Notícias

NOVA escalou até ao ouro três vezes no Jamor

 

A Universidade Nova de Lisboa (NOVA) conquistou três medalhas de ouro, e garantiu lugar em todos os pódios no Campeonato Nacional de escalada dificuldade e velocidade que decorreu no último sábado, no Jamor. Uma das medalhas foi conquista no pódio coletivo, onde a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) foi prata e a Universidade do Porto foi bronze. 


Na dificuldade masculina, João Castro tornou-se campeão universitário pela Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (AEISEL), acompanhado por Manuel Brandão da NOVA, que ficou em segundo lugar, e por Nuno Lima da AAUM, que alcançou o terceiro lugar.


Em dificuldade feminina, o pódio ficou composto pelas atletas da NOVA, Joana Tomás, campeã nacional desta edição 18/19, seguida por Ana Tourais, que alcançou a prata, e Ana Rodrigo que garantiu o bronze.


Na velocidade masculina, João Ferreira levou o título de campeão nacional universitário para a AAUM, em segundo lugar ficou outro representante da academia minhota, Nuno Lima, e em terceiro lugar ficou Manuel Brandão da NOVA.


Em velocidade feminina, mais uma campeã nacional pela NOVA, desta vez a atleta Ana Rodrigo, que arrecadou o ouro. Juliana Barros e Ana Lopes, ambas da AAUM, levaram prata e bronze, respetivamente.

 

 

Apresentados estudantes-atletas que partem para Universíada de Nápoles

 

A Missão Portuguesa à Universíada de verão, que este ano decorre em Nápoles, foi esta terça-feira apresentada, no Estádio Universitário de Lisboa, onde marcaram presença dezenas de atletas e oficiais. A inaugurar os discursos esteve o presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Daniel Monteiro. ‘Hoje é um dia muito especial para a família do desporto universitário, em especial também para mim, e para todos aqueles que gostam do desporto e que o sentem como um eixo de prioridade no desenvolvimento de cada país’, disse, referindo que os estudantes-atletas são ‘um verdadeiro exemplo’ e desejando a todos o melhor na experiência que os espera.

 

A comitiva viaja para Itália com Susana Feitor como chefe de missão, ela que já participou enquanto atleta e que esteve também no papel de líder na Universíada de Taipé. ‘Nenhum atleta está aqui sem cumprir objetivos desportivos e sem ter as suas validações académicas’ disse, frisando que ‘os jovens integrados na missão são um exemplo para todos’. A também medalhada Susana Feitor destacou ainda a importância da dualidade de carreiras na vida dos mais novos e aproveitou a sua intervenção para anunciar o porta-estandarte desta edição, tendo Miguel Cunha, do voleibol, sido eleito para esse papel.

 

Presente na cerimónia esteve também o diretor geral do Ensino Superior, João Queiroz, que desejou sorte aos atletas e ressalvou que ‘a conciliação da vida de estudante e atleta é possível e aconselhável’ e que ‘prepara melhor os jovens para o futuro’. A fechar os discursos da cerimónia de apresentação da missão esteve o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que reforçou os números: ‘a nossa participação é em muitas e diversas modalidades’, disse, sublinhando ainda o equilíbrio de atletas, no que respeita ao género, presentes na convocatória para Nápoles.

 

‘O desporto universitário é muito importante para o governo, porque representa tudo o que vimos a apostar desde a primeira hora, que é a conciliação da carreira desportiva com a carreira académica’, disse, referindo que ‘é um orgulho representar Portugal’ e que a comitiva parte com a responsabilidade de representar as cores nacionais.

 

Antes de apresentada a comitiva que segue caminho para ‘ganhar Portugal’ por terras italianas, foi inaugurada a sede renovada da Federação Académica do Desporto Universitário, pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, e pelo presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Daniel Monteiro, perante a presença de dezenas de pessoas ligadas ao meio universitário.

 

 

 

 

Santarém conquistou troféu coletivo no triatlo

 

Os atletas-estudantes do Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) conquistaram o primeiro lugar do pódio coletivo no Campeonato Nacional Universitário de Triatlo, que decorreu no passado sábado, em Peniche. A Universidade Nova de Lisboa (NOVA) e a Universidade do Porto (U.Porto) ocuparam, respetivamente, o segundo e terceiro lugares.

 

No feminino, Vera Vilaça da NOVA sagrou-se campeã nacional universitária, seguida por Ana Ramos da Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (AEESEL), e por Ana Filipa Santos, do IPSantarém.

 

No masculino, Gil Maia da U.Porto arrecadou o ouro e é campeão nacional, Luís Lopes da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (AEISEL) levou a prata e Miguel Fortunato, do IPSantarém, levou o bronze.

 

NOVA e AEISTEC levaram ouro no tiro com arco

 

Oeiras foi centro de pontaria no último sábado, ao acolher o Campeonato Nacional Universitário de tiro com arco outdoor, e a Universidade Nova de Lisboa (NOVA) destacou-se, ao conseguir ocupar lugares nos três pódios em disputa. 

 

No recurvo feminino, Raquel Domingues, da NOVA sagrou-se campeã nacional universitária, Liliya Dubyey, também da NOVA, levou a prata e Inês Cunha, representante da Associação Académica da Universidade Lusíada de Lisboa (AAULL), levou o bronze.

 

No recurvo masculino, a NOVA voltou a subir mais alto, por intermédio de Guiherme Almeida, campeão nacional universitário. Em segundo lugar ficou João Barbosa, da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico e em terceiro lugar ficou Luís Caiola, do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

 

No compound masculino, foi Gonçalo Freitas, da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Tecnologias, a levar a melhor no que respeita a pontaria, seguido de António Santos, da NOVA, segundo classificado.

 

 

 

Mariana Chang e Bernardo Atilano levam ouro do badminton para Lisboa

 

 

Mariana Chang, da Universidade Nova de Lisboa, e Bernardo Atilano, da Universidade de Lisboa, são os campeões nacionais universitários de badminton. Ambos bateram toda a concorrência esta quinta-feira, no Campeonato Nacional Universitário de badminton, que teve lugar no Centro Desportivo do Politécnico do Porto.

 

Na final masculina Bernardo Atiliano venceu Miguel Rocha, também ele da Universidade de Lisboa, por 2-0, e conquistou assim o ouro, deixando a prata ao companheiro e adversário. No jogo de atribuição do terceiro lugar João Fernandes, da Associação Académica de Coimbra, venceu por 2-1 o adversário Pedro Pedroso, também da AAC, e assumiu a terceira posição do pódio.

 

No jogo do título, a estudante da NOVA, Mariana Chang, venceu (2-0) Joana Lopes, da Universidade de Lisboa, chamando a si a medalha de ouro. A medalha de bronze resultou da vitória de Joana Oliveira, da Universidade do Porto, por 2-1 sobre Catarina Silva, estudante-atleta da Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.

 

 

 

 

Afonso Rodrigues e Mariana Oliveira são campeões nacionais universitários de ténis

 

 

O Campeonato Nacional Universitário de ténis, que decorreu no Porto esta quarta-feira, terminou com o apuramento de mais dois campeões nacionais nas competições 2018/2019. Afonso Rodrigues, da Associação de Estudantes do Instituto Superior da Maia (AEISMAI), foi melhor que a concorrência e levou o ouro para casa. No feminino, Mariana Oliveira é a campeã nacional universitária de ténis.

 

Na final frente ao atleta da AEISMAI, Vasco Rasemann, do Politécnico do Porto (P.Porto) perdeu 2-0 e acabou por ficar com a prata. Pedro Lima, também do P.Porto, foi o terceiro classificado, depois de vencer Manuel Pinheiro, da Universidade do Porto, por 6-3, preenchendo o último lugar do pódio.

 

A final feminina ditou um encontro entre duas estudantes-atletas da Universidade Nova de Lisboa, e o encontro terminou com Laura Silva a deixar escapar o título de campeã para Mariana Oliveira, depois de ser derrotada por 2-0. Sem possibilidade de disputar a final, Mariana Enguiça, do P.Porto, disputou com Lízia Branco, da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico, o terceiro lugar e acabou por ganhar de forma convincente: 6-0 foi o resultado final.

 

 

Sara Santos e Bernardo Almeida vencedores no 'all around'

 

 

Decorreu no passado sábado o Campeonato Nacional Universitário de ginástica artística, com várias provas em feminino e masculino. No all around, Sara Santos da Universidade do Porto (U.Porto), conquistou o ouro, seguida pelas atletas-estudantes Beatriz Silva, também da U.Porto, e de Lena Clasing, da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv).

 

No masculino, Bernardo Almeida, da Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana (AEFMH) alcançou o primeiro lugar do pódio, tendo Guilherme Campos da U.Porto ficado com o segundo lugar e Enzo Santos, da Associação Académica da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (AAULHT), com o terceiro.

 

As provas decorreram no Centro de Alto Rendimento de Anadia, tiveram o apoio logístico da Federação de Ginástica de Portugal, e a participar estiveram 25 estudantes-atletas de academias de vários pontos do País.

 

Confira todos os pódios:

 

Feminino

All around
1ª Sara Santos - U.Porto
2ª Beatriz Silva - U.Porto
3ª Lena Clasing - AAUAv

 

Paralelas
1ª Lena Clasing - AAUAv
2ª Sara Santos - U.Porto
3ª Teresa Magalhães - AEFDUCP

 

Saltos
1ª Beatriz Silva - U.Porto
2ª Lena Clasing - AAUAv
3ª Teresa Magalhães - AEFDUCP

 

Solo
1ª Lena Clasing - AAUAv
2ª Sara Santos - U.Porto
3ª Teresa Miranda - U.Porto

 

Trave
1ª Sofia Neto - U.Porto
2ª Beatriz Silva - U.Porto
3ª Maria Pinheiro - U.Porto

 

Masculino

All Around
1º Bernardo Almeida - AEFMH
2º Guilherme Campos - U.Porto
3º Enzo Santos - AAULHT

 

Solo
1º Bernardo Almeida - AEFMH
2º Enzo Santos - AAULHT
3º Michael Viegas - AEESTeSC

 

Cavalo
1º Tiago Bessa - AEISEL
2º Enzo Santos - AAULHT
3º Bernardo Almeida - AEFMH

 

Argolas
1º Guilherme Campos - U.Porto
2º Bernardo Almeida - AEFMH
3º Gustavo Pinto - AEIST - 12,9

 

Saltos
1º Guilherme Campos - U.Porto
2º Bernardo Almeida - AEFMH
3º António Dray - AEIST

 

Paralelas
1º Bernardo Almeida - AEFMH
2º Nuno Gonçalves - AAIPS
3º Diogo Romero - U.Porto

 

Barra Fixa
1º Bernardo Almeida - AEFMH
2º Guilherme Campos - U.Porto
3º Nuno Gonçalves - AAIPS

 

 

 

 

Figueira da Foz viu apurar campeões de futebol, futevolei, andebol e voleibol de praia

 

O areal da Figueira da Foz acolheu nos últimos três dias as competições de praia, tendo havido competição de futebol, futevolei, andebol e voleibol. No Campeonato Nacional Universitário de futebol de praia, no feminino, a Universidade do Porto (U.Porto) sagrou-se campeã nacional e a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) ficou com o segundo lugar. No masculino, também a U.Porto levou o troféu máximo para a cidade invicta. Com a prata ficou a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e com o bronze o Instituto Politécnico de Santarém.

 

No que respeita ao voleibol de praia, o domínio da U.Porto foi ainda mais notório. Na competição masculina, todos os lugares do pódio foram ocupados pelas duplas da academia do Porto e no feminino o primeiro lugar também pertenceu à equipa da U.Porto. O segundo lugar foi conquistado pela Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico e o terceiro pela equipa da U.Porto.

 

Na competição de andebol, o pódio da competição masculina teve como campeões os atletas-estudantes da Associação de Estudantes do Instituto Superior da Maia. A U.Porto ficou com o troféu de prata e a Associação Académica da Universidade de Coimbra ficou com o bronze. No feminino, a U.Porto voltou a ocupar o primeiro posto, com a AAUAv a ficar com o segundo e a Associação Académica da Universidade de Évora a ficar com o terceiro.

 

Os últimos campeões a ser apurados foram os do tutevolei. No feminino o primeiro lugar ficou reservado à dupla da U.Porto, e os segundos e terceiros lugares ficaram para duas das duplas da AAUAv. No masculino, foram melhores os dois elementos da equipa da U.Porto, que ficaram ladeados por duas equipas da AAUM no pódio.

 

 

José Simões levou para a U.Porto ouro em BTT XCM

 

A Universidade do Porto é campeã nacional universitária de BTT XCM. José Simões, aluno da academia do norte, bateu a concorrência e levou para a invicta a medalha de ouro da competição.

 

João Pastagem, do Instituto Politécnico de Beja, ocupou o segundo lugar do pódio, e Jorge França, da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto, levou o bronze.

 

A prova decorreu no passado domingo, em Seia, e teve o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo. A participar estiveram duas dezenas de atletas-estudantes.

 

 

 

Gala do Desporto Universitário premiada como melhor campanha multiplataforma

 

 

 

A XI Gala do Desporto Universitário, que decorreu em outubro do ano passado, foi esta quarta-feira premiada como melhor campanha multiplataforma. O prémio foi atribuído pelo design e criatividade das peças produzidas para online, audiovisual e impressão, pela empresa Criação Livre – Comunication Design and Print, que colabora diariamente com a Federação Académica do Desporto Universitário, nos mais diversos eventos.

 

Os prémios foram atribuídos na cerimónia anual de entrega de prémios às empresas que mais se destacaram nas artes gráficas em Portugal, evento que decorreu no Casino Estoril. O reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos nesta área tem a organização da Revista do Papel, tendo a categoria em causa o patrocínio da Xerox.

 

De referir ainda que a concurso estavam também o design da mascote FADU, o Dual, do kit entregue aos atletas aquando da Missão Portuguesa à Universíada de verão de Taipé e ainda a maquete do troféu para Europeu de basquetebol 3x3, que este ano decorre no Porto.

 

 

 

 

Pedro Ribeiro bateu toda a concorrência no bilhar

 

Matosinhos viu medalhar os atletas com os melhores desempenhos no Campeonato Nacional Universitário de bilhar, em prova mista. Pedro Ribeiro, da Universidade do Porto, sagrou-se campeão nacional da modalidade.

 

Em segundo lugar, depois de ter perdido na final por 6-1, ficou Carlos Correia, da Associação Académica da Universidade de Aveiro. Ricardo Cruz, da Universidade do Porto, ocupou o terceiro lugar do pódio.

 

A concorrer ao título de campeão nacional de bilhar misto estiveram mais de 20 participantes, em representação de oito clubes FADU.

 

 

Universidade do Porto levou troféu de ouro no Kickboxing

 

A Universidade do Porto conquistou o troféu coletivo de ouro no Campeonato Nacional Universitário de Kickboxing Lowkick, que decorreu no domingo, na Covilhã. Em segundo lugar no pódio ficou a Associação Académica da Universidade do Minho e em terceiro a Associação Académica da Universidade de Évora.

 

Em competição estiveram nove provas, de onde saíram campeões nacionais: Rita Novais (<56 Kg), Sofia Oliveira (<65 Kg), João Marques (<57 kg), Pedro Ferreira (<63,5), João Barbosa (<67 Kg), João Freitas (<71 Kg), Tomás Nazareh (<75 Kg), Jorge Valério (<81 Kg) e Diogo Castro (>91 Kg).

 

 

Confira todos os pódios:

 

<56 Kg feminino

1ª - Rita Novais - AAUM

2ª - Francisca Cardoso - IPSantarém

 

<65 Kg feminino

1ª - Sofia Oliveira - AAUM

2ª - Diana Fonseca - AEFCL

 

<57 kg masculino

1º - João Marques - AAUE

2º - José Guerrinha - AAUE

 

<63,5 masculino

1º - Pedro Ferreira - AFA

2º - João Dias - AEISCAC

3º-  Áureo Benedito - AAUM

 

<67 Kg masculino

1º - João Barbosa - U.Porto

2º - Paulo Silva - AAC

3º - Luis Gomes - AAUM

 

<71 Kg masculino

1º - João Freitas - U.Porto

2º - Luiz Alexandre - AAUM

3º - Gonçalo Brito - AAC

 

<75 Kg masculino

1º - Tomás Nazareh - U.Porto

2º - Daniel Chavarria - U.Porto

3º - Pedro Goulart - AAUE

 

<81 Kg masculino

1º - Jorge Valério - AFA

2º - Brian Rodriguez - AAC

3º - Hugo Nogueira - U.Porto

 

>91 Kg masculino

1º - Diogo Castro - U.Porto

2º - Philip Luz - AAUE

3º - Daniel Silva - AAUBI

 

Pódio Coletivo

1º - U.Porto

2º - AAUM

3º - AAUE

 

 

 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?