Gala EUSA 2013: U.Coimbra/AAC é Best University
A terminar o programa de eventos da 14ª Assembleia Geral da EUSA, todos os participantes foram convidados a celebrar a 1ª Gala da EUSA, que decorreu na noite de 16 de março, no Forte de São Tiago, no Funchal. Este evento serviu de mote para a cerimónia de entrega dos EUSA Awards 2012, nas suas diversas categorias.
A Gala teve início com uma pequena receção no Museu do Forte, onde os convidados poderem conviver em boa companhia e numa envolvente histórica.
Em seguida, foram convidados à sala principal onde José Manuel Nunes Castanheira da Costa, Reitor da Universidade da Madeira, Bruno Barracosa, Presidente da FADU e Adam Roczek, Presidente da EUSA proferiram algumas palavras de apreço e boas vindas.
Pelo 3º ano consecutivo, a Universidade de Coimbra / AAC foi a Melhor Universidade do ano, ao liderar o quadro com os melhores resultados e maior número de participantes em 2012. Para receber o prémio Best University, foram chamados o Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, o Presidente da Associação Académica de Coimbra, Ricardo Morgado, e o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, João Paulo Barbosa de Melo.
Na 1ª parte da cerimónia, mais 5 prémios foram entregues nas seguintes categorias:
Melhor Federação Nacional: Federação da Polónia (AZS);
Federação Nacional Mais Ativa: Comité Espanhol de Desporto Universitário (CEDU);
Fair Play Enno Harms: Equipa masculina de Voleibol da Universidade de Varsóvia (Polónia);
Mérito Especial: Federação da Lituânia;
Concurso de Fotografia: Anna Gumowska (Polónia).
Homenageando os principais intervenientes da organização dos 1ºs Jogos Europeus Universitários em julho de 2012, a EUSA entregou três Ordens de Mérito, respetivamente, ao Reitor da Universidade de Córdoba, Dr. José Nogueras, ao Presidente do Comité Organizador, Manuel Torrer Aguilar, e à Universidade de Córdoba, Espanha.
O FATUM, o grupo de Fados da Universidade da Madeira, atuou no decurso da cerimónia, oferecendo aos convidados um momento de música tradicional portuguesa.
No final, o Presidente da EUSA entregou um reconhecimento especial ao Presidente da FADU, Bruno Barracosa, pela excelência conseguida na organização dos eventos do programa da assembleia deste ano, agradecendo igualmente a todos os que fizeram parte do evento. Foi também entregue uma lembrança por parte da FADU à EUSA.