CNU ESCALADA: ULisboa e UPorto no topo do pódio
Um Domingo solarengo deu ao Campeonato Nacional de Escalada outra cor. A primeira prova oficial universitária no recente Monólito do Campus de Gualtar da Universidade do Minho, recebeu mais de 30 atletas na cidade de Braga.Com a vontade de chegar ao topo do pódio, Manuel Carvalho da Universidade do Porto e Lenka Wiedenová, da Universidade de Lisboa, foram os grandes vencedores.
A completar o pódio feminino, Ana Isabel Costa, da UPorto e Ana Clemente da ULisboa, conquistaram a Medalha de Prata e de Bronze, respectivamente.
5 Meses de prática e uma Medalha de Ouro
Lenka Wiedenová, Campeã Nacional Universitária, é aluna de Erasmus da Republica Checa na Universidade de Lisboa. Praticou pela primeira vez a modalidade em Portugal, à 5 meses. “Um amigo da República Checa disse-me para experimentar, comecei a entrar na onda e gostei bastante”, afirma.
Na República Checa praticava esqui e era instrutora de crianças, como trabalho de Inverno. Andava de bicicleta como meio de transporte, corria nas horas livres e fazia equitação a nível federado.
Quanto à prova, Lenka refere que foi uma luta muito grande. "Não esperava conseguir, queria ter ido mais acima, mas era muito difícil", diz. Esta foi a sua primeira competição universitária e o ambiente competitivo não podia ser melhor. "Todos ajudaram e apoiaram-me muito", comenta, "ás vezes pensas que não consegues alcançar uma presa, mas tens mais força do que imaginas".
Para além de Manuel Carvalho, também no pódio masculino, em 2º lugar, Pedro Soares, e em 3º, Nuno Capela, ambos alunos da AAUM.
"Déjà-vu" Universitário
Bi-Campeão Nacional Universitário, Manuel Carvalho é estudante de Filosofia na Universidade do Porto. Pela segunda vez, também o seu lugar no pódio decidiu-se por desempate. "Já o ano passado foi igual, tive de ir à super final para desempatar com um colega da minha Universidade”, conta, “foi bom conseguir o título pela segunda vez”.
Atleta federado, comenta que a competição universitária é bastante diferente. O nível competitivo federado é muito mais pesado e os atletas são bem mais fortes.
O reconhecimento da modalidade está a dar os primeiros passos. Na escalada, aos poucos e poucos, vão aparecendo novas promessas que elevam a dificuldade e a modalidade no nosso país. Refere que a nível de competições internacionais tem-se evoluído bastante. “Vamos ver se algum dia também a escalada vai lá fora a nível universitário”, afirma.
Na Universidade do Porto, repara que o nível de interesse dos alunos aumenta. É instrutor da modalidade na instituição e tem bastantes alunos. “A nível do apoio, é um bocado reduzido. “Costuma-se dizer que a escalada é uma modalidade pobre, pois tem poucos alunos em comparação com outras modalidades”.
Contudo, a faculdade dá bons benefícios a quem pratica desporto universitário, enumerando, “os estatutos, o ambiente, os sítios para treinar”.