Notícias

Desporto Universitário coloca três finalistas nos Desportistas do Ano

 

A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) colocou três finalistas nos prémios Desportista do Ano, promovido pela Confederação do Desporto de Portugal. O anúncio dos finalistas decorreu esta tarde no Centro Comercial Colombo, em Lisboa.

 

Na categoria de treinador do ano, o Selecionador Nacional Universitário, Jorge Braz, que recentemente foi eleito Melhor Selecionador do Mundo, integra o lote de cinco finalistas, no rescaldo de um ano em que venceu o titulo europeu de futsal e em que conquistou ainda uma medalha de bronze no Campeonato Mundial Universitário de futsal feminino.

 

 

Na equipa do ano, a Seleção Nacional Universitária de futsal feminino integra também o lote de finalistas depois de ter renovado em Almaty, no Cazaquistão, a medalha de bronze conquistada no Campeonato Mundial Universitário há dois anos atrás. Ao repetir a façanha, a equipa femimina universitária, liderada por Jorge Braz, Emídio Rodrigues e Teresa Jordão, vai lutar por mais este galardão.

 

 

Na categoria de atleta feminina, a canoísta Francisca Laia teve no desporto universitário algumas das maiores conquistas do ano, com as três medalhas de ouro nos Jogos Europeus Universitários – Coimbra 2018, os três titulos nacionais universitários e ainda o galardão de Atleta do Ano na XI Gala do Desporto Universitário, integrando assim o leque de cinco finalistas femininas.

 

A votação para a escolha dos vencedores decorre no site da CDP, em cdp.pt, até ao dia 29 de janeiro. O anúncio dos vencedores será feito na 23ª Gala do Desporto, que vai decorrer no Casino Estoril, no final do mês de janeiro.

 

Melhor Selecionador de futsal do mundo lidera seleções universitárias de Portugal

 

 

O Selecionador Nacional de futsal, Jorge Braz, foi eleito o melhor Selecionador do mundo pela revista Futsalplanet.com que anualmente atribui os Umbro Futsal Awards, considerados os prémios máximos do futsal mundial. Com a liderança técnica do futsal nacional, Jorge Braz é também o Selecionador Nacional Universitário sendo o coordenador das seleções nacionais universitárias.

 

Num ano de 2018 que correu de feição à Seleção Nacional de futsal, com a conquista do campeonato europeu em Fevereiro, Jorge Braz destacou-se como o timoneiro dessa equipa, que integrou vários jogadores que passaram pelo futsal universitário até chegarem aos patamares mais altos da modalidade.

 

Meses mais tarde, em Julho, Jorge Braz liderou os estágios da Seleção Nacional Universitária de futsal, da qual foi Selecionador Nacional Universitário, quer da equipa masculina quer da equipa feminina, esta última que em Agosto conquistou a segunda medalha de bronze em Campeonatos Mundiais Universitários.

 

 

 

Em Outubro, a Federação Académica do Desporto Universitário distinguiu Jorge Braz com o Galardão Prestígio, atribuído na XI Gala do Desporto Universitário, que decorreu no Teatro Tivoli BBVA.

 

Nessa ocasião, o agora distinguido melhor Selecionador de futsal do mundo disse que, “o galardão que a FADU me atribuiu deve-se em grande parte à própria FADU pelo que me proporcionou ao longo da carreira”, destacando ainda a valorização que “o desporto universitário proporcionou a todos os quantos por aqui passaram”.

 

“Muito do que sou hoje como profissional, mas acima de tudo como ser humano, devo-o ao Desporto Universitário pelo que nos ensina enquanto ferramenta de crescimento, de formação e de valorização”, acrescentou o técnico.

 

Recorde-se também que a equipa técnica liderada por Jorge Braz integra Pedro Palas e José Luis Mendes, técnicos que deram também os primeiros passos no Desporto Universitário e que ainda hoje colaboram com as Seleções Nacionais Universitárias.

 

 

 

Jorge Braz passou pelo Desporto Universitário como jogador e como treinador, onde começou a carreira na Associação Académica da Universidade do Minho, integrando desde 2008 a equipa técnica nacional de futsal.

 

Foi também em 2008, que, como adjunto de Orlando Duarte, conquistou o Campeonato Mundial Universitário de futsal que foi, até à conquista do europeu absoluto deste ano, o maior título português da modalidade.

 

Ainda nos "óscares" do futsal, a guarde-redes Ana Catarina Pereira foi distinguida como a melhor do mundo. Atualmente no Sport Lisboa e Benfica, Ana Catarina Pereira foi também atleta universitária, tendo integrado a Seleção Nacional Universitária que conquistou a medalha de bronze em Goiânia em 2016. 

Unanimidade marca Assembleia-Geral da FADU

 

Decorreu na Quinta-feira, 15 de novembro, a Assembleia-Geral da Federação Académica do Desporto Universitário, para aprovação do Plano de Atividades e Orçamento para 2019. O documento foi aprovado por unanimidade.

 

A AG que decorreu no Centro de Medicina Desportiva, no Estádio Universitário de Lisboa, aprovou o Plano de Atividades e Orçamento para o ano de 2019, onde um dos maiores destaques é a participação na Universíada de Nápoles.

 

Para a Universíada de 2019, o presidente da FADU, Daniel Monteiro, relevou que a “aposta na profissionalização deste setor, com o apoio administrativo e logístico à chefia de missão era a uma aposta da FADU”, adiantando ainda a nova Chefe da Missão portuguesa, que será apresentada publicamente em breve.

 

A par da Universíada de verão, em destaque esteve também a requalificação da Casa do Desporto Universitário, uma promessa do Plano de Atividades e Orçamento de 2018 e que está já em curso, estando a poucas semanas de estar concluída, abrindo assim “um novo caminho ao reforço da estrutura profissional da Federação”.

 

Em grande destaque esteve, no entanto, a apresentação do projeto “Desporto para todos no Ensino Superior”, que será apresentado no âmbito do Plano Nacional de Desporto para Todos, do Instituto Português do Desporto e Juventude.

 

Este projeto tem como objetivo promover a prática desportiva nas academias nacionais, com “com diretores regionais a implementar no terreno e a trabalhar diretamente com as AAEE/IES programas de promoção da atividade física e do Desporto”.

 

Daniel Monteiro acrescentou que, “o Desporto para Todos é uma das prioridades no combate ao sedentarismo, na redução dos custos gerais de saúde e, consequentemente, no desenvolvimento dos países e das comunidades” e que “esta é também uma linha de atuação que tem vindo a ser assumida e desenvolvida pelo IPDJ e para a qual a FADU quer ser fator diferenciador de sucesso”.

 

O Plano de Atividades e Orçamento foi aprovado pela Assembleia-Geral por unanimidade dos delegados presentes.

 

Académica de Coimbra estreia-se na época a vencer em casa

 

 

A Universidade Nova de Lisboa e a Associação Académica de Coimbra são os primeiros campeões nacionais universitários da temporada 2018/2019, ao conquistarem o título de ténis por equipas, que se disputou em Coimbra.

 

Em femininos, a Universidade Nova de Lisboa somou quatro vitórias em quatro jogos, conquistando o lugar mais alto do pódio. No último dia de competição, a NOVA venceu a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa por 3-0 e a Universidade do Porto por 2-1.

 

 

A medalha de prata foi conquistada pela AEFML, que cedeu apenas frente à Universidade Nova de Lisboa e a medalha de bronze foi garantida pela Universidade do Porto, com duas vitórias e duas derrotas.

 

Na competição masculina, a equipa da casa, a Associação Académica de Coimbra, venceu a Universidade do Porto na final, por 2-1, com a eliminatória a ser decidida apenas no encontro de pares.

 

No encontro de atribuição da medalha de bronze, a Universidade Nova de Lisboa venceu o Instituto Politécnico de Santarém por 2-0, conquistando o lugar mais baixo do pódio.

 

O Campeonato Nacional Universitário de Ténis equipas contou com mais de seis dezenas de estudantes-atletas e decorreu nas instalações do Estádio Universitário de Coimbra. O CNU de Ténis equipas contou com a organização local da Associação Académica de Coimbra.

 

XI Gala do Desporto Universitário - Os vencedores

O Teatro Tivoli BBVA recebeu na Terça-feira, 16 de outubro, a XI Gala do Desporto Universitário que premiou os melhores da temporada 2017/2018. Para a história ficam todos os galardoados nesta cerimónia:

 

 

Galardão Prestígio:

Jorge Braz – Selecionador Nacional de futsal

Mário Santos – Secretário-Geral dos Jogos Europeus Universitários – Coimbra 2018

 

Organizações locais:

Campeonatos Nacionais Universitários – Concentrados de Equipas, no Porto, com organização local da Universidade do Porto

Campeonatos Nacionais Universitários – Concentrados Individuais, em Lisboa, com organização local da Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa, da Federação Académica de Lisboa e da Universidade Nova de Lisboa

Campeonatos Nacionais Universitários de Praia, em Carcavelos, com organização local da Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa e da Associação Académica de Lisboa
Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, em Aveiro, com organização local da Associação Académica da Universidade de Aveiro

Campeonato Mundial Universitário de Ciclismo, em Braga, com organização local da Associação Académica da Universidade do Minho e da Universidade do Minho

 

Federações desportivas parceiras dos EUG 2018:

Federação de Andebol de Portugal

Federação Portuguesa de Basquetebol

Federação Portuguesa de Canoagem

Federação Portuguesa de Esgrima

Federação Portuguesa de Futebol

Federação Portuguesa de Judo

Federação Portuguesa de Remo

Federação Portuguesa de Rugby

Federação Portuguesa de Ténis de Mesa

Federação Portuguesa de Ténis

Federação Portuguesa de Voleibol

 

Parceiros da organização dos EUG 2018:

Câmara Municipal de Coimbra

Associação Académica de Coimbra

Universidade de Coimbra

Associação Europeia do Desporto Universitário – EUSA

 

 

Medalhados nos Jogos Europeus Universitários – Coimbra 2018:

Bronze

Remo - Pedro Mateus e João Gomes, da Associação Académica de Coimbra

Rugby 7s - Equipa feminina da Associação Académica de Coimbra

Canoagem - Hugo Figueiras e Sara Sotero, da Associação Académica de Coimbra

Futsal - Equipa masculina da Associação Académica de Coimbra

 

Prata

Canoagem - Bruno Afonso, da Associação Académica de Coimbra

Judo - Rodrigo Lopes, da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Futsal - Equipa masculina da Associação Académica da Universidade do Minho

 

Ouro

Remo - Dinis e Afonso Costa, da Associação Académica de Coimbra

Remo - Inês Oliveira, da Universidade do Porto

Remo - Joana Branco, da Universidade do Porto (com duas medalhas de ouro)

Judo - Catarina Costa, da Associação Académica de Coimbra

Canoagem - David Varela, da Associação Académica de Coimbra (com duas medalhas de ouro e uma de prata)

Canoagem - Francisca Laia, da Associação Académica de Coimbra (com três medalhas de ouro)

 

 

Medalhados em Campeonatos Mundiais Universitários:

Bronze

Seleção Nacional Universitária feminina - Futsal – Almaty, Cazaquistão

Ana Catarina Moreira – Ciclismo BTT Downhill – Braga, Portugal

João Pereira – Ciclismo BTT Downhill – Braga, Portugal

 

Prata

Daniela Araújo – Ciclismo BTT Downhill – Braga, Portugal

 

Ouro

Carlos David Martins – Ciclismo BTT Downhill – Braga, Portugal

 

Prémio PNED:

Mário Domingues - “Formação Desportiva Profissionalmente orientada e atitudes dos jovens face à prática desportiva”

 

Prémio Ética Desportiva:

Programa Educacional dos Jogos Europeus Universitários – Coimbra 2018

 

 

Troféu Universitário de Clubes:

Universidade do Porto

 

 

Treinador do Ano:

Anselmo Calais – Futsal – Associação Académica da Universidade do Minho

 

 

Atleta Feminina do Ano:

Francisca Laia – Canoagem – Associação Académica de Coimbra

 

 

Atleta Masculino do Ano:

Alexandro Ribeiro – Futsal – Associação Académica da Universidade do Minho

 

 

Equipa do Ano:

Canoagem – Associação Académica de Coimbra

 

 

Teatro Tivoli recebe XI Gala do Desporto Universitário na Terça-feira

 

A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) promove na próxima terça-feira, dia 16 de outubro, pelas 18h30, a XI Gala do Desporto Universitário. A Cerimónia decorre no Teatro Tivoli BBVA, e distingue os melhores da temporada desportiva de 2017/2018 nas categorias de Melhor Atleta Feminina, Melhor Atleta Masculino, Melhor Treinador e Melhor Equipa.

 

Nesta edição, a FADU homenageia também os atletas medalhados nos Jogos Europeus Universitários e nos Campeonatos Mundiais Universitários e ainda as organizações desportivas universitárias.

 

O Selecionador Nacional de futsal, Jorge Braz, e o Secretário-Geral dos Jogos Europeus Universitários, Mário Santos, vão ser distinguidos com o Galardão Prestígio.

 

São esperadas mais de 300 pessoas. Entre os convidados destaque para a presença do Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Pataco, o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino e do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço e os Presidentes de várias Federações Desportivas.

 

Augusto Baganha, padrinho da Missão Portuguesa aos Jogos Europeus Universitários – Coimbra 2018, marca também presença na XI Gala do Desporto Universitário onde são também homenageadas as federações, parceiras da FADU, nesta competição que reuniu em Coimbra quase 5 000 atletas de toda a Europa.

 

A cerimónia conta ainda com as atuações do músico Berg e da equipa Trial Portugal, que vai efetuar uma demonstração de BTT.

Xavier Vieira integra Comissão de Estudantes da EUSA

 

 

O presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro, Xavier Vieira, é o novo membro da Comissão de Estudantes da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), mantendo assim a representação de Portugal nesta comissão e sucedendo ao presidente da FADU, Daniel Monteiro.

 

A Comissão de Estudantes da EUSA tem um mandato de dois anos, que termina em 2020 e continua a ser liderado pela húngara, Anna Edes. Xavier Vieira é um dos nove membros que integram esta comissão.

 

Xavier Vieira é atualmente o presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro tendo liderado a Comissão Organizadora local das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários de 2018.

 

A Comissão de Estudantes da EUSA tem como principais missões o programa de voluntariado da EUSA, bem como as iniciativas de responsabilidade social do Desporto Universitário europeu.

 

 

A primeira reunião da nova Comissão de Estudantes vai decorrer entre os dias 25 e 27 de janeiro, em Ljubliana, Eslovénia.

Estudantes-atletas homenageadas pelo Município do Barreiro

 

Oito estudantes-atletas foram agraciados pela Câmara Municipal do Barreiro com a Medalha de Mérito Desportivo na Festa do Desporto, que decorreu no passado dia 24 de novembro.

 

A medalhada de bronze no Campeonato Mundial Universitário, Inês Lima Gonçalves, foi uma das homenageadas pela autarquia do Barreiro, num total de oito atletas que receberam distinções pelas participações em competições universitárias.

 

Ana Ramos, no karaté; Bernardo Oliveira, no atletismo; Frederico Mendonça, na esgrima; Hugo Ferreira, no xadrez e Tiago Fialho, no andebol, completam a lista de estudantes-atletas distinguidos pela Câmara do Barreiro.

 

A Festa do Desporto do Barreiro decorreu no sábado, 24 de novembro, no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, tendo homenageado centenas de atletas.

 

A “Igualdade de Género” foi o tema da edição deste ano, a 12ª, que teve como objetivo sensibilizar a abordagem ao desporto, indiferentemente, “no feminino e masculino”. 

 

A cerimónia contou com as participações especiais do Armazém 13, do Barreiro Ginásio Clube e AcroSFAL.

FADU conquista Galardão Prestígio da AAUTAD

 

 

A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) foi premiada com o Galardão Prestígio na VII Gala do Desporto da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD), que decorreu no dia 23 de outubro, no Restaurante Panorâmico da universidade.

 

Ao receber o prémio, Pedro Castro, vice-presidente da FADU, parabenizou a comunidade desportiva da AAUTAD, referindo ainda que, “a Academia Transmontana está de parabéns pela aposta que tem feito no desporto, tornando-o num pilar fundamental para o desenvolvimento da sua comunidade académica”.

 

O vice-presidente da FADU acrescentou ainda que, “o cada vez maior numero de estudantes desta universidade a participarem nas nossas competições nacionais, mas, também por outro, a vossa capacidade de receberem inúmeras competições nacionais criaram condições suficientes para que, finalmente, decorra nesta academia um Campeonato Mundial Universitário, já em 2020”.

 

Ainda na sua intervenção, Pedro Castro quis deixar a referência de que este Galardão Prestígio, “assinala um reconhecimento mútuo do esforço e trabalho feitos, quer pela FADU quer pelos seus clubes e associados, no fortalecimento e promoção do desporto universitário no nosso país”, deixando “um sinal claro da afirmação do ensino superior como um espaço de excelência para que os nossos jovens continuem a desenvolver o seu percurso desportivo”.

 

A FADU tinha conquistado já este galardão em 2016, repetindo agora a conquista. O prémio foi entregue pelo Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e também presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, António Fontaínhas Fernandes.

 

A Gala de Desporto da AAUTAD premeia os melhores do ano no Desporto Universitário, valorizando assim as conquistas desportivas da academia transmontana ao longo de uma temporada.

 

 

Chuva não atrapalha andamento do CNU de Ténis por equipas

 

O Campeonato Nacional Universitário de Ténis equipas marcou o inicio da temporada desportiva nacional do Desporto Universitário, nos court’s de piso rápido do Estádio Universitário de Coimbra.

 

No primeiro dia de competição, na variante feminina, apenas com vitórias terminaram o dia a Universidade Nova de Lisboa (dois encontros) e a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (dois encontros).

 

Com uma vitória e duas derrotas ficou o P.Porto e com uma vitória e uma derrota ficou a U.Porto. Apenas com derrotas no dia inaugural, ficaram a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (três encontros). No segundo dia de competição, Terça-feira, disputam-se ainda duas jornadas.

 

Em masculinos, com três rondas a terem sido disputadas no dia inaugural, a U.Porto venceu a AEIST 3 por 2-0, defrontando na 4ª ronda, o IP Santarém, que venceu a U.Porto 2, também por 2-0.

 

A Associação Académica de Coimbra venceu a AAUBI por 2-1, defrontando na 4ª ronda a NOVA, que venceu a AEIST4, por 2-0.

 

No quadro dos vencidos, que dá acesso ao encontro da medalha de bronze, a AAUM venceu a AAUBI 4 por 2-0, indo defrontar a AEIST 3. A AAUAv 2 derrotou o P.Porto 2 por 2-0, defrontando na ronda seguinte a U.Porto 2.

 

Também na 3ª ronda dos vencidos, o P.Porto venceu a AEIST por 2-1, defrontando agora a AAUBI, indo agora jogar frente à AAUBI. Por fim, a AAUBI 3 venceu a AAUAv, defrontando agora a AEIST 4.

 

No segundo de três dias de competição, os encontros começaram nos court’s cobertos do Estádio Universitário de Coimbra, fugindo assim à chuva que caiu nas primeiras horas da manhã.

 

FADU homenageou os melhores do ano na XI Gala do Desporto Universitário

 

A Federação Académica do Desporto Universitário promoveu no final de tarde de Terça-feira, 16 de outubro, em Lisboa, a XI Gala do Desporto Universitário, que homenageou os melhores estudantes-atletas do ano, bem como distinguiu personalidades do desporto como o Selecionador Nacional de Futsal, Jorge Braz.

 

Jorge Braz, que se sagrou em fevereiro deste ano Campeão Europeu de futsal, ao leme da Seleção A, é também o Selecionador Nacional Universitário, tendo começado a sua carreira enquanto treinador no Desporto Universitário. Assim, o Selecionador Nacional foi galardoado pela FADU com o Prémio Prestígio.

 

Quem também recebeu esta distinção foi o Secretário-Geral dos Jogos Europeus Universitários – Coimbra 2018, Mário Santos, que liderou a maior organização multi-desportiva jamais realizada em Portugal e que foi considerada pela Associação Europeia do Desporto Universitário a “melhor organização de sempre”.

 

Na cerimónia estiveram presentes o presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vitor Pataco, bem como Diretor Geral do Ensino Superior, João Queiroz, doze presidentes de federações desportivas nacionais, tendo algumas delas sido homenageadas pela colaboração na organização dos Jogos Europeus Universitários, o padrinho da Missão Portuguesa aos Jogos Europeus Universitários, Augusto Baganha e o vice-presidente da Associação Europeia do Desporto Universitário, Haris Pavletic.

 

O presidente da FADU, Daniel Monteiro, referiu a “fantástica época desportiva que o Desporto Universitário viveu”, reforçando o pedido feito há um ano atrás: “a necessidade da conquista de maior relevância social e politica do Desporto, que só é possível com a criação de um ministério próprio”.

 

 

Na XI Gala do Desporto Universitário foram ainda distinguidos os melhores do ano, com Anselmo Calais (AAUMinho) a conquistar o galardão de treinador do ano, Alexandro Ribeiro (AAUMinho) o de atleta masculino do ano, Francisca Laia (AA Coimbra) o de atleta feminina do ano e a canoagem da Associação Académica de Coimbra o de equipa do ano.

 

 

A XI Gala do Desporto Universitário decorreu no Teatro Tivoli BBVA e reuniu mais de 400 pessoas ligadas ao desporto nacional.

Votações abertas para os melhores do ano do Desporto Universitário

 

Estão abertas as votações para os galardões de melhores do ano do Desporto Universitário, que são atribuídos na Gala do Desporto Universitário, promovida pela FADU e que este ano vai decorrer na terça-feira, 16 de outubro.

 

As votações decorrem na página do Facebook da FADU Portugal até às 17h de dia 12 de outubro, nas categorias de atleta feminino do ano, atleta masculino do ano, treinador do ano e equipa do ano.

 

Os vencedores vão ser apurados através da votação dos clubes, da votação de um júri constituído por personalidades de relevo do Desporto Universitário português e, claro, através dos likes dos seguidores da FADU no Facebook.

 

A XI Gala do Desporto Universitário vai decorrer no dia 16 de outubro, no Teatro Tivoli BBVA, pelas 18h30 e é aberta ao público e de entrada gratuita, premiando não só os melhores do ano, como também os medalhados nos Jogos Europeus Universitários e nos Campeonatos Mundiais Universitários.

 

A par dos prémios de reconhecimento desportivo, a XI Gala do Desporto Universitário vai ainda distinguir outras personalidades do desporto universitário.

 

Nomeados: 

 

Atleta Masculino do Ano

Alexandro Ribeiro – Futsal – Associação Académica da Universidade do Minho

Medalha de Prata nos Jogos Europeus Universitários – Coimbra 2018

4º classificado no Campeonato Mundial Universitário

Campeão Nacional Universitário

Eleito para o cinco ideal dos Jogos Europeus Universitários – Coimbra 2018

Carlos David Martins – Ciclismo BTT – Associação de Estudante do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra

Campeão Mundial Universitário de Ciclismo BTT - Downhill

Campeão Nacional Universitário de Ciclismo BTT – Downhill

David Varela – Canoagem – Associação Académica de Coimbra

Campeão Europeu Universitário nos Jogos Europeus Universitários – Coimbra 2018 em K2 Mix 200, Kayak Mix Relay 500 e Coletivo

Medalha de Prata nos Jogos Europeus Universitários – Coimbra 2018 em K1 1000

Campeão Nacional Universitário em K1 500, K2 500, K2 200 e Coletivo

Miguel Trepa – Rugby 7s – Universidade do Porto

Campeão Nacional Universitário

5º classificado nos Jogos Europeus Universitários – Coimbra 2018

Rodrigo Lopes – Judo – Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa

Medalha de Prata nos Jogos Europeus Universitários – Coimbra 2018 (<60kg)

Campeão Nacional Universitário (<60kg)

 

Atleta Feminina do Ano

Ana Lopes – Atletismo – Universidade do Porto

Campeã Nacional Universitária de Corta Mato

Campeã Nacional Universitária de Estrada

Medalha de Prata no Campeonato Nacional Universitário de Pista Ar Livre – 5000m

Medalha de Prata no Campeonato Nacional Universitário de Pista Coberta – 3000m

Francisca Laia – Canoagem – Associação Académica de Coimbra

Campeã Europeia Universitária nos Jogos Europeus Universitários – Coimbra 2018 em K1 200, K2 Mix 200, Kayak Mix Relay 500 e Coletivo

Campeã Nacional Universitária em K1 200, K2 200 e K2 500

Mariana Oliveira – Ténis e Padel – Universidade Nova de Lisboa

Campeã Nacional Universitária de Ténis

Campeã Nacional Universitária de Padel

Campeã Nacional Universitária de Ténis equipas

9ª classificada nos Jogos Europeus Universitários – Coimbra 2018 por equipas

Joana Branco – Remo – Universidade do Porto

Campeã Europeia Universitária nos Jogos Europeus Universitários – Coimbra 2018 em L1Wx e L2Wx

Campeã Nacional Universitária em W1x, W2x e Coletivo

Raquel Santos – Futsal – Associação Académica da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Medalha de Bronze no Campeonato Mundial Universitário

4º classificada no Campeonato Nacional Universitário

Eleita melhor atacante do Campeonato Mundial Universitário

 

Treinador do Ano

Anselmo Calais – Associação Académica da Universidade do Minho

Medalha de Prata nos Jogos Europeus Universitários – Coimbra 2018

Campeão Nacional Universitário

Arménio Coelho – Futsal (Masculino) – Associação Académica da Universidade da Beira Interior

Treinador Adjunto da Seleção Nacional Universitária – 4º classificado no Campeonato Mundial Universitário

João Aníbal – Voleibol (Masculino) – Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

12º lugar nos Jogos Europeus Universitários – Coimbra 2018

Campeão Nacional Universitário

Norberto Pinto – Basquetebol (feminino) - Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto

14º lugar nos Jogos Europeus Universitários – Coimbra 2018

Campeão Nacional Universitário

Ricardo Cardoso – Remo – Universidade do Porto

Campeão Europeu Universitário nos Jogos Europeus Universitários – Coimbra 2018 em LW1x e LW2x

Campeão Nacional Universitário Coletivo

 

Equipa do Ano

Canoagem – Associação Académica de Coimbra

Campeões Europeus Universitários coletivos

Campeões Nacionais Universitários coletivos

Futsal Masculino – Associação Académica de Coimbra

Medalha de Bronze nos Jogos Europeus Universitários – Coimbra 2018

Vice-campeões Nacionais Universitários

Futsal Masculino – Associação Académica da Universidade do Minho

Medalha de Prata nos Jogos Europeus Universitários – Coimbra 2018

Campeões Nacionais Universitários

Remo – Universidade do Porto

Duas medalhas de ouro nos Jogos Europeus Universitários – Coimbra 2018

Campeões Nacionais Universitários coletivos

Rugby 7s Masculino – Universidade do Porto

5ºs classificados nos Jogos Europeus Universitários – Coimbra 2018

Campeões Nacionais Universitários

 

 

 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?