Notícias

Covilhã e Fundão acolhem fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários 2020

 

As fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) vão regressar à beira interior no próximo ano. A escolha recaiu sobre as cidades da Covilhã e do Fundão como palcos da próxima edição dos CNU, numa organização conjunta entre Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), a Universidade da Beira Interior (UBI), e as câmaras municipais da Covilhã e do Fundão.

 

A proposta da AAUBI engloba um total de sete modalidades coletivas: Andebol, Basquetebol, Futsal, Rugby 7, Voleibol, Hóquei em patins e Futebol 11, com a inclusão das provas de Atletismo de Estrada. A competição terá jogos nos pavilhões 1 e 2 da UBI, no pavilhão Clube Desportivo da Covilhã, no Complexo Desportivo da Estação, no Complexo Desportivo da Covilhã, no Pavilhão Unidos Futebol Clube do Tortosendo, no Pavilhão Municipal do Fundão, no Pavilhão Associação Desportiva do Fundão e ainda no Pavilhão Gimnodesportivo de Valverde. 

 

Na próxima época a cereja no topo do bolo será no Fundão e Covilhã, que voltam a organizar a competição, depois da edição de 2013.

 

Poderá consultar o comunicado de atribuição de provas 2019/2020 aqui.

 

 

Lisboa apresentou candidatura às fases finais dos CNU 2020

 

Decorreu esta terça-feira a sessão de apresentação da candidatura às fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) Lisboa 2020, no Museu Nacional do Desporto. A candidatura foi apresentada pela Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa (ADESL), em colaboração com a Federação Académica de Lisboa (FAL), a Federação Académica do Instituto Politécnico de Lisboa (FAIPL) e a Universidade Nova de Lisboa (NOVA).

 

Na apresentação marcou presença o presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Daniel Monteiro, que destacou a ‘importância da colaboração da ADESL na organização de provas ao longo de toda a época desportiva’ e reforçou o caráter ‘especial’ de que se reveste um evento desta natureza. ‘As fases finais dos CNU são especiais, reúnem cerca de 2 mil atletas vindos de vários pontos do País, onde as melhores equipas discutem o título de campeãs nacionais e onde são apuradas as equipas para representar Portugal nas competições internacionais’, referiu, agradecendo o empenho de todas as entidades envolvidas na apresentação da candidatura.

 

No Museu Nacional do Desporto discursaram ainda o diretor de departamento da atividade física e do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa, João Pedro Monteiro, que frisou a disponibilidade da autarquia em colaborar na realização dos CNU 2020, caso o evento se realize em Lisboa, e o presidente da ADESL, Gonçalo Rosmaninho, porta-voz da vontade de voltar a ter a competição nos palcos da capital.

 

A fechar a sessão foi apresentado um vídeo com alguns dos argumentos usados na candidatura lisboeta às fases finais dos CNU do ano que vem.

 

 

 

U.Porto remou ao primeiro lugar do pódio coletivo do CNU

 

A Universidade do Porto ganhou o troféu coletivo do Campeonato Nacional Universitário de Remo, que decorreu este sábado, em Montemor-o-Velho. A Associação Académica de Coimbra (AAC) ficou em segundo lugar e a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) arrecadou o terceiro lugar no coletivo.

 

A prova foi organizada pela Federação Académica do Desporto Universitário, em colaboração com a Federação Portuguesa de Remo, e contou com a participação de 13 clubes FADU, com um total de cerca de 40 estudantes-atletas.

 

Confira todos os pódios:

 

Seniores masculino 4 x (2000 metros)

1.º Lugar: Christopher Gadzinski, Gonçalo Delgado, João Gomes e Pedro Mateus (AAC)

2.º Lugar: José Serodio Canha, Leonardo Rodrigues, Ricardo Castro e Simão Lourenço (U.Porto)

3.º Lugar: Afonso Lavrador, Daniel Moreira, Francisco Silveira e Gonçalo Arieiro (AAUAv)

 

Seniores feminino 2x (2000 metros)

1.º Lugar: Carla Sousa e Mafalda Ferreira (U.Porto)

2.º Lugar: Ana Ferreira e Rita Ferreira (AAUBI)

3.º Lugar: Maria Piedade e Sara Silva (AAC)

 

Seniores masculinos 2x (2000 metros)

1.º Lugar: Gonçalo Delgado e João Vaz (AAC)

2.º Lugar: Afonso Lavrador e Francisco Silveira (AAUAv)

3.º Lugar: João Gomes e Pedro Mateus (AAC)

 

Seniores masculinos 1x (2000 metros)

1.º Lugar: Tiago Susano (AEISEC)

2.º Lugar: Ricardo Russo (AEFA)

3.º Lugar: José Canha (U.Porto)

 

Seniores femininos 1x (2000 metros)

1.º Lugar: Mafalda Ferreira (U.Porto)

2.º Lugar: Maria Leão (AEIST)

3.º Lugar: Maria Rodrigues (AEESEnfP)

 

Pódio Coletivo

1.º Lugar: U.Porto

2.º Lugar: AAC

3.º Lugar: AAUAv

Jogos da fase de grupos dos CNU sorteados esta terça-feira

 

Já são conhecidos os confrontos da fase de grupos das fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários 2019. No Laboratório da Paisagem, em Guimarães, Daniel Vieira da Silva foi anfitrião do sorteio onde ficaram decididas as primeiras partidas da competição.

 

Presentes estiveram alguns dos embaixadores das modalidades a competição nos próximos CNU, entre eles, Tiago Almendra (Futebol 11), Eduardo Coelho e Elsa Lima (Basquetebol), Isabel Cardoso (Andebol), Filomena Costa (Atletismo de Estrada) e José Soares (Hóquei em Patins). Durante as suas intervenções recordaram alguns dos momentos que vivenciaram enquanto estudantes atletas e deixaram o conselho da praxe: ‘aproveitam os tempos de estudante!’.

 

Antes de se iniciar o sorteio, o presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), Nuno Reis, deu conta dos preparativos para a competição e afirmou ser ‘uma honra’ para a AAUM organizar a competição, desta feita em Guimarães.

 

Depois de sorteadas as equipas foi a vez do presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Daniel Monteiro, revelar desejos para a competição que arranca a 28 de abril com o Campeonato Nacional Universitário de Atletismo de Estrada – Corrida Guimarães, cidade universitária. ´É sempre um gosto regressar a Guimarães e tenho a certeza que a academia minhota, a Universidade do Minho e a Câmara Municipal de Guimarães vão dar uma excelente resposta’, disse, agradecendo aos embaixadores o exemplo que deixam a quem está em competição.

 

Todos os grupos sorteados

 

Andebol feminino:

 Grupo A

U.Porto

AAUM

IPLeiria

 

Grupo B

AAUAv

AEISCAP

IPG

 

Andebol masculino:

Grupo A

AEFADEUP

AAULHT

IPSantarém

IPLeiria

 

Grupo B

AAUAv

AEFEP

AEFCT

aeISEP

 

Grupo C

AAUM

AAUE

AEFEUP

AEIST

 

 

Basquetebol feminino:

Grupo A

AAUM

AEFADEUP

AAC

NOVA

 

Grupo B

AAUAv

FAIPL

AEESSA

AEFEUP

 

Grupo C

AEFMH

AAUE

AEFMUP

AAUBI

 

 

Basquetebol masculino:

Grupo A

AEFEUP

AAC

NOVA

AAUE

 

Grupo B

AAUM

AEFCT

IPCBranco

aeISEP

 

Grupo C

AAUAV

AEISMAI

AEFADEUP

AEIST

 

 

Futebol 11:

Grupo A

AAUE

AEIST

AEISCAP

AEFADEUP

 

Grupo B

AEFEUP

IPCBranco

AEISCTE – IUL

AAUAlg

 

Grupo C

AAUM

AECPBS

AAC

AEFEUNL

 

Futsal feminino:

Grupo A

AAUE

AEFMUP

AAULHT

AEFCUP

 

Grupo B

AAUM

AAUAv

AEFEUP

AEIST

 

Grupo C

AEFADEUP

AEISCTE - IUL

AAUTAD

AAC

 

 

Futsal masculino:

Grupo A

IPLeiria

AEISCSP

AEISCAP

AEFEUP

 

Grupo B

AAUM

AEFEP

AAUBI

AEUE

 

Grupo C

AEFADEUP

AAC

AEFCL

IPBeja

 

Hóquei em Patins masculino:

Grupo A

P.Porto

NOVA

IPLeiria

 

Grupo B

AAUAv

AEIST

FAIPL

 

Grupo C

AAC

AAUM

AAUE

 

 

 

Rugby feminino:

Grupo único

AAC

AAUE

 

Rugby masculino:

Grupo único

AAC

AEISCTE – IUL

AAUE

AEFEUP

AAUM

AAULL

 

 

Voleibol feminino:

Grupo play-off (único)

AEIPAM

AAUA

AEFEUNL

 

Grupo A

AAUAv

aeESS

2.º PO

 

Grupo B

AEIST

AAUE

1.º PO

 

Grupo C

AEFEP

UCP – Lisboa

AAUTAD

 

Grupo D

AAUM

AEFEUP

AEFML

 

 

Voleibol masculino:

Grupo play-off (único)

AEISCAP

AEISCTE – IUL

AAUA

 

Grupo A

AEIST

AEISMAI

AAUALg

 

Grupo B

AAC

AEFEP

2.ºPO

 

Grupo C

AEFEUP

AAUE

NOVA

 

Grupo D

AAUM

AEFMH

1.º PO

 

 

 

AEFADEUP e AEFEUP dominaram o ouro nos CAP

 

 

Já são conhecidas as equipas que no Porto se apuraram para as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) na sua versão 2019. A Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP) destacou-se nos pódios dos Campeonatos Académicos do Porto (CAP), tal como a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP), acumulando o ouro em mais modalidades.

 

No Andebol feminino sagrou-se campeã a Universidade do Porto (U.Porto), ocupando o segundo lugar a Associação de Estudantes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (AEISCAP), ambas equipas apuradas para as fases finais de Guimarães. No Andebol masculino, uma vénia e uma passagem para a equipa campeã, a AEFADEUP, e mais três passagens para os CNU 2019: Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto (prata), AEFEUP (bronze) e Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (aelSEP), quarta classificada.

 

No Basquetebol feminino a AEFADEUP sagrou-se campeã, a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP) foi vice-campeã e a AEFEUP foi terceira classificada. As três equipas rumam à cidade-berço para competir com as restantes equipas apuradas das zonas NCS e Lisboa. No masculino, são quatro as equipas a seguir para as fases finais: AEFEUP, classificada em primeiro lugar, Associação de Estudantes do Instituto Superior da Maia (AEISMAI), classificada em segundo, a AEFADEUP, terceira, e a equipa da aelSEP, que alcançou a quarta posição.

 

No Futebol 11 recebeu o ouro a equipa da AEFEUP, que segue para as fases finais na companhia da Associação de Estudantes da Católica Porto Business School (AECPBS), da AEISCAP e da AEFADEUP.

 

No futsal seguem oito equipas. As campeãs AEFADEUP, quer no feminino quer no masculino, seguem para a discussão de campeãs nacionais. Juntam-se, no feminino, as equipas da AEFMUP, da AEFEUP e da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (AEFCUP). No masculino, seguem também AEFEP, AEISCAP e AEFEUP.

 

AEFEP foi campeã no Voleibol feminino, seguida pela AEFEUP, pela Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde (aeESS) e pelo Instituto Português de Administração de Marketing (AEIPAM), esta última a ter que discutir o play-off de acesso às fases finais dos CNU. Na vertente masculina, passam a AEFEUP, campeã nos CAP, a AEISMAI, a AEFEP e a AEISCAP vai ao play-off de qualificação das fases decisivas.

 

 

 

 

 

CNU 2019 com embaixadores de peso em todas as modalidades

 

Guimarães prepara-se para ser palco das fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários 2019, onde serão apurados os melhores dos melhores e os campeões nacionais de Atletismo de Estrada, Futsal, Voleibol, Basquetebol, Rugby 7, Futebol, Andebol e Hóquei em Patins. A fase de grupos será sorteada esta terça-feira e conta com alguns dos embaixadores de cada modalidade, que apadrinham a competição nesta edição.

 

São vários os nomes de referência que farão acompanhamento do percurso dos estudantes-atletas nas diversas modalidades. No Futsal Cátia Morgado e Nilson apadrinham os CNU 2019. Cátia Morgado faz parte da equipa do Sporting Clube de Portugal e conta com 57 internacionalizações ao serviço da Seleção Nacional de Futsal. Em fevereiro deste ano fez parte da equipa que se sagrou vice-campeã europeia de Futsal feminino. Mestre em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho (UMinho), Cátia sagrou-se campeã nacional universitária e vice campeã europeia universitária em 2013 com as cores da AAUMinho. Nilson é licenciado em Gestão de Recursos Humanos. Representa a equipa do SC Braga/AAUM desde janeiro de 2014, atividade que atualmente concilia com as funções na divisão de Recursos Humanos dos Serviços de Ação Social da UMinho. Foi campeão nacional universitário em 2015, 2016 e 2018 e participou em três Campeonatos Europeus Universitários em Poznan, Zagreb e Coimbra. É um dos 14 atletas que em fevereiro de 2018 se sagraram campeões europeus de Futsal.

 

No Rugby 7 as referências são Jeremias Soares e Telma. Jeremias Soares é licenciado em Gestão de Desporto pelo ISMAI. Durante 10 anos foi o treinador da equipa de Rugby da AAUMinho, tendo chegado a representa-la enquanto estudante da UMinho. Foi vice-campeão nacional sénior da 1ª Divisão pelo Clube de Rugby de Arcos de Valdevez em 2005. Telma Fernandes é licenciada em Direito pela UMinho, tendo feito ainda o Mestrado em Direito Judiciário. Atualmente é comissária da Polícia de Segurança Pública, tendo feito parte da organização do Campeonato do Mundo de Futebol de 2010. No plano desportivo, foi internacional A por diversas vezes. Pela AAUMinho, foi vice-campeã nacional universitária em 2014.

 

Elsa Lima e Eduardo Coelho são as figuras de destaque no Basquetebol e que são exemplo para as próximas fases finais dos CNU. Eduardo Coelho é licenciado em Engenharia Civil pela UMinho e atualmente representa o Clube Desportivo da Póvoa, na sua cidade natal. Eduardo foi internacional A por diversas vezes, sagrou-se campeão nacional universitário por duas vezes e foi o atleta do ano da UMinho em 2012. Elsa é licenciada em Química pela UMinho, com Mestrado na mesma área. Marcou presença por diversas vezes na Seleção Nacional (juniores), tendo vencido o Campeonato Nacional da 1ª Divisão ao serviço do Vitória Sport Clube e do Lousada Académico Clube. Pela AAUMinho, foi vice-campeã nacional universitária por duas vezes e medalha de bronze por três vezes.

 

Filomena Costa será madrinha no Atletismo de Estrada, prova que abre os CNU com o Campeonato Nacional Universitário de Atletismo Estrada – Corrida Guimarães, Cidade Universitária. Filomena é licenciada em Enfermagem pela UMinho. Tem representado Portugal em diversos campeonatos da europa e do mundo, tendo vencido a maratona de Sevilha em 2012. Pela AAUMinho, marcou presença em dois Campeonatos Mundiais Universitários de Corta-Mato e em duas universíadas, tendo ainda conquistado o ouro em Campeonatos Nacionais Universitários de Pista ao Ar Livre e de Corta-Mato.

 

José Soares será embaixador do Hóquei em Patins. Licenciado em Engenharia Biomédica pela UMinho, tem doutoramento em Ciências da Saúde - Neuroimagem. Foi vice-campeão da europa de juniores e internacional A por diversas. Soares sagrou-se campeão nacional universitário por duas vezes ao serviço da AAUMinho e conquistou o Troféu Reitor em Futsal.

 

Humberto Gomes e Isabel Cardoso são embaixadores no Andebol, registando também eles percursos assinaláveis. Humberto Gomes é licenciado em Engenharia Civil pela UMinho e é o atual capitão do ABC/UMinho. Presença regular nas convocatórias da Seleção A, foi eleito atleta do ano da UMinho em 2014 e sagrou-se por diversas vezes campeão nacional e europeu universitário em representação da AAUMinho. Para além do ABC/UMinho, Humberto já envergou os emblemas de Belenenses e de Sporting, foi campeão nacional, venceu a Taça de Portugal, a Supertaça e a Taça Challenge. Por seu lado, Isabel Cardoso é formada em Engenharia Informática pela UMinho. Atualmente representa o Juventude do Mar e foi campeã nacional universitária de Andebol em 2001 e de Futsal em 2005. É a única atleta na história da AAUMinho a conquistar dois títulos coletivos por diferentes modalidades.

 

Tiago Almendra, embaixador do Futebol 11, é formado em Medicina pela UMinho e chegou a jogar na equipa principal do SC Braga. Representou a Seleção Nacional nos diversos escalões de formação. Pela AAUMinho, foi tetra campeão universitário e medalha de bronze no Campeonato Europeu Universitário de 2015, tendo recebido o Prémio Jogos Santa Casa Carreira Dual - Desporto Universitário no mesmo ano.

 

 

O Voleibol será apadrinhado por Mariana Falcão e Fernando Ribeiro. Mariana é formada em Medicina pela UMinho, jogou durante 10 temporadas no SC Braga e atualmente representa a Associação Académica de São Mamede. Internacional A por diversas vezes, Mariana foi por quatro vezes campeã nacional universitária pela AAUMinho e participou em vários Campeonatos Europeus Universitários. Fernando Ribeiro é licenciado em Enfermagem pela UMinho. Produto da formação do Vitória Sport Clube, representou as cores da Seleção Nacional de Voleibol em todos os escalões de formação até chegar aos A’s. Campeão nacional pelo Vitória Sport Clube, foi capitão da equipa de Voleibol da AAUMinho, tendo alcançado por duas vezes o 4º lugar nos Campeonatos Nacionais Universitários.

 

São estes os nomes de peso que servirão de inspiração aos atletas-estudantes em competição de 28 de abril a 10 de maio, em Guimarães, de onde sairão os próximos campeões nacionais.

FADU e CEU de Futebol 2017 tidos como exemplos em seminário da EUSA

 

 

A fim de fomentar uma nova estratégia do trabalho de proximidade entre a Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), a Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA) e as estruturas profissionais das federações nacionais de desporto universitário, teve lugar o primeiro seminário continental, na Eslovénia, onde participaram 25 federações europeias.

 

Entre os dias 11 e 14 de abril, na cidade eslovena de Kranjska Gora, foram feitas apresentações por parte das várias federações nacionais, tidas como exemplos nas mais diversas áreas. A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), além do presidente, Daniel Monteiro, esteve representada por Marco Oliveira, do Departamento Internacional e pelo secretário geral, Manuel Veloso, este último com apresentação no workshop sobre Media, uma vez que a FADU é referência no trabalho desenvolvido na área da comunicação. A representar Portugal, na área da organização de eventos, esteve também o secretário geral do Campeonato Europeu Universitário de Futebol em 2017, Nuno Loureiro, que falou da organização do campeonato, considerado de excelência pela EUSA.

 

Durante as sessões foram dados a conhecer os projetos atuais e futuros quer a nível mundial, quer continental e nacional, para o desenvolvimento e criação de oportunidades no desporto universitário, em áreas como a responsabilidade social, voluntariado, organização de eventos e comunicação. Foram ainda criados grupos de trabalho para discutir e apresentar ideias nas mais diversas áreas. Ocasião também para a FADU promover junto das suas congéneres europeias, os dois campeonatos europeus universitários que terão lugar em Portugal este ano, Basquetebol 3*3 no Porto e Futsal em Braga.

 

A oportunidade de receber as várias federações do desporto universitário europeu foi tida como o momento certo para inaugurar oficialmente os novos escritórios da sede da EUSA, na capital Ljubljana.

NOVA sagrou-se campeã nacional de Surf

 

 

 

A Universidade Nova de Lisboa ganhou o troféu coletivo no Campeonato Nacional Universitário de Surf, ao somar 98 pontos. Na Costa de Caparica, mais duas equipas completaram os lugares de pódio: Universidade do Porto (U.Porto), com 73 pontos, e Associação de Alunos da Escola Náutica Infante D. Henrique (AAENIDH), com 62 pontos.

 

A NOVA sucede assim à Associação Académica da Universidade do Algarve, que em 2017/2018 venceu o coletivo em Faro, ficando à frente da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz e do Instituto Politécnico de Leiria, respetivamente, segundo e terceiros classificados.

 

As provas de Surf onde foram apurados os campeões nacionais da modalidade, decorreram este domingo e contaram com o apoio da Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa (ADESL), na organização local do evento.

 

Os três pódios do CNU Surf:

 

Prova feminina:

1.º Lugar: Inês Bispo (AAULHT)

2.º Lugar: Mariana Brandão (NOVA)

3.º Lugar: Catarina Beirão (U.Porto)

 

Prova masculina:

1.º Lugar: João Facio Kopke (NOVA)

2.º Lugar: Tiago Santos (AEISCSEM)

3.º Lugar: José Pedro Carvalho (AEESSA)

 

Troféu coletivo:

1.º Lugar: NOVA

2.º Lugar: U. Porto

3.º Lugar: AAENIDH

Fases finais dos CNU arrancam em passo de corrida

 

O ‘Campeonato Nacional Universitário de Atletismo de Estrada Corrida Guimarães, Cidade Universitária’ é o ponto de partida para a festa do desporto universitário em Guimarães, onde este ano se realizam as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU). No local de início da corrida decorrerá também, de forma simbólica, a cerimónia de abertura dos CNU.  

 

A corrida está integrada no âmbito do Campeonato Nacional Universitário de Atletismo de Estrada, onde serão conhecidos os próximos campeões universitários, sendo simultaneamente aberta a toda a comunidade como forma de promover a atividade física junto da população local, sejam atletas juniores, seniores ou veteranos.

 

A prova terá um percurso de 10 km, tendo como ponto de partida o Campus de Azurém da Universidade do Minho, às 16 horas, e ponto de chegada a Praça da Mumadona. A participação dos atletas não universitários tem um custo de 3 euros, com oferta de kit (inclui dorsal, t-shirt e garrafa reutilizável) e a inscrição deverá ser feita aqui, até dia 25 de abril.

 

A organização da corrida está a cargo da Federação Académica do Desporto Universitário, da Associação Académica da Universidade do Minho, da Universidade do Minho, e da Câmara Municipal de Guimarães, e terá o apoio técnico da Associação de Atletismo de Braga.

 

AAC levou troféu coletivo de Judo para Coimbra

 

Decorreu este domingo o Campeonato Nacional Universitário de Judo, em Castelo Branco, onde participaram mais de 70 jovens atletas e de onde a Associação Académica de Coimbra (AAC) saiu com o troféu coletivo. O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCBranco) ficou com a prata e a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) arrecadou o bronze.

 

 No feminino sagraram-se campeãs: Catarina Costa (AAC), Mariana Esteves, Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana (AEFMH), Maria Damas, Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), Joana Carvalho, Universidade de Porto (U.Porto) e Maria Milheiro (IPCBranco). Nas provas masculinas levaram o ouro: Francisco Mendes (AAC), João Abreu (AEIST), Gonçalo Lopes, Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (AEESEL), Diogo Fernandes, Universidade Nova de Lisboa (NOVA), Guilherme Salvador, Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (AEISEL) e José Duarte (IPCBranco).

 

Na competição, com 11 provas distintas, estiveram representadas 26 instituições do Ensino Superior. 

 

Confira todos os pódios:

 

Provas femininas:

 

Categoria -48 kg

1.º Lugar: Catarina Costa (AAC)

2.º Lugar: Mariana Almeida (AAUM)

 

Categoria -57 kg

1.º Lugar: Mariana Esteves (AEFMH)

2.º Lugar: Ana Campos (AEIST)

 

Categoria -63 kg

1.º Lugar: Maria Damas (AAUAv)

 

Categoria -70 kg

1.º Lugar: Joana Carvalho (U.Porto)

2.º Lugar: Rita Gama (AAC)

 

Categoria +70 kg

1.º Lugar: Maria Milheiro (IPCBranco)

2.º Lugar: Filipa Sousa (AEISCAC)

3.º Lugar: Inês Moreira (AAC)

 

Provas masculinas:

 

Categoria -60 kg

1.º Lugar: Francisco Mendes (AAC)

2.º Lugar: Emanuel Martins (AAUAv)

3.º Lugar: Vasco Barreiros (FAIPL)

3.º Lugar: Bernardo Oliveira (AAC)

 

Categoria -66kg

1.º Lugar: João Abreu (AEIST)

2.º Lugar: João Lopes (AEFMH)

3.º Lugar: Lucas Maia (AAC)

3.º Lugar: Gaston Descamps (AAC)

 

Categoria -73kg

1.º Lugar: Gonçalo Lopes (AEESEL)

2.º Lugar: Bruno Rego (aeESS)

3.º Lugar: Francisco Maleitas (AEESSA)

3.º Lugar: Rodrigo Ponte (AEIST)

 

Categoria -81kg

1.º Lugar: Diogo Fernandes (NOVA)

2.º Lugar: Francisco Sousa (AEAEFPIE)

3.º Lugar: Miguel Dias (aeISEP)

3.º Lugar: Pedro Horta (AEFA)

 

Categoria -90kg

1.º Lugar: Guilherme Salvador (AEISEL)

2.º Lugar: Carlos Figueiredo (aeISEP)

3.º Lugar: Henrique Gancho (IPSantarém)

 

Categoria +90kg

1.º Lugar: José Duarte (IPCBranco)

2.º Lugar: Tiago Amaral (AAUAv)

 

Sorteio das fases finais dos CNU marcado para dia 9 de abril

 

Começou a contagem decrescente para as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) 2019, que arrancam no dia 28 de abril com o ‘Campeonato Nacional Universitário de Atletismo de Estrada – Corrida Guimarães, Cidade universitária’. A dar o ‘tiro’ de partida para a festa do desporto universitário está o sorteio da competição, marcado para dia 9 de abril, pelas 15 horas, no Laboratório da Paisagem, em Guimarães.

 

Recorde-se que nas fases finais dos CNU estão equipas e participantes das três zonas de apuramento (Porto, Norte/Centro/Sul e Lisboa) que disputam na cidade-berço os títulos de campeãs nacionais universitárias nas respetivas modalidades. A competição estarão oito modalidades: andebol, futebol, futsal, voleibol, basquetebol, rugby, hóquei em patins e atletismo de estrada.

 

A cerimónia, onde serão sorteados os jogos da fase de grupos, contará com a presença do presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Daniel Monteiro, do presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, Nuno Reis, e os embaixadores de cada modalidade, nomes emblemáticos no seio do desporto universitário e que fizeram percurso académico na academia minhota.

 

A partir de dia 28 de abril e até dia 10 de maio, todos os caminhos vão dar à cidade de Guimarães, juntando-se à parte competitiva uma série de eventos paralelos, com destaque para os que giram à volta do Plano de Sustentabilidade, mote desta edição.

 

Universíada Nápoles: Sorteadas fases de grupos de Basquetebol e Voleibol

 

 

 

Já foram sorteados os grupos das modalidades coletivas em que Portugal estará a competição em Nápoles, na Universíada de Verão 2019. No Basquetebol feminino, Portugal terá pela frente as equipas da Roménia, da Rússia e da Argentina, equipas do grupo B. No Voleibol masculino, igualmente no grupo B, Portugal defrontará China, Estados Unidos, Rússia e Coreia do Sul na fase de grupos da competição.

 

Quanto aos restantes grupos do Basquetebol feminino, no grupo A estão Ucrânia, República Checa, Hungria e Japão. Estados Unidos, Taipé Chinesa, Eslováquia e México integram o grupo C e do grupo D fazem parte a China, a Finlândia, a Austrália e o Canadá.

 

Recorde-se que na Universíada Taipé 2017, a Austrália ganhou o ouro, o Japão a prata e Taipé Chinesa ocupou o último lugar do pódio. Portugal ficou na nona posição.

 

No Voleibol masculino, os grupos, formados por cinco equipas, distribuem-se da seguinte forma: grupo A (Hong Kong, China, Chile, Taipé Chinesa, Ucrânia, e República Checa), grupo C (Canadá, Brasil, França, Irão e Polónia) e grupo D (Japão, México, Suíça, Itália e Argentina).

 

Em Taipê, há dois anos, o Irão sagrou-se campeão no Voleibol masculino, relegando a Rússia ao segundo lugar. O Japão completou o pódio e a equipa portuguesa ficou em oitavo lugar.

 

A Universíada arranca dia 3 de julho e, além da agenda competitiva, dará a conhecer à comunidade universitária as regiões italianada de Nápoles e Campânia até dia 14 de julho.

 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?