4º CMU RUGBY 7s | PORTO 2010: Apresentação e Sorteio
Decorreu na tarde de 5 de Maio, na Reitoria da Universidade do Porto, a Apresentação Pública do 4º Campeonato do Mundo Universitário de Rugby Sevens, organizado pela Universidade do Porto. O sorteio da competição para definir a constituição dos Grupos, teve lugar durante a cerimónia.Foto: Nuno Gonçalves
Na mesa, estiveram presentes o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Dr. Laurentino Dias, o Delegado Técnico da FISU para o Rugby, Mr. Alberto Gualtieri, o Vice-presidente do Instituto de Desporto de Portugal, Arquitecto João Paulo Bessa, o Vereador do Pelouro do Turismo, Inovação e Lazer da Câmara Municipal do Porto Dr. Vladimiro Feliz, o Presidente da FADU, André Couto, e o Presidente da Comissão Organizadora, Prof. Manuel Janeira. A assistir estiveram também Pedro Ribeiro e Miguel Vareta, em representação da Federação Portuguesa de Rugby e Tomaz Morais, Seleccionador Nacional de Rugby.
O 4º Campeonato do Mundo Universitário de Rugby Sevens vai ter como palco o Estádio do Bessa. Para já, sabe-se que a competição terá batido o recorde de participação ao ter 600 atletas inscritos.
De 21 a 24 de Julho, o Estádio do Bessa estará aberto a todos os que queiram assistir, visto os bilhetes serem gratuitos. Assim, todos poderão acompanhar a par e passo a competição que decidirá os novos Campeões do Mundo.
No quadro masculino competem 20 equipas, dos cinco continentes, divididas em cinco grupos. Já no feminino, um total de 12 selecções estão repartidas por três grupos.
O sorteio, apresentado por Bruno Almeida da Comissão Organizadora da Universidade do Porto, ditou que, os adversários de Portugal na fase de grupos são, no quadro masculino, o Quénia, o Canadá e a Hungria. No quadro Feminino, a Selecção Nacional irá enfrentar a Itália, Brasil e Rússia.
Para quem quiser participar activamente, ainda pode fazê-lo, inscrevendo-se no programa de voluntariado do evento. A Universidade do Porto, recrutou já cerca de 90 voluntários, mas o objectivo é chegar às duzentas pessoas.
Para seguir o evento mais de perto e teres acesso a toda a informação, passa pelo Site Oficial do Evento www.rugby2010.up.pu