reunião de dois dias, o Comité Executivo da EUSA aprovou também a criação da Comissão de Igualdade de Oportunidades, encabeçada por Aiton Canibe Sanchez, um organismo que terá como principal foco a inclusão, que inclui temas como a igualdade de género, estudantes com deficiência e disparidades no geral.

O Comité Executivo decidiu também, neste encontro, alterar a idade limite dos participantes em CEU e EUG, sendo que, a partir de 2015, estudantes entre os 17 e os 30 anos são elegíveis nos eventos desportivos da EUSA.

No que diz respeito aos CEU, foi confirmado o calendário para 2015, no qual se inclui o Europeu Universitário de Andebol com organização em Braga, pelas mãos da Universidade do Minho e da respetiva Associação Académica.

Destaque ainda para a atribuição dos CEU 2017, com Portugal a vencer a candidatura ao evento de Futebol 11. Com organização conjunta entre a Universidade do Porto e a Federação Académica do Porto, a vitória deixa para trás a Polónia e o Reino Unido.



A fechar a vinda a Portugal, a comitiva da EUSA teve também oportunidade para visitar algumas instalações desportivas que vão acolher os EUG 2018 e ainda explorar os encantos da cidade de Coimbra.

Fotos: EUSA Communications e UC | PIMC
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

                          

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

CISION

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?