Novos Associados

Enquadramento

A FADU foi sujeita a uma longa e profunda reformulação estatutária. Durante os seus 19 anos, existiram apenas 11 associados da Federação, sendo 10 deles fundadores e o outro de associação. Os novos estatutos possibilitam e prevêem a entrada de muitos novos associados, seguramente alguns deles, associações de estudantes de todo o país que, participem ou não nas provas, e pesando o seu número de atletas a participar nos eventos da FADU, bem como os números de estudantes que representa, terá o seu peso representado em número de delegados na Assembleia Geral da FADU. É uma mudança significativa, que possibilita finalmente a entrada de todas as associações de estudantes das várias instituições de ensino superior terem lugar na estrutura da FADU. A isto acresce ainda o facto de poderem ser eleitos um grupo de 13 estudantes em listas próprias para serem delegados na Assembleia Geral, representando nomeadamente os que pela sua dimensão não designam directamente delegados. A FADU chama também a ter voz na sua estrutura as seguintes entidades, importantes representantes do ensino superior ou do sistema desportivo nacional:

  • O Comité Olímpico de Portugal;
  • A Confederação de Desporto de Portugal;
  • O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas;
  • O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos;
  • A Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado.
Entidades parceiras 5 COP, CDP, CRUP, CCISP, APESP
Entidades constituintes 11 AAEE Fundadoras
Delegados designados 49 AAEE (ponderação por método de Hondt, estudantes e atletas)
Delegados eleitos 16 Eleição nas listas de estudantes
TOTAL 81 Delegados

 

 

Convite aberto

A FADU terminou o seu processo de adaptação e aprovação dos seus Estatutos no seguimento dos requisitos expressos no Decreto-lei nº 248-B/2008.

Uma das alterações mais significativas agora introduzidas no documento estatutário diz respeito à Assembleia-geral, Tanto ao nível da sua composição e de novas responsabilidades, mas também no que diz respeito ás implicações que o novo enquadramento atribuído a este órgão acarreta para outros, nomeadamente para a própria Direcção da FADU. A AG assumirá neste contexto, mais um papel de fiscalização e de estabelecimento de orientações políticas gerais, assumindo-se a Direcção como o verdadeiro órgão executivo da FADU.

Relativamente ás alterações na composição da AG, importa realçar o facto de novo modelo prever uma representação assente em delegados.

Isto significa que qualquer Associação de Estudantes pode participar na Assembleia-geral na proporção do número de estudantes que representa e dos que efectivamente competem nas provas desportivas organizadas pela FADU.

Adicionalmente, a inclusão de cinco delegados externos neste órgão prevista nos Estatutos, significa abrir a Instituição a visões do exterior sobre importantes matérias da responsabilidade da AG como seja a fixação de políticas estratégicas para a FADU.

Estas alterações constituem assim um vasto campo de oportunidades não só para o futuro da FADU mas sobretudo para o futuro da prática desportiva feita através da participação nas competições nacionais universitárias.

A FADU, através dos novos Estatutos, criou uma estrutura enquadradora ágil e inovadora. Compete agora ás Associações de Estudantes do País validá-la.

Convida pois, à AG, todas as Associações de Estudantes a aderirem a este novo projecto, encorajando-as a cumprir uma das suas mais nobres missões: incutir nas suas Academias o espírito associativo de representação e de participação.

 

As Entidades Fundadoras:

  • A Associação Académica da Universidade da Beira Interior;
  • A Associação Académica da Universidade da Madeira;
  • A Associação Académica da Universidade de Aveiro;
  • A Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
  • A Associação Académica da Universidade do Algarve;
  • A Associação Académica da Universidade do Minho;
  • A Associação Académica da Universidade dos Açores;
  • A Associação Académica da Universidade de Évora;
  • A Associação Académica de Coimbra;
  • A Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa;
  • A Federação Académica do Porto.

 

 

Como chegar à FADU

Todas as Associações de Estudantes estão habilitadas a participar a estarem ligadas à FADU, participando nas provas nacionais universitárias e estando presente na Assembleia Geral da FADU, juntamente com as demais Associações de Estudantes do País.

 

 

Documentação

Ser associado na FADU

- Apresentação sobre a FADU e novo modelo da AG aqui
- Exemplo de aplicação do método de Hondt para os delegados a representarem as AAEE (simulação com dados de 2007) aqui
- Consultar os estatutos aqui
- Formulário de Adesão a Associado e Designação de Delegados aqui
- Contacto para
presidente@fadu.pt

Participar nas provas das FADU

- Consultar as informações aqui.
- Contactar dtecnico@fadu.pt para o esclarecimento de dúvidas

 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ

Parceiros

COSMOS
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?