Portugal prestes a rumar aos Jogos Mundiais Universitários Rhine-Ruhr 2025
De 16 a 27 de julho de 2025, a Missão Portuguesa, liderada pela Chefe de Missão, Patrícia Mamona, vai rumar à Alemanha para participar na 32ª edição dos Jogos Mundiais Universitários de Verão da FISU.
Portugal prepara-se para participar na 32ª edição dos Jogos Mundiais Universitários de Verão da FISU. Depois de na última edição dos Jogos em 2021, em Chengdu, na China, onde Portugal obteve a sua melhor participação de sempre, com 7 medalhas, a Missão Portuguesa ruma agora à Alemanha para voltar a fazer história.
Para esta edição, a Missão Portuguesa contará com a maior participação de sempre, com 82 estudantes-atletas, nas modalidades individuais de Atletismo, Ginástica Artística e Ginástica Rítmica, Judo, Natação, Taekwondo, Ténis, Ténis de Mesa e Tiro com Arco, e ainda nas modalidades coletivas de Basquetebol Feminino e Voleibol Masculino, onde Portugal defrontará na fase de grupos:
Basquetebol Feminino: Chile, China, PORTUGAL, Roménia;
Voleibol Masculino: PORTUGAL, China Taipé, Brasil e Austrália;
Com uma comitiva composta por um total de 125 elementos, entre equipas técnicas, oficiais e equipa médica, a Missão estará um pouco por todo o território alemão, com a presente edição dos Jogos a decorrer em 6 cidades distintas (Bochum, Duisburg, Essen, Mülheim, Berlim e Hagen), onde são esperados, segundo os dados oficiais da organização do evento, de 16 a 27 de julho de 2025, cerca de 8.500 estudantes-atletas e dirigentes de mais de 150 países de todo o mundo, que irão competir pelas medalhas em 18 modalidades - fazendo deste, um dos maiores eventos multidesportivos do mundo em 2025.
Consulte aqui o calendário oficial do evento. Poderá saber mais sobre o evento através do Website Oficial: www.rhineruhr2025.com
As convocatórias estão “fechadas” e poderão ser consultadas aqui, compondo uma comitiva que contará com alguns nomes de peso do panorama desportivo nacional, entre os quais, as já medalhadas em Jogos Mundiais Universitários e atletas olímpicas (Paris 2024), Mariana Machado (Atletismo) e Camila Rebelo (Natação), mas também a medalha de bronze na última edição do Campeonato da Europa de Atletismo, Agate Sousa e ainda, no Judo, Taís Pina.
Destaque também para Inês Ramos, (Basquetebol), Mariana Cunha e Francisca Martins (Natação).
Antes de rumar à Alemanha, a Missão Portuguesa será oficialmente apresentada ao país, no próximo dia 9 de julho, pelas 17h00, em Lisboa, na pala do Pavilhão de Portugal.
A cerimónia contará com a presença, já confirmada, de várias figuras ilustres, entre as quais, a Dr. ª Margarida Balseiro Lopes, Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, o Dr. º Pedro Dias, Secretário de Estado do Desporto, e ainda, das antigas medalhadas na competição e atletas olímpicas, Filipa Martins (Ginástica Artística) e Naide Gomes (Atletismo).
Poderá acompanhar toda a informação sobre a Missão Portuguesa aos Jogos Mundiais Universitários Rhine-Ruhr 2025 em www.fadu.pt/internacional/fisu/jogos-mundiais-universitarios e através das Redes Sociais FADU Portugal.