Notícias

Estudantes-atletas do Porto conquistam títulos nacionais universitários no Ténis de Mesa

 

Os estudantes-atletas do Porto estiveram em destaque no Campeonato Nacional Universitário de Ténis de Mesa, que decorreu no dia 23 de maio, no Estádio Universitário de Lisboa, integrado nos Campeonatos Nacionais Universitários – Concentrados Individuais.

 

Em femininos, Alexandra Pisco, da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, conquistou a medalha de ouro, ao derrotar Raquel Andrade, da Universidade do Porto, no encontro decisivo. A medalha de bronze foi conquistada por Sara Rocha, da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

 

 

Em masculinos, a Universidade do Porto dominou o pódio, com Jorge Costa a conquistar a medalha de ouro, ao derrotar no encontro decisivo, João Neves. No encontro de apuramento da medalha de bronze, Gonçalo Amorim levou a melhor, levando assim a academia do Porto a conquistar os três primeiros lugares.

 

O Campeonato Nacional Universitário de Ténis de Mesa decorreu no Estádio Universitário de Lisboa, tendo contado com a visita do presidente da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, Pedro Miguel Moura.

 

 

Os Campeonatos Nacionais Universitários – Concentrados Individuais decorrem entre os dias 20 e 27 de maio, em Lisboa, com organização local da Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa (ADESL), da Federação Académica de Lisboa (FAL) e da Universidade Nova de Lisboa.

Judo abre competição nos Concentrados Individuais em Lisboa

 

O judo foi a modalidade que abriu os Campeonatos Nacionais Universitários – Concentrados Individuais, que decorrem até 27 de maio, em Lisboa. Para além do judo, os títulos de Ténis, Ténis de Mesa, Badminton, Tiro, Atletismo Ar Livre e Tiro com Arco Ar Livre também vão estar “em jogo” ao longo dos dias. A Associação Académica de Coimbra conquistou o troféu coletivo na competição. 

 

Em <52kg femininos, Patrícia Matias, da Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana, conquistou o topo do pódio. Já em <57kg femininos, Sofia Cardoso, da Associação Académica de Coimbra, conquistou o título nacional universitário e Dina Raimundo, da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, conquistou a medalha de prata.

 

Em <63kg femininos, Joana Fernandes, da Associação de Estudantes da Escola Superior te Tecnologia da Saúda de Coimbra, conquistou o 1º lugar, com Ana Neves, da Associação de Estudantes do ISCTE, a conquistar o 2º lugar e Joana Carvalho, da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a conquistar o bronze.

 

Em <70kg femininos, Rita Gama, da Associação Académica de Coimbra, conquistou a medalha de ouro.

 

Na categoria de >70kg feminina, Mariana Milheiro, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, conquistou o ouro e Filipa Sousa, da Associação de Estudantes do ISCAC, conquistou a medalha de prata.

 

Nos <60kg, Rodrigo Lopes, da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa, conquistou o lugar mais alto do pódio, com Emanuel Martins, da Associação Académica da Universidade de Aveiro, a ficar em 2º lugar e Bernardo Oliveira, da Associação Académica de Coimbra, a conquistar o 3º lugar.

 

 

Na categoria de <66kg, Carlos Carvalho, da Universidade do Porto, conquistou o ouro, relegando Magnos Nhanco, da Associação de Estudantes do ISEG, para a medalha de prata e João Serrasqueiro, do Instituto Politécnico de Castelo Branco e André Bizarro, da Associação Académica da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, para as medalhas de bronze.

 

Em <73kgs, David Reis, da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina Veterinária, venceu a medalha de ouro, com Pedro Guarinho, da Associação Académica da Universidade Lusófona de Lisboa, a conquistar a prata. O bronze foi conquistado por Nuno Dias, da U. Porto e por Hugo Lóio, da AEIST.

 

Em <81kg, Antoine Massart, da Associação de Estudantes do ISEC, conquistou a medalha de ouro e João Soares, da Associação Académica de Coimbra, a medalha de prata. Os bronzes atribuídos foram para Pedro Horta, da Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e para Eduardo Silva, da Associação de Estudantes do ISEG.

 

Nos <90kg, Tomás Fernandes, da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa, garantiu o título nacional universitário, enquanto Carlos Figueiredo, da Associação de Estudantes do ISEP, conquistou o 2º lugar. Gil Reis, da Universidade do Porto e Francisco Ribeiro, da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, conquistaram o bronze.

 

Em >90kg, Pedro Silva, da AEIST, conquistou a medalha de ouro, com Miguel Rodrigues da Associação de Estudantes do ISCAL a conquistar a prata. A medalha de bronze foi ganha por Lucas Pereira, da Associação Académica da Universidade do Minho.

 

Com todos os resultados individuais, foi a Associação Académica de Coimbra a conquistar o troféu coletivo.

 

Os Campeonatos Nacionais Universitários – Concentrados Individuais decorrem entre os dias 20 e 27 de maio, em Lisboa, com organização local da Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa (ADESL), da Federação Académica de Lisboa (FAL) e da Universidade Nova de Lisboa.

 

FADU participa em encontro da Plataforma de Desporto Federado

 

A Federação Académica do Desporto Universitário participou, através do seu presidente, Daniel Monteiro, na reunião da Plataforma de Desporto Federado que decorreu na Sexta-feira, 18 de maio, na Faculdade de Motricidade Humana.

 

26 federações desportivas estiveram reunidas no sentido de encontrar “os principais pontos de convergência que unem as federações desportivas no diagnóstico da situação e na visão comum para o Desporto no nosso país”, indo elaborar um documento orientador, com a participação das 56 federações desportivas com utilidade pública desportiva.

 

A par deste documento orientador, ficou ainda definida a organização de um Congresso do Desporto Federado, a realizar na Cidade do Futebol, no Jamor, nos dias 15 ou 20 de setembro. Este Congresso do Desporto Federado será um dos momentos altos desta plataforma, que pretende colocar o desporto na agenda do país junto das entidades oficiais.

 

As federações presentes aprovaram por unanimidade as seis grandes linhas orientadoras do desporto português: afirmação do desporto no quadro social, económico, politico e cultural; representatividade e organização; autonomia das organizações desportivas; sistema desportivo; alto rendimento e recursos humanos.

 

O encontro, que decorreu na Faculdade de Motricidade Humana, contou com a presença do Presidente da instituição, José Alves Dinis.

 

A FADU faz parte do grupo de nove federações fundadoras desta Plataforma do Desporto Federado, tendo participado desde a sua génese na definição das linhas orientadoras e na preparação dos momentos de afirmação das federações desportivas envolvidas.

 

Para além da FADU, as federações fundadoras são a Federação de Ginástica de Portugal, a Federação de Triatlo de Portugal, a Federação Portuguesa de Atletismo, a Federação Portuguesa de Canoagem, a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Federação Portuguesa de Judo, a Federação Portuguesa de Natação e a Federação Portuguesa de Ténis de Mesa.

 

AAUM conquista Campeonato Nacional Universitário no Kickboxing

 

 

A Associação Académica da Universidade do Minho conquistou, por equipas, o Campeonato Nacional Universitário de Kickboxing, depois de se terem concluído as vertentes de Lowkick e Lightkick.

 

A vertente de Lowkick decorreu em Braga, no dia 13 de maio, com a academia do Minho a conquistar nove medalhas e a obter a pontuação mais alta, que ajudou a garantir a vitória no troféu coletivo.

 

A nível individual, em <55kg, Liliana Gonçalves Mendes, do Instituto Politécnico da Guarda, conquistou a medalha de ouro, com Rita Novas, da AAUM a conquistar a prata e Francisca Cardoso, do Instituto Politécnico de Santarém, a conquistar o bronze.

 

Em <65kg, também em femininos, Sofia Oliveira, da AAUM, garantiu o lugar mais alto do pódio, enquanto Laura Rosa, da Associação Académica da Universidade de Évora, conquistou a medalha de prata.

 

Em masculinos, em <63,5kg, Pedro Ferreira, da Academia da Força Aérea, conquistou o ouro, com João Barbosa, da Universidade do Porto, a ficar com o 2º lugar. Em <67kg, Jaime Ferreira, de Évora, ficou no lugar cimeiro da tabela, com Garik Hayrapetyan, da AAUM, a ficar no 2º lugar e Gonçalo Reis Dias, da U. Porto, a ficar com o 3º posto.

 

Em <71kg, Vitor Ribeiro e Rui Martins, ambos da Associação Académica da Universidade do Minho, conquistaram o 1º e 2º lugar, respetivamente, com Diogo Aparicio, da U.Porto, a intrometer-se na luta e a conquistar o 3º lugar.

 

Em <75kg, domínio da Associação Académica da Escola Naval Infante D. Henrique, com a medalha de ouro a ser garantida por Sérgio Almeida e a medalha de prata por Gonçalo Jesus. Em <81kg, Jorge Valério, da Força Aérea, conquistou o ouro, com Ricardo Guerra Leal, da AAUM, a garantir o 2º lugar e Adilson Rodrigues (Associação Académica da Universidade da Beira Interior) e Rui Vieira (AAUM) a ficarem com as medalhas de bronze.

 

Por fim, Tomás Silva, da Universidade do Porto, subiu ao lugar mais alto do pódio, enquanto Vadym Hapanchak, da AAUM, ficou-se pelo 2º posto e Gustavo Mateus, da academia de Évora, ficou com a medalha de bronze.

 

Assim, nas contas para o coletivo, a AAUM conseguiu segurar o 1º lugar, adicionando mais 20 pontos aos 43 conquistados no Lightkick, enquanto a Universidade do Porto manteve também o 2º lugar, ao somar mais quatro pontos. Apesar de não ter somado pontos nesta etapa, fruto da pontuação conquistada no lightkick, a Associação Académica da Universidade da Beira Interior conseguiu também segurar o 3º lugar.

 

O Campeonato Nacional de Kickboxing Lowkick decorreu no dia 13 de maio, em Braga, e contou com a organização local da Associação Académica da Universidade do Minho.   

AAUM conquistou Campeonato Nacional Universitário de Orientação

 

 

A Associação Académica da Universidade do Minho conquistou o troféu coletivo do Campeonato Nacional Universitário de Orientação, que decorreu em Idanha-a-Nova, no dia 13 de maio.

 

A academia minhota conquistou 246 pontos, vencendo assim o troféu de ouro, enquanto a Universidade do Porto ficou em 2º lugar, com 232 pontos. A equipa “da casa”, o Instituto Politécnico de Castelo Branco, conquistou o 3º posto com 154 pontos, seguida muito de perto pela Associação Académica da Universidade de Aveiro.

 

 

Por variantes, em feminino, o 1º lugar foi alcançado por Beatriz Sanguino, da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, deixando Inês Alves, da Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, com o 2º lugar e Patrícia Romão, da Universidade Nova de Lisboa, com o 3º posto.

 

Em masculinos, João Novo, da Associação Académica da Universidade do Minho, garantiu o lugar mais alto do pódio, com Hugo Velhinho, da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa, a ficar com o 2º lugar e Pedro Silva, da Universidade do Porto, a garantir a medalha de bronze.

 

 

O Campeonato Nacional Universitário de Orientação decorreu no dia 13 de maio, em Idanha-a-Nova, e contou com a organização local do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Equipas de Lisboa e do Porto dividem pódios no Nacional Universitário de Esgrima

 

As academias do Porto e de Lisboa foram as que colocaram mais estudantes-atletas nos pódios do Campeonato Nacional Universitário de Esgrima, que decorreu no dia 5 de maio, em Lisboa. A Universidade do Porto conquistou um total de oito medalhas.

 

No florete, Sofia Gouveia, da U. Porto, conquistou o lugar mais alto do pódio, ao deixar Mariana Noel Gouveia, também do Porto, no 2º lugar e Maria Saraiva, da Universidade Nova de Lisboa, no 3º posto.

 

Em masculinos, José Charréu, da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa, conquistou a medalha de ouro, relegando Rui Costa, para a medalha de prata e João Queirós e José Guimarães, para a medalha de bronze, sendo os três atletas da Universidade do Porto.

 

Na variante de espada, Sofia Gouveia repetiu a medalha de ouro, com Maria Saraiva, da NOVA, a conquistar a prata. O bronze foi também para a Universidade Nova de Lisboa, por intermédio de Maria Miguéis Teixeira e para a U. Porto, por Mariana Noel Gouveia.

 

Em masculinos, André Vaz, da NOVA, conquistou o lugar mais alto do pódio, com Francisco Rio de Carvalho, da Associação de Estudantes do ISEG, a conquistar a medalha de prata. O bronze foi garantido por José Bartissol, da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, e por José Guimarães, da Universidade do Porto.

 

Por fim, no sabre, José Pedro Godinho, da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa, garantiu o topo da tabela, com José Bartissol, AEIST, a ficar com a prata e com Francisco Araújo, da Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa, e Frederico Mendonça, da Associação de Estudantes da Escola Superior de Comunicação Social, a conquistarem o bronze.

 

O Campeonato Nacional Universitário de Esgrima decorreu no dia 5 de maio, no Estádio Universitário de Lisboa e contou com a organização local da Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa (ADESL) e da Associação Académica de Lisboa.

Portugal “afirmou” em Madrid e dinâmica do seu Desporto Universitário na Europa

 

A Federação Académica do Desporto Universitário marcou presença na Assembleia Geral e na Gala da Associação Europeia do Desporto Universitário, nos dias 12, 13 e 14 de abril, em Madrid, Espanha. A participação portuguesa no Desporto Universitário europeu voltou a estar em destaque, com a FADU a receber o galardão de Federação Mais Ativa da Europa e com a Associação Académica da Universidade do Minho/Universidade do Minho a receberem o galardão de Universidade Mais Ativa da Europa.

 

Daniel Monteiro, presidente da FADU, Nuno Reis, presidente da AAUM e Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho, subiram ao palco da Universidade Camilo José Cela, para receberem os galardões de federação e universidade mais ativas da europa, respetivamente.

 

A Associação Académica da Universidade do Minho/Universidade do Minho foi a instituição que conquistou maior número de pontos no que toca ao número de equipas e ao número de atletas em eventos europeus universitários, conquistando assim este galardão.

 

 

A par da conquista da Universidade do Minho, no top10 das instituições com mais participantes, cinco são portuguesas: AAUM/UM, U.Porto, AAC/UC, P.Porto e AAUAv/U.Aveiro.

 

Já a Federação Académica do Desporto Universitário conquistou pela quarta vez o galardão de Federação Mais Ativa da Europa, graças à organização de quatro campeonatos europeus universitários (Futebol, Judo, Karaté e Taekwondo), da gala e da conferência, mas também devido à participação em 17 modalidades, com mais de 470 estudantes-atletas em campeonatos europeus universitários.

 

Portugal foi assim o país mais ativo, ficando ainda em 2º lugar no que toca à participação em maior número de modalidades, bem como tendo conquistado o 5º lugar no ranking de federações com melhores resultados desportivos, num lote de 42.

 

FADU em destaque no Diálogo Estratégico FISU-EUSA

 

 

A Federação Académica do Desporto Universitário teve também um papel de destaque no Diálogo Estratégico entre a FISU e a EUSA, um evento paralelo que encerrou os três dias de trabalhos.

 

Daniel Monteiro, presidente da FADU, participou no painel “Sistemas Europeus do Desporto Universitário”, onde explicou o modelo misto de organização português, bem como o formato competitivo da atividade nacional da FADU.

 

A par disso, o presidente da FADU mostrou ainda a evolução do Desporto Universitário português, tendo em conta a aposta no mediatismo e na comunicação dos feitos dos estudantes-atletas e dos clubes, bem como da atividade do Desporto Universitário para o sistema desportivo nacional, numa intervenção que mereceu elogios dos presentes.

 

Neste diálogo estratégico entre a Federação Internacional do Desporto Universitário e a associação europeia, estiveram presentes o presidente da FISU, Oleg Matytsin e o presidente da EUSA, Adam Roczek, bem como reitor da Universidade Camilo José Cela, Miguel Angel Perez.

 

Neste evento paralelo foi ainda assinado um memorando de entendimento entre a FISU e a EUSA, por forma a fomentar uma maior cooperação entre as duas estruturas.

 

AG aprova entrada do Kosovo

 

 

Na Assembleia-Geral da EUSA, os eventos internacionais promovidos em Portugal foram alvo de elogios por parte do diretor desportivo da EUSA, Besim Aliti.

 

Também na Assembleia-Geral, onde marcaram presença o presidente da FISU, o presidente do Comité Olímpico Europeu e uma representante da Comissão Europeia, foi votada a integração do Kosovo na Associação Europeia do Desporto Universitário.

 

Ainda na AG foram anunciadas as cidades que vão receber os Jogos Europeus Universitários de 2022, que serão em Lodz, na Polónia e os Jogos Europeus Universitários de 2024, que serão em Miskolc e Debrecen, na Hungria.

 

O evento terminou com a apresentação da Estratégia da EUSA, do Plano de Atividades e do Orçamento, documentos esses que foram aprovados pelas federações presentes.

 

Seminário apresentou “andamento” dos Jogos Europeus Universitários

 

 

No primeiro dia de trabalhos decorreu o Seminário da Associação Europeia do Desporto Universitário, onde a FADU e o Comité Organizador dos Jogos Europeus Universitários apresentaram o relatório de preparação daquele que será o maior evento multidesportivo realizado em Portugal.

 

O presidente da FADU, Daniel Monteiro e o presidente do Comité Organizador, Mário Santos, apresentaram o relatório sobre o progresso da organização, a pouco mais de dois meses do evento.

 

Neste seminário ficaram-se ainda a conhecer as organização dos Jogos Europeus Universitários de 2020, em Belgrado, na Sérvia, bem como as candidaturas aos Jogos de 2022 e 2024, que foram atribuídas no dia seguinte na Assembleia-Geral.

 

A comitiva portuguesa nesta Assembleia-Geral e Gala da EUSA integrou o presidente da FADU, Daniel Monteiro, o vice-presidente da FADU, Francisco Duarte, o Secretário-Geral, Manuel Veloso, o reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, o presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, Nuno Reis, os representantes dos serviços de ação social da Universidade do Minho, Carlos Videira e Fernando Parente, o presidente da Federação Académica do Porto, João Pedro Videira, o membro-honorário da EUSA, Filipe Santos, e ainda o presidente da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, Pedro Miguel Moura, como representante da Federação Europeia de Ténis de Mesa e o diretor do CDUP, Bruno Almeida, como representante da Rede Europeia de Serviços Desportivos Universitários.

Artur Completo e Mariana Oliveira conquistam títulos universitários de ténis

 

O ténis foi a segunda modalidade a entrar em prova nos Campeonatos Nacionais Universitários – Concentrados Individuais. Mariana Oliveira, em femininos e Artur Completo, em masculinos, foram os vencedores do título nacional universitário.

 

Em femininos, Mariana Oliveira, da Universidade Nova de Lisboa, venceu na final, Laura Silva, também da Universidade Nova de Lisboa, pelos parciais de 6/2 e 6/1. No encontro de atribuição da medalha de bronze, Francisca Vieira, da Universidade do Porto, derrotou Madalena dos Santos, da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, por 6/2.

 

Em masculinos, Artur Completo conquistou a medalha de ouro ao vencer na final,  Samuel Cabanas, da Academia da Força Aérea, por 6/0 e 6/3.  No encontro de atribuição do 3º lugar, Manuel Almeida, da Universidade do Porto, venceu Pedro Estevão, da Universidade Nova de Lisboa, por 6/2.

 

 

O Campeonato Nacional Universitário de Ténis contou com meia centena de estudantes-atletas, tendo decorrido nos court’s do Estádio Universitário de Lisboa, com a competição masculina a disputar-se em piso rápido e a competição feminina em relva sintética.  

 

Os Campeonatos Nacionais Universitários – Concentrados Individuais decorrem entre os dias 20 e 27 de maio, em Lisboa, com organização local da Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa (ADESL), da Federação Académica de Lisboa (FAL) e da Universidade Nova de Lisboa.

Catarina Nunes e Jorge Monteiro renovam títulos nacionais universitários de squash

 

 

Catarina Nunes, em femininos e Jorge Monteiro, em masculinos, são os vencedores do Campeonato Nacional Universitário de Squash, que decorreu na Segunda-feira, 14 de maio, em Aveiro, renovando ambos o título conquistado na temporada anterior.

 

A estudante-atleta da Universidade do Porto conquistou o lugar mais alto do pódio ao vencer todos os encontros do seu grupo por 2-0, superiorizando-se assim a todas as adversárias. A medalha de prata foi conquistada por Alexandra Santos, da Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra e a medalha de bronze foi alcançada por Iara Gonçalves, da Associação Académica de Coimbra.

 

Em masculinos, só Jorge Monteiro se conseguiu superiorizar aos estudantes-atletas da Universidade do Porto. O atleta de Aveiro venceu na final Tiago Dias Leite, U. Porto, por 3-0, conquistando assim o ouro universitário pelo segundo ano consecutivo, à semelhança do torneio feminino.

 

No encontro de atribuição da medalha de bronze, Francisco Costa, da Universidade do Porto, venceu o seu colega de clube, Carlos Silva, por 3-2, conquistando assim o lugar no pódio.

 

O Campeonato Nacional Universitário de Squash decorreu no dia 14 de maio, em Aveiro e contou com a organização local da Associação Académica da Universidade de Aveiro.

Estudante-atleta de Aveiro conquista Campeonato Nacional Universitário de Bilhar

 

 

Carlos Correia, da Associação Académica da Universidade de Aveiro, sagrou-se campeão nacional universitário de bilhar, numa prova que decorreu nos dias 9 e 10 de maio, em Coimbra.

 

O estudante-atleta da AAUAv venceu na final, Nuno Marques, da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, por 6-4. Na meia-final, Carlos Correia tinha vencido Rui Fernandes, da Associação Académica da Universidade do Minho.

 

Rui Fernandes, da AAUM, acabou mesmo por conquistar a medalha de bronze, com Nuno Fernandes, da Associação Académica da Universidade da Beira Interior a ficar com o 4º lugar na prova.

 

O Campeonato Nacional Universitário de Bilhar decorreu nos dias 9 e 10 de maio, em Coimbra, e contou com a organização local do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, tendo a prova decorrido no Polivalente do ISEC.

 

U. Porto conquista cinco medalhas no Nacional Universitário de Xadrez

 

 

Os estudantes-atletas da Universidade do Porto conquistaram cinco das 12 medalhas atribuídas no Campeonato Nacional Universitário de Xadrez, que se disputou nos dias 2 e 3 de maio, em Lisboa.

 

Na variante de rápidas, Angelika Wadyka, da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, conquistou a medalha de ouro, relegando Mariana Silva, da Associação Académica da Universidade do Minho, para o 2º lugar e Rita Santos, da Universidade do Porto, para o 3º lugar.

 

Em masculinos, André Sousa, da Universidade do Porto, conquistou o lugar mais alto do pódio, enquanto Hugo Ferreira, do Instituto Politécnico de Tomar ficou com a medalha de prata. O bronze foi alcançado por Bruno Ribeiro, da Universidade do Porto.

 

Na variante de semirrápidas, em femininos, Mariana Silva e Angelika Wadyka inverteram os lugares do dia anterior, com a estudante-atleta do Minho a conquistar o 1º lugar, relegando assim Angelika para o 2º posto. O 3º lugar foi conquistado novamente por Rita Santos, da U. Porto.

 

Em masculinos verificou-se também uma repetição dos dois primeiros lugares, com André Sousa a conquistar mais uma medalha de ouro e Hugo Ferreira outra medalha de prata. Tiago Fernandes, da Associação Académica da Universidade de Aveiro, intrometeu-se na luta, ao conquistar a medalha de bronze.

 

O Campeonato Nacional Universitário de Xadrez, em rápidas e semirrápidas, decorreu nos dias 2 e 3 de maio, no Museu Nacional do Desporto, em Lisboa, e contou com a organização local da Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa (ADESL) e da Associação Académica da Lisboa.

Universidade do Porto conquista Nacional Universitário de Remo

 

 

A Universidade do Porto conquistou, a nível coletivo, o Campeonato Nacional Universitário de Remo, que se disputou a 25 de abril, em Valbom, no Clube Naval Infante D. Henrique. A academia portuense só não conquistou uma das variantes em jogo.

 

Em W1x, Joana Branco, da U.Porto, conquistou a medalha de ouro, com Joana Leão, da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, a conquistar a prata. O bronze ficou novamente “em casa”, através de Eveline Louise Wouters.

 

Em M1x foi Pedro Menezes (U.Porto) a conquistar o 1º lugar, com Ricardo Russo, da Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, a ficar em 2º lugar. O bronze foi alcançado por Diogo Almeida, do Politécnico do Porto.

 

Em W2x, a Universidade do Porto foi a equipa mais rápida, relegando a Associação Académica da Universidade da Beira Interior para o 2º lugar e a Associação Académica da Universidade de Aveiro para o 3º posto.

 

Em masculinos, a academia minhota conquistou o lugar mais alto do pódio, com o Politécnico do Porto a conquistar a prata e a Universidade do Porto a ficar-se pela medalha de bronze.

 

Por fim, em M4, a Universidade do Porto conquistou os dois primeiros lugares, com o Politécnico do Porto a intrometer-se na “luta” ao conquistar a medalha de bronze.

 

Assim, no troféu coletivo, a Universidade do Porto somou 28 pontos, conquistando de forma destacada o 1º lugar. O Politécnico do Porto conquistou o troféu de prata, com 11 pontos, enquanto a Associação Académica de Coimbra ficou com o troféu de bronze, ao somar cinco pontos.

 

O Campeonato Nacional Universitário de Remo decorreu no dia 25 de abril, em Valbom, no Porto e contou com a organização local da Universidade do Porto.

 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?