Notícias

XII Gala do Desporto Universitário será em Braga

 

A XII Gala do Desporto Universitário, onde serão premiados os melhores da época 2018/2019, está marcada para dia 16 de dezembro e decorrerá na cidade de Braga. A cerimónia, onde se reúne toda a família do desporto universitário, terá início às 18 horas e pelo palco do Espaço Vita passarão os melhores dos melhores. Entre outras distinções, serão entregues os prémios de atleta do ano (masculino e feminino), treinador do ano e equipa do ano. 

 

Num ano em que os estudantes-atletas conquistaram 13 medalhas individuas e cinco troféus coletivos nos Campeonatos Europeus Universitários, e quatro medalhas na Universíada de Nápoles, todos os medalhados serão homenageados, tal como o detentor do Troféu Universitário de Clubes, a Universidade do Porto. 

 

Este momento, que decorre no final de cada época, é ainda aproveitado para homenagear as Associações Académicas e de Estudantes, as Instituições de Ensino Superior e outras entidades que durante a época desportiva se envolvem na organização de eventos nacionai, sob égide da Federação Académica do Desporto Universitário, e internacionais, sob alçada da Federação Internacional do Desporto Universitário e da Associação Europeia do Desporto Universitário.

 

 

NOVA dominou na Esgrima

 

 

Cinco campeões nacionais em representação de cinco clubes FADU diferentes. Foi este o resultado final do Campeonato Nacional Universitário de Esgrima, que decorreu no último sábado no pavilhão 3 do Estádio Universitário de Lisboa. A Universidade Nova de Lisboa dominou a competição, tendo somado uma medalha de ouro, duas de prata e três medalhas de bronze.

 

No feminino, Marta Caride da Universidade do Porto sagrou-se campeã nacional de florete, no sabre o primeiro posto foi ocupado por Helena Afonso da Universidade Nova de Lisboa, e na espada, a estudante-atleta Catarina Madeira, da Associação Académica da Universidade Autónoma de Lisboa arrecadou o ouro. 

 

No masculino, duas provas e dois campeões. José Charréu, da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa, no florete, e Gonçalo Alves, atleta da Associação dos Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana que representou as cores nacionais na Universíada de Nápoles, campeão na prova de espadas.  

 

 

Pódios do Campeonato Nacional Universitário de Esgrima:

 

Florete (feminino)
1º Marta Caride - U.Porto
2º Sofia Gouveia - U.Porto
3º Maria Alvito - AEESSA
3º Helena Afonso - NOVA

 

Florete (masculino)
1º José Charréu - AEFML
2º Rui Costa - U.Porto
3ºMiguel Lajoso - P.PORTO

 

Sabre (feminino)
1º Helena Afonso - NOVA
2º Rita Marques - AAULHT


Espada (masculino)
1º Gonçalo Alves - AEFMH
2º Pedro Valido - NOVA
3º João Correia - NOVA
3º André Vaz - NOVA


Espada (feminino)
1º Catarina Madeira - AAUAL
2º Maria Alvito - AEESSA
3º Luana Dinis - NOVA
3º Rita Marques - AAULHT

Aveiro e Minho em destaque no arranque do voleibol

 

A temporada 2019/2020 está em marcha e nos últimos dois dias decorreu a primeira jornada concentrada de voleibol, quer para as equipas masculinas, quer para as equipas femininas. Neste arranque de competição, destaque para as equipas femininas da Associação Académica da Universidade de Aveiro e da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), que somaram por vitórias todos os encontros. No masculino, destaque para a equipa minhota que até ao momento não provou o sabor da derrota.

 

A segunda jornada concentrada de voleibol está marcada para 20 e 21 de fevereiro, e terá lugar em Aveiro. De referir que às duas equipas apuradas nas jornadas concentradas, se juntam a equipa apurada em play-off e as equipas que se apurarem nos campeonatos universitários de Lisboa e Porto.

 

De referir que o título de campeã nacional pertence à equipa feminina da Associação de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e à equipa masculina da AAUM, que conquistou o título nas fases finais que decorreram em Guimarães.

 

 

Todos os resultados da 1ª jornada concentrada:

 

Feminino

AAUAv 2 – 0 IPC

AAUM 2 – 0 AAUE

AAUTAD 2 – 1 AAUAlg

AAUAv 2 – 0 AAUE

AAUAlg 0 – 2 IPC

AAUTAD 0 – 2 AAUM

AAUAv 2 – 0 AAUTAD

IPC 2 – 1 AAUE

AAUM 2 – 0 AAUAlg

 

Masculino

AAUE 0 - 2 AAC

AAUM 2 – 0 AAUAlg

IPC 0 – 2 AAUTAD

AAUM 2 – 1 AAUAv

AAUAlg 2 – 1 AAUTAD

IPC 1 – 2 AAC

AAUE 0 – 2 AAUTAD

IPC 0 – 2 AAUM

AAC 1 – 2 AAUAv

Jamor abriu portas à nova direção da FADU

 

 

Os novos órgãos sociais da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) tomaram posse na tarde desta terça-feira, na Tribuna de Honra do Estádio Nacional, no Jamor. No seu primeiro ato oficial, o presidente eleito, André Reis, vincou as ideias que pretende levar a cabo no mandato que se estende até 2021.

 

‘Queremos que a larga maioria dos estudantes do ensino superior pratiquem atividade física regular e a aposta central recairá no desporto informal. Queremos desporto para todos, isso é essencial’, vincou André Reis, sem esquecer a importância da ligação ao desporto federado. ‘Vamos continuar a intervir ativamente na reivindicação de uma maior valorização social e política do desporto, através do desporto federado, movimento do qual a FADU foi fundadora, com o objetivo de introduzir o desporto na agenda política e social do País’.

 

O agora presidente da FADU frisou também que a implementação do novo estatuto estudante-atleta terá acompanhamento. ‘Pensaremos na criação de um observatório que acompanhe a implementação deste estatuto e que identifique melhorias a introduzir numa futura revisão ao documento. Estudaremos ainda a criação da figura do provedor do estudante-atleta que acompanhe situações de injustiça e tratamento desigual e contamos com a colaboração das instituições de ensino superior’, disse, reforçando a vontade de que as provas da FADU sejam cada vez mais competitivas.

 

Presente na cerimónia esteve o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que elogiou o passado e o percurso da FADU, que em 2020 celebra 30 anos, deixando ainda uma mensagem de incentivo à nova direção. Também o presidente cessante da FADU, Daniel Monteiro, deixou algumas palavras na despedida. ‘Agradeço às equipas que me acompanharam nos dois mandatos e tenho a certeza de que quando o André Reis sair terei os mesmos elogios para fazer ao trabalho desenvolvido pela sua equipa’.

 

Na cerimónia, realizada no emblemático Jamor, marcaram presença cerca de centena e meia de pessoas, entre representantes do desporto nacional e do ensino superior, dirigentes e presidentes de federações desportivas, clubes, associações académicas e de estudantes, entidades ligadas à política nacional e parceiros.

 

 

 

FADU, Coimbra, Minho e Cruz Vermelha premiados pela EUSA

 

 

Decorreu esta sexta-feira a gala dos 20 anos da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), no Teatro Aveirense, uma cerimónia onde a maioria dos prémios ficou dentro de portas. A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), a Universidade de Coimbra e a Universidade do Minho constaram na lista de galardoados.

 

A FADU foi eleita pela quinta vez a federação mais ativa da Europa, e foi o presidente, Daniel Monteiro, quem subiu a palco para receber o prémio relativo ao ano de 2018, agradecendo aos que têm contribuído para elevar os padrões do desporto nacional universitário. A Universidade de Coimbra teve o destaque maior na cerimónia, ao receber os prémios de melhor e mais ativa universidade, ordem de mérito e ainda os prémios individuais de ordem de mérito para o antigo reitor, João Gabriel Silva, e o prémio ‘Special Acknowledgement’ para Ricardo Morgado, membro do comité organizador dos Jogos Europeus Universitários (EUG) que decorreram na cidade conimbricense em 2018. A surpresa da noite foi o prémio atribuído à Universidade do Minho, eleita a melhor universidade da década no que respeita ao desporto universitário, superando as restantes nomeadas, as universidades de Coimbra e de Zagreb (Croácia).

 

A delegação de Coimbra da Cruz Vermelha Portuguesa recebeu o prémio 'Enno Harms Fair Play' pelo suporte prestado durante a competição realizada em julho do ano passado, tendo a EUSA destacado o espírito de sacrifício em prol do bem-estar de todos os que estavam envolvidos na competição. 

 

O presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, abriu os discursos da gala, frisando o orgulho em receber todos os eventos que assinalaram o vigésimo aniversário da EUSA. ‘É um gosto receber todos os que fazem pela nossa universidade, pela nossa terra, pela nossa região e sobretudo pela nossa Europa’, disse. Em jeito de despedida, Daniel Monteiro falou um pouco da experiência vivida nos últimos quatro anos, enquanto presidente da FADU. ‘Parabéns à EUSA pelos seus 20 anos. É um privilégio ter conhecido tantas pessoas fantásticas e verdadeiramente apaixonadas pelo desporto’, destacou, sem deixar de referir os valores que o desporto promove.

 

Presente no evento esteve também o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que deixou rasgados elogios à FADU e à Universidade de Coimbra, pela realização dos EUG 2018. ‘Quero destacar o papel que a FADU tem tido, especialmente nos últimos anos. Organizamos os Jogos Europeus Universitários com um legado extraordinário não só para Universidade de Coimbra mas também para o desporto universitário no nosso País’. O presidente da EUSA, Adam Roczek, elogiou os eventos realizados em Portugal, recordou alguns dos momentos do percurso dos 20 anos da entidade que preside e foi ele quem anunciou e entregou os prémios da década.

 

A gala teve apresentação do ator e apresentador João Paulo Sousa, e contou com as atuações do grupo de canto da Universidade de Aveiro, do ‘Zé Mágico’ e do Grupo Gímnico de Aveiro.

 

 

 

Portugal em destaque nos 20 anos da EUSA

 

 

A cidade de Aveiro acolhe por estes dias a assembleia geral, conferência e gala que assinalam o vigésimo aniversário da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA). No evento, com organização conjunta EUSA/FADU e Universidade de Aveiro, serão distinguidas a Universidade de Coimbra e a Cruz Vermelha Portuguesa (delegação de Coimbra), pela organização dos European Universities Games (EUG), e a Federação Académica do Desporto Universitário, eleita a federação mais ativa da Europa. Os prémios são relativos ao ano de 2018.

 

Para sexta-feira está marcada a cerimónia de entrega de prémios, no Teatro Aveirense, onde as instituições portuguesas estão em grande destaque. Além da FADU, eleita pela 5ª vez como a federação mais ativa da Europa, vão para a Universidade de Coimbra os prémios de melhor e mais ativa universidade e o prémio ordem de mérito. Ricardo Morgado, presidente da Associação Académica da Universidade de Coimbra por altura da atribuição da realização dos EUG 2018 à cidade dos estudantes, e João Gabriel Silva, antigo reitor da Universidade de Coimbra, sobem também a palco para serem distinguidos. Para a delegação de Coimbra da Cruz Vermelha Portuguesa segue o prémio Enno Harms Fair Play.

 

A boa governança no desporto, a liderança no feminino, os 20 anos da EUSA e o desenvolvimento estratégico da EUSA para os próximos quatro anos são alguns dos pontos chave da Conferência 20 anos da EUSA: Conquistas e Perspetivas Futuras marcada para quinta-feira, na reitoria da Universidade de Aveiro.

 

Depois de Funchal em 2013 e Coimbra em 2017, Portugal volta a ser o país eleito para o evento anual da EUSA, que traz por estes dias a solo luso mais de centena e meia de pessoas ligadas ao desporto universitário, vindas de 40 países. O presidente da EUSA, Adam Roczek, e o presidente da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), Oleg Matytsin, são algumas das personalidades que irão marcar presença em Aveiro.

 

 

Lista de premiados:

 

Federação mais bem-sucedida – Federação Francesa do Desporto Universitário

Federação mais ativa – Federação Académica do Desporto Universitário (FADU)

Melhor universidade – Universidade de Coimbra

Universidade mais ativa – Universidade de Coimbra

Prémio Enno Harms Fair Play – Cruz Vermelha Portuguesa

Prémio Especial - Ricardo Morgado

Ordem de mérito - João Gabriel Silva

Ordem de mérito – Universidade de Coimbra

Federação mais bem-sucedida (2009-2019) – Anunciado na cerimónia

Melhor universidade (2009-2019) - Anunciado na cerimónia

Ordem de mérito (2009-2019) - Anunciado na cerimónia

 

 

Apuramento NCS de andebol arrancou em Aveiro

 

A Covilhã é o destino de sonho para as equipas que nos últimos dias jogaram a 1ª Jornada Concentrada de Andebol a pensar em reservar um lugar na fase final do Campeonato Nacional Universitário de modalidade. Começaram com chave de ouro as equipas feminina e masculina de Aveiro e Minho, juntando-se no masculino a equipa de Évora, clubes que ganharam todos os jogos até ao momento.

 

De destacar ainda o desempenho da equipa masculina do Instituto Politécnico de Santarém que só perdeu com a Associação Académica da Universidade de Évora, num jogo emocionante que esteve empatado até aos instantes finais e do qual a equipa alentejana saiu vencedora. O jogo terminou com o resultado nos 14-15.

 

A segunda ronda de jogos está marcada para os dias 2 e 3 de março, terá lugar nas Caldas da Rainha e contará com a organização local do Politécnico de Leiria.

 

Na época passada ergueu o troféu de campeã nacional a equipa feminina da Universidade do Porto, na competição masculina foi a equipa da Associação Académica da Universidade do Minho a exibir o ouro.

 

 

Todos os resultados da 1ª jornada concentrada:

 

Feminino

AAUAv 21 – 6 AAUE

AAC 4 – 22 P.Leiria

AAUM 19 – 10 AAUAlg

AAC 4 – 28 AAUAV

Leiria 16 – 11 AAUAlg

AAUM 24 – 8 AAUE

AAUM 23 – 4 AAC

AAUAv 15 – 10 P.Leiria

AAUAlg 23 – 13 AAUE

 

Masculino

AAC 17 – 19 AAUAv

AAUM 22 – 10 AAUAlg

IPG 9 – 15 IPSantarém

P.Leiria 8 – 14 AAUE

AAUM 14 – 12 AAC

AAUAlg 8 – 12 IPSantarém

AAUAv 16 – 15 P.Leiria

IPG 16 – 18 AAUE

P.Leiria 13 – 17 IPSantarém

AAUAv 25 – 14 AAUAlg

IPG 10 – 21 AAUM

AAUE 16 – 10 AAC

AAUM 17 – 10 P.Leiria

AAC 25 – 10 AAUAlg

IPSantarém 14 – 15 AAUE

AAUAv 21 – 11 IPG

Tiro deu as primeiras medalhas da época

 

 

Decorreu na sexta-feira o Campeonato Nacional Universitário de Tiro, onde foram atribuídas as primeiras medalhas de campeão nacional. Nuno Miranda, da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (AEISEL), e Tiago Carapinha, da Universidade Nova de Lisboa, sagraram-se campeões, na carabina e pistola.

 

Além do ouro conquistado pelo estudante-atleta da AEISEL, o pódio masculino na prova de carabina ficou completo com a subida de Pedro Oliveira, da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) ao segundo lugar, e de Amaro Teixeira, da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, ao terceiro.

 

Na pistola, prova mista, ao campeão Tiago Carapinha, juntaram-se Amaro Teixeira (AAUBI) com a prata, e Mónica Duarte, da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Ciências do Trabalho do Instituto Universitário de Lisboa (AEISCTE-IUL), com a medalha de bronze.

 

De referir que a competição decorreu no Jamor e contou com a organização local da Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa, da Federação Académica de Lisboa, da Federação Académica do Instituto Politécnico de Lisboa e da Universidade Nova de Lisboa.

 

 

Pódios do Campeonato Nacional Universitário de Tiro:

 

Carabina (masculino)

1º Nuno Miranda - AEISEL

2º Pedro Oliveira - AAUM

3º Amaro Teixeira - AAUBI


Pistola (misto)

1º Tiago Carapinha - NOVA

2º Amaro Teixeira - AAUBI

3º Mónica Duarte - AEISCTE-IUL

Liga Portugal volta a premiar projetos inovadores em parceria com a FADU

 

A Liga Portugal, em parceria com a Federação Académica do Desporto Universitário, EY e SABSEG, levam a cabo a 2ª edição do Centro de Estudos e do´Prémio Fundação do Futebol’ que visa incentivar e apoiar projetos inovadores na área do futebol.

 

Tendo como público-alvo estudantes e ex-estudantes do ensino superior, o projeto da Fundação do Futebol da Liga Portugal pretende incentivar o desenvolvimento de aptidões em áreas como a Ciência e Tecnologia ao serviço do futebol, premiando os três melhores trabalhos a concurso, avaliados por um júri que inclui um representante FADU.

 

Os projetos vencedores, cujo cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU será tido em conta, serão conhecidos a 27 de março e deverão ser apresentados a 2 de abril, nas jornadas anuais da entidade que gere as ligas profissionais em Portugal. Além do prémio monetário, os vencedores terão a oportunidade de estagiar na Liga Portugal, EY e SABSEG.

 

Toda a informação sobre o concurso pode ser consultada aqui.

 

Nova direção da FADU toma posse no Jamor

 

A Tribuna de Honra do Estádio Nacional, no Jamor, foi o cenário escolhido para a cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) para o mandato 2019/2021. O evento decorrerá na terça-feira, dia 8 de outubro, e terá início às 18 horas.

 

Presentes na cerimónia estarão, entre outros convidados, o presidente eleito, André Reis, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, o presidente cessante da FADU, Daniel Monteiro, bem como todos os elementos da direção recém-eleita.

 

Recorde-se que André Reis, estudante no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, foi eleito presidente a 12 de setembro. Antes disso foi presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro durante dois mandatos, presidente do conselho fiscal da FADU e foi ainda representante dos estudantes do ensino superior no conselho consultivo do Instituto Português do Desporto e Juventude.

 

Universidade de Aveiro recebeu a conferência anual da EUSA

 

 

A reitoria da Universidade de Aveiro foi palco da conferência anual da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), que este ano celebra 20 anos. Subordinada ao tema ‘20 anos da EUSA: conquistas e perspetivas futuras’, a conferência contou com intervenções, entre outros, do presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Daniel Monteiro, do presidente da EUSA, Adam Roczec, e do presidente da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), Oleg Matytsin.

 

O primeiro painel da manhã abordou a ‘boa governança no desporto – estabelecer normas e elevar padrões’, tendo como moderador o português, membro da EUSA, Bruno Barracosa. Seguiu-se a mesa redonda com a temática ‘dissipando os mitos – a liderança feminina no desporto’. Na parte da tarde, o painel composto por Adam Roczec, Daniel Monteiro, Oleg Matytsin e Alison Odell (membro honorário da EUSA), com a moderação de Leonz Eder (primeiro vice-presidente FISU) juntaram-se para falar das duas décadas de desafios no desporto universitário europeu e o percurso trilhado pela EUSA. A fechar, a apresentação do ‘Plano de Desenvolvimento Estratégico 2019-2024 da EUSA’, pelo tesoureiro da EUSA, Lorenz Ursprung.

 

Esta sexta-feira decorre a Assembleia Geral Extraordinária nas instalações da universidade aveirense e no final do dia decorre a gala anual da EUSA, no Teatro Aveirense, onde a FADU subirá a palco para ganhar o troféu de Federação Mais Ativa da Europa.

Atividades do DIDU no Porto adiadas devido ao mau tempo

 

 

As atividades agendadas para este sábado, no Porto, a propósito da data que assinala o Dia Internacional do Desporto Universitário (DIDU), foram adiadas devido às previsões de mau tempo anunciadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

 

Devido a esse motivo e tendo em conta que as atividades programadas seriam realizadas ao ar livre, na praia Internacional, a organização decidiu, seguindo as indicações das autoridades competentes, o adiamento do evento cuja nova data será anunciada em breve.

 

Recorde-se que a data oficial do DIDU, a 20 de setembro, foi declarada pela UNESCO em 2016, e desde então, sob a égide da Federação Académica do Desporto Universitário, várias foram as cidades portuguesas e as academias a acolher um dos eventos que assinala as celebrações no âmbito do desporto universitário.

 

 

 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?