O evento decorrerá de forma integrada na XL Triatlo Cidade de Peniche, organizada pela Federação de Triatlo de Portugal. As inscrições estão abertas até dia 9 de junho.
O Campeonato Nacional Universitário de Triatlo já tem data marcada para a sua realização. No dia 14 de junho de 2025, a Marina da Ribeira recebe o evento que será organizado pela Federação de Triatlo de Portugal, integrado no no XL Triatlo Cidade de Peniche.
As inscrições estão abertas até ao dia 9 de junho de 2025, através do Portal FADU. O percurso, que contará com um troço de 750m (Natação), 19,300m (Ciclismo) e 5,000m (Corrida), assim como o regulamento específico para a prova, poderá ser consultada na plataforma.
A acreditação será feita entre as 12h30 e as 15h00, com o início da prova masculina agendada para as 15h30 e a prova feminina para as 16h40.
Poderá acompanhar toda a informação sobre o evento através das Redes Sociais FADU Portugal e em www.fadu.pt.
Pedro Bailão, Beatriz Guedes e Rafael Estremoz escreveram os seus nomes na história da época 24/25.
O Campo de Tiro do Jamor recebeu este sábado, 17 de maio, a edição 24/25 do Campeonato Nacional Universitário de Tiro com Arco.
Num evento organizado pela FADU Portugal, em conjunto com a Comissão Organizadora Local, a Universidade NOVA de Lisboa, cerca de 30 estudantes-atletas participaram nas provas de Compound Misto e Recurvo Masculino e Feminino.
Pedro Bailão e Rafael Esrtremoz, estudantes-atletas da NOVA, garantiram dois 'ouros' para a "turma da casa", nas provas de Recurvo Masculino e Compound Misto respetivamente. Na prova de Recurvo Feminino, só Beatriz Guedes do Politécnico do Porto impediu o domínio por completo por parte dos lisboetas, ao bater na final, Sofia Tavanez.
Destaque também para a presença em competição de Francisco Carreira, estudante-atleta da Associação Académica da Universidade do Minho, que está convocado para integrar a Seleção Nacional Universitária de Tiro com Arco no próximo mês de julho, nos Jogos Mundiais Universitários Rhine-Ruhr 2025. Carreira conquistou a medalha de bronze na prova de Recurvo Masculino, com Davidson Furtado a completar o pódio, com a medalha de prata.
Poderá acompanhar todos os conteúdos sobre o CNU de Tiro com Arco através das redes sociais FADU Portugal.
Vila Real é o local escolhido para receber o evento, que decorrerá de 30 de junho a 2 de julho de 2025.
A Federação Académica do Desporto Universitário anuncia, esta quinta-feira, a 2.ª edição do FADU Summit, que se realizará entre os dias 30 de junho a 2 de julho de 2025, em Vila Real.
Depois do sucesso da edição inaugural, o FADU Summit volta a afirmar-se como uma plataforma estratégica de reflexão e partilha em torno dos principais desafios e oportunidades que se colocam ao Desporto Universitário, em Portugal e além-fronteiras.
Este encontro reunirá decisores, dirigentes associativos, clubes, instituições de ensino superior, agentes desportivos, parceiros e organizações nacionais e internacionais com ligação ao desporto e à educação, numa iniciativa que visa reforçar o papel da FADU enquanto entidade coordenadora do ecossistema do Desporto Universitário.
A edição de 2025 pretende promover um ambiente colaborativo e construtivo, abrindo espaço ao debate sobre o futuro do Desporto Universitário no nosso país e à construção de soluções que potenciem o seu desenvolvimento sustentável.
Brevemente, serão divulgadas mais informações sobre o processo de inscrição, a programação da conferência e as atividades paralelas e de networking que irão integrar o evento, que conta com o apoio do Município de Vila Real, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e ainda da Associação Académica da Universidade da Beira Interior.
O encontro, promovido pela FISU, reuniu as comissões organizadoras dos Campeonatos Mundiais Universitários agendados para 2026, com o objetivo de partilhar boas práticas, alinhar diretrizes e promover o diálogo entre os vários organizadores e responsáveis técnicos da federação internacional.
A federação foi representada pelo Vice-Presidente, Diogo Salgado Braz e por Diogo Jorge Lopes, do Gabinete de Apoio à Atividade Internacional.
Portugal marcará presença no calendário internacional com dois eventos: o Campeonato Mundial Universitário de Desportos de Praia, que terá lugar na Figueira da Foz, organizado juntamente com a Associação Académica de Coimbra (AAC), e o Campeonato Mundial Universitário de Orientação, que será disputado em Vila Real, com organização conjunta da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD), contando por isso, com a presença no seminário, de Carlos Magalhães, presidente da AAC, e Diogo Gomes, vice-presidente da AAUTAD.
Recorde-se que as dezassete comissões organizadoras que participaram no seminário acolherão os Campeonatos Mundiais Universitários 2026, nas seguintes modalidades:
Desportos de Praia - Figueira da Foz, Portugal
Cheerleading - Gotemburgo, Suécia
Desportos de Combate - Brasília, Brasil
Cross Country - Cassino, Itália
Natação - Sharm El-Sheikh, Egito
Futsal - Varsóvia, Polónia
Andebol - Pessac, França
Desportos da Mente - Liaocheng, China
Pentatlo Moderno - Madrid, Espanha
Orientação - Vila Real, Portugal
Padel - Málaga, Espanha
Remo - Londres, Canadá
Rugby Sevens - Stellenbosch, África do Sul
Tiro desportivo - Nova Taipé, Taipé Chinês
Escalada desportiva - Banguecoque, Tailândia
Triatlo - Nyon, Suíça
Halterofilismo - Doha, Qatar
Todos os responsáveis das demais federações foram ainda convidados pelos responsáveis da FISU a visitar o Museu Olímpico.
Poderá acompanhar tudo sobre os eventos internacionais da FISU, em www.fisu.net ou em www.fadu.pt.
O Campo de Tiro com Arco do Jamor é o local escolhido para receber o evento.
O Campo de Tiro com Arco do Jamor, em Oeiras, é local escolhido para realizar esta época o Campeonato Nacional Universitário de Tiro com Arco, na vertente outdoor. A prova está marcada para o dia 17 de maio e conta com a a organização local da Universidade Nova de Lisboa.
A prova têm início marcado para as 14h30. As inscrições estão abertas até ao próximo dia 12 de maio, através do Portal FADU.
Poderá acompanhar tudo sobre o desporto universitário através das Redes Sociais FADU Portugal ou em www.fadu.pt
No Estádio Dr. José Luís de Melo Silveira Botelho, nas Caldas da Rainha, a comitiva da Universidade do Porto revalidou uma vez mais, o título coletivo no CNU de Atletismo Pista ao Ar Livre.
O Campeonato Nacional Universitário de Atletismo de Pista ao Ar Livre foi até às Caldas da Rainha, para mais uma edição de um dos eventos que junta, por tradição, centenas de estudantes-atletas em competição. 46 clubes FADU, passarão este fim-de-semana pelas ‘Caldas’, com 311 estudantes-atletas em competição - um novo recorde de participação no evento.
Durante dois dias de prova, entre os dias 4 e 5 de maio, foram atribuídos dezenas de títulos de campeão nacional universitário. Poderá consultar os resultados completos aqui. O Troféu Coletivo de Atletismo de Pista ao Ar Livre foi conquistado pela Universidade do Porto.
O evento contou com a organização da FADU Portugal e a coorganização do Politécnico de Leiria.
Poderá acompanhar toda a informação sobre o evento através das Redes Sociais FADU Portugal e em www.fadu.pt.
A equipa garantiu a vitória na grande final por 19-14 frente à equipa da AEFEUP.
O Campo de Rugby da Tapada da Ajuda recebeu, de 20 a 21 de maio, o Campeonato Nacional Universitário de Rugby Sevens que acolheu 13 clubes FADU e mais de 193 estudantes-atletas.
O grande destaque vai para a conquista do título de campeão nacional universitário por parte da equipa da Universidade NOVA de Lisboa, após vencer na final a equipa da Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP), por 19-14.
O conjunto 'lisboeta' conquista assim pela terceira vez o título, repetindo os feitos alcançados na época 2015/2016 e 2013/2014, garantindo ainda, o apuramento para o próximo Campeonato Europeu Universitário de Rugby Sevens, que decorrerá na cidade turca de Ankara, de 21 a 24 de julho.
O pódio ficou completo com a medalha de prata para a equipa da AEFEUP, e a medalha de bronze para a equipa da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico.
Terminou assim mais um edição do CNU de Futebol de Praia, com a equipa 'lisboeta' a consagrar-se campeã da universitária da modalidade em 2024/2025.
Terminou mais um edição do CNU de Futebol de Praia! Entre os dias 15 e 16 de maio, 7 clubes FADU e mais de 70 estudantes-atletas competiram nas areias de Carcavelos, numa competição organizada pela FADU Portugal, em parceria com a Federação Portuguesa de Futebol e a Câmara Municipal de Cascais.
Com 7 equipas masculinas em prova, a competição decorreu durante dois dias, com o primeiro dia dedicado à Fase de Grupos, e o segundo às Eliminatórias (Meias-finais, 3º e 4º lugar e Final).
No grupo A, as equipas do IPSantarém e da AEISCTE, apuraram-se para as meias-finais, ocupando os dois primeiros lugares da tabela, com 7 e 6 pontos, respetivamente. Já no grupo B, AAUAv conquistou o primeiro lugar do grupo com 6 pontos, seguindo-se da equipa do da AEFA com 3 pontos.
Nas meias-finais, a equipa de Aveiro defrontava os lisboetas da AEISCTE, perdendo por 6-7, enquanto na outra meia-final, a vitória sorriu à equipa de Santarém ao vencer a equipa da AEFA por 8-2.
Na grande final, a equipa da AEISCTE viria a vencer o jogo, num resultado final de 4-5 frente à turma de Santarém, vencendo assim o Campeonato Nacional Universitário de Futebol de Praia.
Na cerimónia de entrega de troféus e medalhas, destaca-se a presença de Ricardo Nora, presidente da FADU Portugal, João Saraiva "Madjer", ex-internacional português e coordenador técnico da modalidade na Federação Portuguesa de Futebol, e também do Selecionador Nacional Universitário, Bruno Torres.
Poderá acompanhar tudo sobre o evento através das Redes Sociais da FADU Portugal ou em www.fadu.pt.
Em causa, uma proposta para Lisboa receber o Campeonato Europeu Universitário de Atletismo em 2027.
A delegação da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU Portugal), composta por Ricardo Nora, Presidente FADU Portugal, Diogo Salgado Braz, Vice-Presidente FADU Portugal, e Diogo Jorge Lopes (Gabinete de Apoio à Atividade Internacional), deslocou-se recentemente a Ljubljana, na Eslovénia, para uma visita institucional à sede da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), com o principal objetivo de reforçar os laços de cooperação entre as duas entidades, bem como preparar as futuras participações e colaborações no âmbito do desporto universitário europeu.
Acompanhados pelo português e vice-presidente da EUSA, Bruno Barracosa, durante o encontro com o secretário-geral, Matjaz Pecovnik, e membros do departamento desportivo, foram abordadas diversas temáticas, incluindo a apresentação de uma proposta detalhada para a organização do Campeonato Europeu Universitário de Atletismo 2027, em Lisboa.
A FADU agradece a hospitalidade dos responsáveis da EUSA e manifesta a sua total disponibilidade para continuar a fortalecer a relação de cooperação e o trabalho conjunto em prol do desporto universitário europeu.
A competição decorrerá no Centro de Alto Rendimento, em Montermor-o-Velho, no dia 31 dia de maio de 2025.
O Campeonato Nacional Universitário Universitário de Remo está de regresso para mais uma edição. Agendado para dia 31 de maio, o campeonato decorrerá uma vez mais no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho com início agendado para as 09h30 até às 14h00.
As inscrições encontram-se abertas até dia 26 de maio através do Portal FADU.
O evento conta com a organização da FADU Portugal e com o apoio da Federação Portuguesa de Remo, onde em disputa estarão os títulos em W1x, W2x, M1x, M2x e M4-.
Recorde-se ainda que o evento revelará os apurados para o Campeonato Europeu Universitário de Remo, que decorrerá em Bydgoszcz, na Polónia, de 18 a 21 de setembro.
Poderá acompanhar tudo sobre o evento através das Redes Sociais FADU Portugal ou em www.fadu.pt
Estão revelados os nomes que compõe a Seleção Nacional Universitário de Ténis de Mesa, que irá rumar aos Jogos Mundiais Universitários 2025.
A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU Portugal), em parceria com a Federação Portuguesa de Ténis de Mesa (FPTM), divulgou oficialmente, esta segunda-feira, a Convocatória Final da Seleção Nacional Universitária que rumará aos Jogos Mundiais Universitários de Verão, a decorrer na Alemanha (Região de Rhine-Ruhr e Berlim).
As cidades alemãs de Bochum, Duisburg, Essen, Mülheim an der Ruhr, Hagen e Berlim vão acolher a próxima edição dos Jogos Mundiais Universitários de Verão da FISU (Federação Internacional do Desporto Universitário) 2025, que decorre de 16 a 27 de julho, onde são esperados cerca de 8.500 estudantes-atletas e dirigentes de mais de 150 países irão competir por medalhas em 18 desportos - fazendo deste um dos maiores eventos multidesportivos do mundo em 2025.
Para mais informações sobre o evento, visite o Website Oficial: www.rhineruhr2025.com
A Seleção Nacional Universitária de Ténis de Mesa compete entre os dias 17 e 24 de julho, em Essen, Messe Essen (Pavilhão 1), e será comanda pela Chefe de Missão, Patrícia Mamona.
Eis a lista de convocados:
Gonçalo Afonso Gomes - Universidade do Porto(CD 1º Maio)
Inês Rodrigues de Matos - Universidade do Porto (CTM Mirandela)
José Miguel Lima Magalhães - Universidade do Porto (GC Valbom)
Patrícia Alexandra Santos - Instituto Politécnico do Porto (Sporting CP)
-
A Missão Portuguesa
Portugal prepara-se para participar na 32ª edição dos Jogos Mundiais Universitários de Verão. A última participação remonta ao ano de 2021, em Chengdu, na China, onde Portugal obteve a melhor participação de sempre, com 7 medalhas.
Estão revelados os nomes que compõe a Seleção Nacional Universitário de Ténis, que irá rumar aos Jogos Mundiais Universitários 2025.
A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU Portugal), em parceria com a Federação Portuguesa de Ténis (FPT), divulgou oficialmente, esta sexta-feira, a Convocatória Final da Seleção Nacional Universitária que rumará aos Jogos Mundiais Universitários de Verão, a decorrer na Alemanha (Região de Rhine-Ruhr e Berlim).
As cidades alemãs de Bochum, Duisburg, Essen, Mülheim an der Ruhr, Hagen e Berlim vão acolher a próxima edição dos Jogos Mundiais Universitários de Verão da FISU (Federação Internacional do Desporto Universitário) 2025, que decorre de 16 a 27 de julho, onde são esperados cerca de 8.500 estudantes-atletas e dirigentes de mais de 150 países irão competir por medalhas em 18 desportos - fazendo deste um dos maiores eventos multidesportivos do mundo em 2025.
Para mais informações sobre o evento, visite o Website Oficial: www.rhineruhr2025.com
A Seleção Nacional Universitária de Ténis compete entre os dias 17 e 26 de julho, em Essen, no ETUF Tennis, e será comanda pelo Treinador André Leite, e pela Chefe de Missão, Patrícia Mamona.
Eis a lista de convocados:
Inês Pinto da Silva Oliveira - James Madison University(Clube Ténis Paço Lumiar)
Maria de Libório Garcia - Universidade - Auburn University (Rackets Pro EUL)
Pedro Faden da Silva de Vasconcelos Araújo - Universidade NOVA de Lisboa (Frederico Marques Tennis Academy)
Tomás António Serrano Luis - Belmont University Nashville/TN (Centro Ténis Faro)
-
A Missão Portuguesa
Portugal prepara-se para participar na 32ª edição dos Jogos Mundiais Universitários de Verão. A última participação remonta ao ano de 2021, em Chengdu, na China, onde Portugal obteve a melhor participação de sempre, com 7 medalhas.