Academia de Líderes levou participantes a conhecer boas práticas de âmbito nacional

A primeira edição da Academia de Líderes, iniciativa inserida no âmbito da Academia FADU, decorreu nos últimos três dias, na região de Lisboa. Entre as atividades de formação estiveram as visitas aos comités olímpico e paralímpico de Portugal, Centro de Alto Rendimento do Jamor e Academia do Sporting Clube de Portugal – Cristiano Ronaldo. Pelo meio uma ida ao Estádio José Alvalade para assistir ao Portugal – Chéquia, a contar para a fase de grupos da Liga das Nações.

 

 

Com o objetivo de formar e capacitar potenciais líderes e dirigentes desportivos, a FADU levou a cabo um programa formativo que contou com contextualização teórica e visitas a alguns dos locais de referência em Portugal, no que respeita ao desenvolvimento e acompanhamento da prática desportiva de alto nível.

 

A iniciativa arrancou na quarta-feira, no Comité Olímpico de Portugal (COP), onde os participantes foram recebidos pelo presidente do COP, José Manuel Constantino. Nesse dia, Joaquim Videira, antigo estudante-atleta de esgrima, que participou em quatro edições das universíadas, falou da sua experiência, ele que integra atualmente o projeto de educação olímpico. Do Comité Paralímpico de Portugal, o ciclo de formações contou com a presença do presidente, José Lourenço, e de Mário Bonança, do departamento desportivo do comité, que abordaram o tema ‘Desporto para pessoas com deficiência: a necessidade da integração no ensino superior’.

 

No segundo dia, o Centro de Alto Rendimento do Jamor recebeu os participantes da Academia de Líderes FADU, onde o diretor do CAR, José Serrador, foi anfitrião. Anabela Reis, vice-presidente da Confederação do Desporto de Portugal, também integrou o painel desse dia. Durante a visita às instalações foram conhecidos os locais de treino e desenvolvimento de atletas como Nélson Évora ou Patrícia Mamona, atletas que passaram também pelo desporto universitário. Paulo Fontes e Tiago Gonçalves da Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD), integraram o painel de formações da parte da tarde, onde estiveram ainda Duarte Lopes, do Gabinete de Desporto do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa – e que integra ainda a Comissão Internacional de Controlo da FISU (Federação Internacional do Desporto Universitário) - , e Francisco Silva, do clube TOP, projeto levado a cabo pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.

 

O fim das atividades ficou marcado pela visita à Academia do Sporting Clube de Portugal – Cristiano Ronaldo. No programa do último dia, esteve contemplado um périplo pelas instalações do clube leonino em Alcochete, e uma sessão de formação com o diretor geral da academia, Paulo Gomes, e com o diretor de formação, Tomaz Morais.

 

Durante os três dias marcaram presença nas atividades cerca de 40 participantes, entre dirigentes das associações de estudantes e académicas e responsáveis dos gabinetes de desporto de várias instituições de ensino superior do País. A iniciativa contou com o apoio do Turismo de Portugal e do Turismo de Lisboa

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

                          

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

CISION

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?