Presidente da FADU ouvido na Assembleia da República

 

 

Decorreu esta quarta-feira, na Assembleia da República, uma audição pública com entidades da área do desporto, sobre os desafios inerentes ao período de pandemia que atravessa duas épocas consecutivas, e as medidas necessárias a adotar. O presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), André Reis, mostrou-se preocupado com a situação do desporto no seio do ensino superior e enunciou sugestões de medidas a implementar a curto, médio e longo prazo.

 

No início da sua intervenção, André Reis utilizou a palavra impotência para resumir o sentimento que impera no seio do desporto nacional, desde março do ano passado. O encerramento de infraestruturas e instalações desportivas, a decisão de não participação por parte de algumas das maiores Instituições de Ensino Superior – seguindo aquilo que o presidente considerou de ‘caminho mais fácil’ - e a ausência do ensino presencial, foram alguns dos entraves apontados, e que afetaram a atividade desportiva quer na época passada, quer na atual. 

 

Na intervenção do dirigente da FADU foram sublinhadas as preocupações com o abandono da prática desportiva no ensino superior, a saída de muitos estudantes-atletas do sistema desportivo, a incapacidade de muitos clubes reterem talento, as dificuldades estruturais no funcionamento e organização dos clubes e também a impossibilidade de acesso ao estatuto estudante-atleta e bolsas de mérito desportivo por parte de alguns estudantes, que se viram privados da prática desportiva regular e de eventos elegíveis, em contexto universitário ou federado.

 

Perante os desafios colocados, foi sugerida a implementação de medidas como a inserção do tema «Desporto e Saúde Mental dos Estudantes» na agenda da saúde pública, e a realização de uma convenção nacional do Ensino Superior sobre o desporto universitário português. No documento entregue na comissão, é ainda sublinhada a importância da valorização do papel dos estudantes dirigentes através da sua formação, e do apoio à construção, requalificação e aquisição de infraestruturas e equipamentos desportivos, com vista a um maior reconhecimento do desporto e da atividade física no processo educativo das instituições. Por outro lado, foi também referida a necessidade de apoio à internacionalização do desporto universitário, com apoios específicos à participação dos clubes e estudantes-atletas em competições europeias e mundiais, e à realização de eventos internacionais em Portugal, possibilitando o acesso a apoios plurianuais. Neste capítulo, é ainda referida a proposta para priorização dos atletas e agentes desportivos que representem Portugal além fronteiras na terceira fase de vacinação, medida que, nas palavras de André Reis, não envolve despesa orçamental extra e que depende apenas da vontade política dos responsáveis políticos.

 

Na audição intervieram representantes da Confederação do Desporto de Portugal, Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, Comité Olímpico de Portugal, Comité Paralímpico de Portugal, Confederação de Treinadores e de outras federações desportivas.

 

Pode aceder aqui a todas as intervenções em formato vídeo.

e-max.it: your social media marketing partner
 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?